Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 5 de setembro de 2013


A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul realiza a partir da próxima segunda-feira o roteiro pelo interior para a entrega das sementes de milho troca-troca. Já a retirada no Centro Administrativo poderá ser feita a partir do dia 12 de setembro.

Convênio entre a Prefeitura de Fazenda Vilanova e o Governo do Estado vai permitir que agricultores forneçam alimentos às escolas locais. O convênio foi assinado pelo prefeito Pedro Dorneles com a Secretaria Estadual de Educação. A secretaria encaminhará nos próximos dias a documentação para a licitação do veículo.

A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado foi contemplada nesta semana com mais um veículo para o transporte de pacientes, com capacidade para sete lugares, no valor de R$ 50 mil. O projeto foi encaminhado ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, em maio deste ano.

Ações culturais e de trânsito estão em pauta em Ilópolis. As comemorações do dia 07 de setembro ganharam um incremento, neste ano, com ações da Semana do Trânsito e do Cinquentenário de Ilópolis, que será completado em dezembro. Programação se estende até sábado, com diversas atividades.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realiza hoje, às 19h30min, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado, a palestra com o professor doutor alemão Cristopher Spehr. O evento tem como tema: “Uma Igreja Cristã Comum a Todos – Compreensão de Igreja em Perspectiva Luterana”. A conferência é aberta a comunidade.

No sábado, dia 07, ocorre em Muçum, o desfile cívico com o tema “Educação e cidadania”. A saída ocorre às 09 horas do viaduto, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros até a esquina com a Fernando Ferrari. O evento contará com a participação dos alunos das escolas municipais e da Escola Estadual General Souza Doca.

Um grupo de voluntárias da terceira idade de Nova Bréscia participa de oficina para decorar a cidade. Desde o mês de junho, o grupo se reúne nas quartas e quintas-feiras para confeccionar os objetos que vão ganhar às ruas, a partir do dia 30 de novembro, data programada para a abertura dos festejos natalinos na cidade.

Para marcar o início dos trabalhos na cidade de Putinga, a Rio Grande Energia realizou, na última semana, uma solenidade de inauguração da distribuição de energia elétrica no Município. O descerramento da placa da obra, pontuada pela instalação de um regulador de tensão, ocorreu próximo à divisa com Anta Gorda.

A falta de acordo entre sindicatos pode comprometer atendimento em feiras. Por causa da falta de acordo entre Sindilojas e Sindicomerciários, a diretoria da classe trabalhadora emitiu o alerta de que as empresas do varejo ficam proibidas de utilizar mão-de-obra dos funcionários aos sábados à tarde.

As prefeituras de Imigrante, Poço das Antas, Paverama, Teutônia e Fazenda Vilanova definiram apoio no pagamento de despesas de manutenção e conserto dos equipamentos dos Bombeiros Voluntários. Cada prefeitura vai investir R$ 2 mil. A decisão foi tomada após reunião realizada, na sede da corporação, no Centro Administrativo.

Em comemoração à Semana Farroupilha, que ocorre de 14 a 20 de setembro, a Univates realiza o tradicional evento “Arte na Primeira Hora Farroupilha”, com apresentações de grupos de danças tradicionais gaúchas durante o intervalo das aulas, nos turnos da manhã e da noite, e exibição de peça teatral. As atrações ocorrerão no anfiteatro do Prédio 9.

Para comemorar o cinquentenário de Anta Gorda, que será celebrado em dezembro, a Câmara de Vereadores organiza a Comenda dos 50 anos do município. O evento ocorre sexta-feira, às 19h, no Clube Carlos Gomes. Na ocasião, vão ser homenageados ex-vereadores, ex-prefeitos e vices, bem como as maiores empresas e produtores locais.

Técnicos da Emater/RS – Ascar orientaram agricultores de Arvorezinha sobre o manejo da variedade que necessita de menos cuidados e mais nutritiva para os animais. No encontro, produtores conheceram as variedades de sementes crioulas.

Em Cruzeiro do Sul, jovens, com idades entre 18 e 30 anos, tem até 23 de setembro para oficializar a participação no concurso para escolha das Soberanas da ExpoCruzeiro 2014 e Festa do Aipim. A escolha ocorre no dia 08 de novembro, a partir das 22 horas, no Ginásio Municipal de Esportes.

A Secretaria da Agricultura de Encantado já iniciou a distribuição das sementes de milho pelo programa troca-troca de sementes safra 2013/2014. A retirada deve ser feita até o dia 19 de setembro.

As secretarias da Saúde e Meio Ambiente e de Educação e Cultura de Encantado implantaram o projeto Saúde na Escola, do governo federal. As atividades, como palestras e oficinas, preveem mais qualidade de vida aos alunos, repassando conhecimento escolar às famílias. O programa vai atuar em escolas estaduais e municipais.

A construção de acostamento na ERS-413, desde a divisa com Lajeado até a rótula de acesso à cidade de Santa Clara do Sul, mobiliza a administração municipal. O prefeito Fabiano Immich entregou ofício ao governador do estado, Tarso Genro, no qual reivindica pista de passeio em 3,5 quilômetros da rodovia. No documento, o Executivo sugere a realização de uma parceria com o DAER para viabilizar a obra.

A Receita Federal deve abrir consulta ao quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2013 na próxima segunda-feira, dia 09. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve ligar para o Receitafone, no 146, ou acessar o site receita.fazenda.gov.br. A restituição desse lote será depositada na conta informada pelo contribuinte no dia 16 de setembro.

A região turística Vale do Taquari está participando desde ontem, da 41ª Feira de Turismo das Américas – Abav 2013. O evento ocorre no Anhembi, em São Paulo. O Vale está sendo representado pela turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, e pela turismóloga e diretora da Imitur Viagens e Turismo, Tatiana Gärtner. Junto ao estande da Secretaria Estadual de Turismo do RS, a região divulga e promove o destino Vale do Taquari.

Parte da comissão organizadora da 2ª SantaFlor, de Santa Clara do Sul, esteve em Porto Alegre nesta semana para divulgar o evento. Além dos órgãos de imprensa da capital, a comitiva teve encontro com o governador Tarso Genro e com o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, que foram convidados de forma oficial para o evento, que ocorre de 19 a 22 de setembro.

De 19 a 22 de setembro acontece em Santa Clara do Sul a 2ª SantaFlor. Faltando duas semanas para a abertura do evento, os organizadores finalizam a venda dos estandes. Dos 106 espaços oferecidos neste ano, 97 estão comercializados, o que representa 91,5% do total. Restam quatro vagas no setor de veículos, três no pavilhão instalado no campo e duas na entrada à feira.

Em função da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde, a nutricionista Carla Holz, que atende os órgãos públicos de Travesseiro, desenvolveu uma oficina sobre a importância do aleitamento materno e a introdução da alimentação complementar com as funcionárias da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança. O objetivo da oficina foi fortalecer o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê.

A Secretaria de Agricultura de Capitão está realizando a entrega de sementes do milho do programa troca-troca. Os produtores devem fazer a retirada até o dia 10 de setembro. 

Na cidade de Encantado o encerramento da Semana da Pátria 2013 será marcado neste sábado, dia 07, com a realização da 2ª Rústica da Pátria. A concentração e as inscrições ocorrem na Praça da Bandeira, a partir das 8h. A Orquestra Municipal fará uma apresentação às 8h30min e a primeira largada será às 9h30min, na Rua João Sana. De acordo com a comissão organizadora mais de 300 atletas devem participar da competição, que oferecerá troféus, medalhas e brindes aos vencedores. Os atletas que não fizeram a inscrição antecipada podem se inscrever no local do evento, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo. Os donativos serão entregues posteriormente a instituições do município.

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Capitão promove em parceria com o SENAI o curso de auxiliar administrativo. A capacitação iniciará no dia 23 de setembro e se estenderá até o dia 18 de dezembro. As aulas acontecerão de segundas a sextas-feiras, no período das 19h às 22h30 min, na Escola Municipal Construindo o Saber. Os inscritos deverão comparecer no CRAS, na terça feira, dia 10, das 13h30min às 18h para efetuarem a matrícula.

O Desfile Cívico em homenagem à Independência do Brasil ocorre neste sábado, dia 07, em Colinas. O evento é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. Irão participar da atividade escolas, Banda Marcial e entidades do município. A concentração inicia às 9h30min, na esquina das ruas Parobé e General Osório. Às 10h30min inicia a Hora Cívica no Ginásio Municipal. Ao meio dia haverá almoço, seguido de apresentação da peça de teatro “Do Avesso”, atividades de integração e o sorteio da rifa das escolas. 

A Praça da Bandeira será palco de 18 a 22 de setembro do 1º Encontro Farroupilha de Encantado, promovido pelaGaita Produtora juntamente com as entidades tradicionalistas do município – GAN Anita Garibaldi, CTG Giuseppe Garibaldi e DTG Guardiões do Rio Grande – e Administração Municipal de Encantado. Para o encerramento, está programado um desfile farroupilha e ao meio-dia um churrasco de integração e comida campeira. O acampamento crioulo será formado por 12 barracas temáticas. A programação cultural contará com a visitação das escolas ao local, apresentações artísticas, música e culto às tradições.

O Telecentro de Coqueiro Baixo realiza nos dias 1º, 3, 7 e 9 de outubro um Curso Básico de Informática. Os interessados em participar devem se inscrever no CRAS.

O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado prorrogou até 31 de dezembro o prazo para que os estabelecimentos comerciais apresentem a cópia do Alvará de Bombeiros. O documento deve ser solicitado junto ao Corpo de Bombeiros Misto de Encantado. A não apresentação do Alvará de Prevenção do Corpo de Bombeiros implicará na interdição e respectiva cassação do alvará do estabelecimento comercial.

A delegação que vai representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN), está definida. São 183 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. A aluna da 8ª série da Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, Mailin Hauschild representará o município de Estrela nas modalidades salto em distância e revezamento 4x75m.

O município de Coqueiro Baixo recebeu um micro-ônibus, através de recursos do Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal. O veículo será utilizado pela Secretaria de Educação no transporte escolar.

A CDL Lajeado realiza no dia 24 de outubro o lançamento da campanha Lajeado Brilha, em evento no Centro Comunitário Evangélico, com a palestra do músico Thedy Corrêa, da Banda Nenhum de Nós. A campanha tem início nas lojas no dia seguinte com a distribuição de cupons. Os consumidores vão participar do sorteio de três automóveis e três motocicletas, além de R$ 16 mil em vales-compras.

Entre os dias 11 e 22 de setembro, acontece em Muçum a 26ª Semana Farroupilha. A programação oficial apresenta catorze shows, missa crioula, almoço campeiro, fandango, acampamento crioulo, entre outras atividades. Os destaques estão por conta dos shows de Daniel Torres, programado para a noite de sexta-feira, 13, “Grupo Rodeio” no sábado, 14, “Os Serranos” no dia 19 e “Os Buenachos” no dia 22. Já o ponto alto do evento, está programado para o dia 20 de setembro, quando ocorrerá o tradicional Desfile Farroupilha.

Em Estrela iniciou-se na noite de terça-feira, pela Societá Italiana Fiori dei Piani, na Santa Rita, uma série de apresentações do Governo Municipal com a intenção de fazer a prestação de contas do primeiro semestre. O prefeito Carlos Rafael Mallmann, acompanhado de secretários municipais, explanou os projetos, atendimentos e realizações de cada uma das secretarias.

Na próxima terça-feira, dia 10, durante o turno da tarde, a Univates realiza o Seminário Integrador de Concepções e Práticas sobre Oficinas Terapêuticas. O objetivo do evento é qualificar os profissionais e trocar experiências entre as equipes que vêm realizando oficinas terapêuticas como estratégias de cuidado e promoção da saúde mental em alguns municípios do Vale do Taquari.

Os interessados em participar da Associação dos Artesãos de Travesseiro devem realizar a inscrição ainda nesta quinta-feira no escritório da Emater. A taxa de inscrição é de 25 reais.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia promove hoje o workshop “Tendências Primavera-Verão 2014 – não seja uma vítima da moda”. O evento será realizado no auditório da entidade, das 19h15min às 20h45min, com orientação da personal stylist Patrícia Herrmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário