Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Informativo de Estrela-RS - e Câmara Municipal de Vereadores - 24 de junho de 2015


Redação - Rádio Studio FM 98.3 -  com participação de Marcelo Rosa da MR Produções... Em entrevista falou dos cantores Eder Miguel e Digo Viéra e do grupo Ato Zero 4. Deixou CDs que serão sorteados durante a programação da emissora nos programas musicais...

Redação - Rádio Studio FM 98.3 -  com participação do Coordenador do Gracie - João Pedro Stacke.... Falou sobre a escolha do Rei, da Rainha e da embaixatriz da 3ªa idade. Disse que a participação dos Grupos do Gracie no 50º Festival do Chucrute foi um sucesso... 
No mês de agosto os idosos de Estrela-RS estarão excursionando para Forquetinha. Segundo Stacke está sendo preparado almoço, apresentações culturais e visitação aos locais turísticos daquele município que preserva a cultura germânica. Em torno de 12 ônibus deverão compor a excursão..

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do coordenador da Defesa Civil de Estrela-RS - Carlos Alessandro Bremm... Falou da articulação regional para proteção da população em caso de fenômenos climáticos, principalmente cheias do Rio Taquari e temporais. Afirmou que a Defesa Civil de Estrela monitora constantemente a cota do Rio e a precipitação pluviométrica em toda bacia Taquari-Antas...
Comentou ainda sobre a mudança de endereço da Defesa Civil de Estrela para junto do Corpo de Bombeiros no Bairro dos Estados...

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do diretor ambiental da Aepan-ONG - Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural - Jorge Scherer - Falou sobre as condições ambientais do Rio Taquari, Arroio Estrela e Arroio Boa Vista. Lembrou da crise hídrica de algumas regiões do Brasil e chamou a atenção para preservação dos nossos recursos hídricos..

Com grande participação das famílias e da comunidade, a Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, do Bairro das Indústrias, realizou no último dia 19 a sua primeira festa junina. Barraquinhas de pescaria, maquiagem e penteado caipira, além dos tradicionais comes e bebes, foram colocados à disposição. Durante a festa houve apresentações das crianças e escolha do casal caipira infantil e adulto. Não faltou a tradicional quadrilha, quando todos os presentes puderam participar e se divertir.

Está programado para a segunda quinzena de julho o edital que vai escolher uma empresa especializada a conduzir o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). O município será um dos primeiros do RS a atender lei federal criada em 2012, que exige que cidades com mais de 20 mil habitantes possuam o Plano, sem o qual recursos para investimento na área podem ser bloqueados. “Trata-se, no entanto, de uma necessidade eminente. Nossa cidade é antiga, com uma infraestrutura nem sempre correspondente ao crescimento alcançado ao longo dos anos”, reflete o secretário de Planejamento Marco Wermann.

A Faculdade La Salle sedia, na próxima terça-feira, dia 30, às 20h, um evento diferenciado, com o propósito de reunir a juventude e abrir espaço para debate e música boa. Trata-se de uma promoção em parceria com a Rádio Tropical FM, Oba Music e Tecnosom. Haverá a apresentação da Banda Bula, formada por ex-integrantes do Charlie Brown Junior: Marcão Britto (voz e guitarra), Lena Papini (baixo) e o André Ruas “Pinguim” (bateria). Será um pocket show, no Ginásio da Faculdade La Salle. A entrada é gratuita e estão convidados todos os interessados, com chamamento especial para alunos do Ensino Médio.

Serviço
O quê: Pocket Show
Banda: Bula
Quando: Terça-feira, dia 30
Horas: 20h
Onde: Ginásio da Faculdade La Salle
Promoção: Faculdade La Salle, Tropical FM e apoio da Oba Musica e Tecnosom

Teve início nesta segunda-feira (22), capacitação para as cinco agentes de saúde que vão atuar no Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro das Indústrias. Elas começam a trabalhar efetivamente a partir do próximo dia 29, quando o programa será implantando no bairro, qualificando as ações em saúde preventiva por parte do Governo de Estrela, prestando assistência integral e contínua às famílias. 

A capacitação, que se estenderá até a próxima sexta-feira (26), visa preparar as agentes para o trabalho junto à população do Indústrias, fornecendo-lhes conhecimentos sobre o funcionamento da rede de serviços em saúde do município. Para tanto, estarão envolvidos profissionais da UBS do bairro, do Serviço de Assistência Especializada, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), da coordenação da Atenção Básica e do gestor, que transmitirá informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Mais duas modalidades dos Jogos Intercomunitários de Estrela, promovidos pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), definiram seus campeões nas rodadas do fim de semana. Domingo (21), no futebol de campo, São Luís foi o vencedor e conquistou o título com uma vitória diante da equipe de Linha Lenz, vice-campeã, pelo placar de 2x0. Em terceiro lugar ficou Arroio do Ouro, que venceu por WO a equipe de Costão.
Decisão também no vôlei misto. A rodada final ocorreu no sábado (20), em Linha Geraldo Alta. Nas semifinais Linha Lenz venceu Geraldo Alta por 2x0 e São Jacó derrotou Arroio do Ouro pelo mesmo placar. Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para Geraldo Alta, que venceu Arroio do Ouro por 2x1. Na final São Jacó derrotou Linha Lenz por 2x0 e ficou com o título da modalidade. 

Futsal
O futsal adulto teve rodada na sexta-feira (19), com jogos em duas localidades. Em Arroio do Ouro os resultados foram os seguintes: São Luiz 2x2 Arroio do Ouro (categoria sênior); Lenz B 0x6 Arroio do Ouro (veterano, chave A); Linha Wink 2x6 São Luiz (livre, chave B) e Arroio do Ouro A 5x1 São Jacó B (livre, chave D).
Em São Jacó foram disputados mais quatro jogos: São Jacó 3x2 Geraldo Alta (categoria máster); São Jacó 7x2 São Luiz (veterano, chave B); Delfina B 3x5 Costão B (livre, chave A) e São Jacó A 5x6 Geraldo Alta (livre, chave C). 

Próximas rodadas
Os Jogos Intercomunitários seguem no próximo fim de semana. Na sexta-feira (26), haverá rodadas do futsal em Linha Lenz e Linha São Luiz, a partir das 19h30min. As semifinais da bocha estão marcadas para sábado (27), à tarde. Em Porongos se enfrentam e equipe local e Arroio do Ouro e em Glória a disputa será entre Glória e Linha Lenz. Ainda no sábado serão realizadas as semifinais do futsal feminino em São Jacó, localidade definida por sorteio. Às 15h se enfrentam São Jacó X São José e às 16h, Linha Lenz X Geraldo Alta. 

“Saúde pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas.” Este é o tema da 6ª Conferência Municipal da Saúde de Estrela, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. O evento ocorre no próximo dia 1° de julho, das 8h30min às 17h, na Câmara de Vereadores.

A programação inicia-se às 8h30min, com credenciamento e abertura oficial. Às 9h haverá palestra sobre o tema central da conferência - Saúde Pública de Qualidade para todos -, que será proferida pelo coordenador de Política Pública de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Leonildo Mariani. Às 13h30min haverá trabalho em grupos sobre como garantir uma saúde pública de qualidade e às 15h ocorre a plenária final, com eleição dos delegados. O encerramento da conferência está marcado para as 17h.

Câmara de Vereadores de Estrela-RS:


O presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Ernani Luis de Castro (PMDB), lançou nesta semana, da tribuna da casa, a campanha "Aqueça um Sonho", com intuito de arrecadar doações de cobertores, mantas, travesseiros e roupas de cama para os mais necessitados. "As campanhas do agasalho são muito importantes, mas nem sempre são doados estes itens tão importantes (cobertores, mantas, etc) quanto as roupas" Lembra.

Para centralizar a arrecadação o posto de coleta da campanha será a sede do legislativo, na Rua Dr. Tostes, nº51, no centro, em frente a Praça Henrique Roolart, ou diretamente com os vereadores. Após a arrecadação, o material será encaminhado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SEDESTH), parceira do legislativo na iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário