Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 26.09.13

Luiz Carlos Freitag

Minha Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 26.09.13

MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

LUIZ (PMDB):"Mais quatro ambulâncias devem vir a curto, médio e longo prazo".

ERNANI (PMDB):"Tem ruas verticais e horizontais , sem preferências ".

FELIPE (PPS):"Ele degrediu a imagem, na minha opinião".

ÉLIO (PTB):"Não tá certo nenhum truque para acertar com o Governo do Estado, se não, com uma palavra pesada, estaríamos ferrados".

FRASE: "Temos que aderir à campanha Fica Dunga" (Torcedor Gremista no Salão do Hermes e Leonardo)

Muito bem, estou de volta depois de uma semana de descanso em Maceió-AL. Uma maravilha, fiquei impressionado com a beleza da cidade e das praias, da gentileza no atendimento aos turistas, preços baixos e limpeza das ruas e praias. Eu, minha esposa Noeli, primo Mário Polto e Masé de São Paulo já estamos programando agora viagem para Rio de Janeiro e Sergipe. Sempre fora da alta temporada, claro. Mas um detalhe que me deixou muito surpreso: Caminha na Avenida Antônio Gouveia, em plena praia, numa das noites de descanso, quem eu encontro? Meu amigo Carlos Alberto Rosseto - o Béio, quem não conhece. Supresa super agradável.

Segunda-feira aconteceu uma audiência Pública na Câmara de Vereadores, para tratar do Aeródromo de Estrela. Presentes os Deputados Estaduais Lucas Redecker e Alexandre Postal e o Federal Alceu Moreira. Mais o Prefeito Rafael Mallmann, representante do Governo Estadual Adeli Sell, Codevat, Vereadores e Secretários. Estrela quer fazer a reabertura do aeródromo uma luta Regional, pois segundo Rafael Mallmann, "precisamos de parceria já que todos os municípios serão beneficiados e quem mais vai se utilizar do local são os empresários". O Prefeito disse ainda que tem várias etapas a serem cumpridas, "é como a duplicação da BR 386, temos que começar a nos mexer". O Presidente da Câmara, José Alves, lembrou, na Tribuna, que hoje demora mais para ir de Estrela a Porto Alegre do que de Porto Alegre a São Paulo. "É hora de termos o nosso aeródromo".

O sistema de alarme e monitoramento 24h está agradando cada vez mais na Região. É que o número de roubos e assaltos cresceu, mas onde tem estes detalhes, fica mais seguro. Segundo Paulo Cézar Gross, da PZE Sistema de Segurança de Estrela, "estamos dificultando a ação dos meliantes e um dos detalhes é o botão do pânico, que quando é necessário a pessoa que está sendo assaltada aciona e a PZE é informada".

Realmente Estrela tem que se orgulhar de ter as empresas Iccila e Conpasul. Em consórcio elas estão duplicando a BR 386 entre Estela e Tabaí e cada vez que passo por lá, fico mais impressionado com a qualidade da obra. Pontes, viadutos, aterros, asfalto concluido... O único problema é a parte onde estão os índios, próximo a entrada de Bom Retiro do Sul, o que está atravancando o andamento da obra, mas isso nada tem a ver com as empresas. Na pessoa de Günther Wagner e Nilto Scapin, ficam meus cumprimentos para as duas construtoras.

Segunda-feira tivemos mais uma reunião para tratar do 5º Encontro dos Ex-Jogadores, Ex-Dirigentes e Amigos do Estrela FC, no dia nove de novembro, a partir das 19h no CTG Estrela do Rio Grande. O jantar será s 21h. E agora segunda-feira teremos mais uma reunião no Restaurante Bar do Adão, para definir a relação dos homenageados e o envio dos convites, que começará na terça-feira. Desta vez não teremos partida de futebol.

Gérson da Silva (PT) criticou novamente a SAMU, dizendo que o Vale do Taquari precisa de uma Central Regional, pois hoje só existe uma em Porto Alegre e o atendimento demora ou nem acontece. Adriano Scheeren (PSB) afirmou que a central da SAMU tem que ser mais próxima para um atendimento mais rápido. Lorena Hauschild (PR) disse ser muito importante regionalizar, pois hoje se alguém depende da SAMU, corre perigo de vida. Ernani de Castro (PMDB) lembrou que um dia chamou a SAMU e a ambulância levou 45 minutos para o atendimento no local, isto que a emergência foi num bairro de Estrela.

Ernani de Castro falou ainda do Hospital Estrela, dizendo que "a gente vai lá e é muito bem atendido, o problema continua sendo o Pronto Socorro". Segundo ele, continua existir apenas um médico no local e Paulão Scheeren (PPS) sugeriu que no próximo ano, quando a Prefeitura firmar convênio financeiro com o Hospital, passe a exigir pelo menos dois médicos no Pronto Socorro.

Felipe Schossler (PPS) comentou na Tribuna, de que "não adianta o Estado ter safras recordes se não tem estradas para transportar o produto". Lembrou que segundo os noticiários, a EGR - Empresa Gaúcha de Rodovias - está aplicando apenas R$ 3,00 de cada R$ 10,00 arrecadados nos pedágios. Referindo-se ao Governo Federal, Felipe disse que para reformar estádios, o Governo tem dinheiro, mas para atender melhor o setor da Saúde, não tem.

José Alves (PTB) deu uma boa notícia: Estrela vai receber uma Poclain e uma Retroescavadeira, segundo informação do Secretário de Estado de Obras, Luiz Carlos Buzatto. Para atender proprietários de açudes e abrir um valão, que está sendo necessário. "Serão 1.100 horas de máquinas para Estrela, sem custos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário