Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 16 de setembro de 2013


Com o objetivo de ensinar estudantes de Ensino Médio do município de Lajeado a customizarem suas próprias camisetas, o curso de Design de Moda da Univates oferece, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, a oficina de moda “Camiseta: uma divertida renovação”. A atividade será dividida em duas turmas e ocorrerá de 15 a 17 e de 22 a 24 de outubro, no turno da tarde, das 14h às 17h20min. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão da Univates, sala 110 do Prédio 1.

O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar até o final de outubro as propostas legislativas produzidas pela comissão especial criada para alterar a Lei 12.619, mais conhecida como Lei do Motorista. A legislação regulamentou a jornada de trabalho dos caminhoneiros, estabelecendo limites para o tempo de direção e períodos obrigatórios de descanso dos condutores.

A Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) e o Centro Universitário Univates promovem a quinta palestra do ciclo “Ecumenismo e inter-religiosidade: visões e debates”. A Igreja Episcopal Anglicana no Brasil será o assunto da programação que se realiza no dia 24 de setembro. A atividade ocorrerá no auditório do prédio 11 da Univates, a partir das 19h15min. Mais informações no blog www.univates.br/debate-ecumenico. 

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) seja firme no combate à corrupção e não aceite os recursos apresentados pelos réus do processo do mensalão, para realização de novo julgamento nos casos de condenação onde pelo menos quatro ministros votaram a favor do réu. Até o momento, cinco ministros do Supremo acataram os recursos e cinco ministros votaram contra, ficando para esta semana o voto de desempate do ministro Celso de Melo.

A Secretaria de Obras de Travesseiro está trabalhando na melhoria e novo traçado da Travessia de Vitório Both. Em função das máquinas na pista a via estará interditada para passagem de veículos até a conclusão dos trabalhos.

Na 12º vez que o Colégio Madre Bárbara participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) esta já é a sexta classificação. Após receber a notícia de que o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel Giovanaz foi pré-selecionado para a Olimpíada Internacional de Astronomia, a escola também recebeu o aviso da classificação do estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Pedro Comel de 12 anos. A próxima etapa do processo seletivo será objetiva e a distância, no início de outubro deste ano.

Na semana passada ocorreu no Centro de Convivência de Doutor Ricardo a formatura da primeira turma do PRONATEC para o curso de Cuidador de Idosos. Entre os formandos, 13 pessoas do município de Capitão. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e é realizado pela Secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação do município em parceria com o SENAC/Lajeado.

Hoje, às 17h15min, no Estrela Palace Hotel, a administração municipal de Estrela receberá o embaixador da Nigéria, Vincent Okoedion. Ele realizará uma reunião de prospecção de investimentos com empresários locais. 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela vai apresentar hoje, às 18h30min, na abertura da sessão da Câmara de Vereadores, um relatório das atividades realizadas desde janeiro.

A Prefeitura de Travesseiro prorrogou até quarta-feira, dia 18, o período de inscrições para preencher a vaga de técnico de enfermagem na Secretaria da Saúde. A prova de avaliação será feita no dia 19.

A Univates oferece mais uma edição do Curso de Recheios e Coberturas para Tortas, programada para os dias 22 e 23 de outubro, no turno da noite. Destinada a profissionais e estudantes da área gastronômica, donas de casa e comunidade em geral, a atividade recebe inscrições até o dia 13 de outubro. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

O município de Colinas realiza até o dia 20 de novembro o recadastramento biométrico. O procedimento deve ser feito no Cartório Eleitoral de Estrela, das 11h às 18h. O recadastramento é obrigatório e o eleitor que não fizer terá o seu título cancelado

Na próxima quarta-feira, dia 18, às 20 horas, o poeta, advogado e tradicionalista Jorge Moreira lança o seu 11º Livro, intitulado “Apartes”. A obra, composta de 78 poemas em 148 páginas apresenta uma compilação de poemas escritos por Moreira à esposa, amigos, cidades, lugares, rodeios, fatos, acontecimentos e, em especial, a quatro personalidades importantes para o poeta, que o ajudaram a patrocinar o impresso.

O município de Roca Sales realiza a partir de hoje, a quarta edição da Semana Farroupilha. Entre as atrações, fandango com Luz de Candeeiro, apresentação do grupo Tropeiros da Querência, Garotos do Surungo, Irmãos Taborda, dança da 3ª Idade do CRAS, talentos locais, realização de oficinas típicas e integração com as escolas.

As entidades tradicionalistas do município – GAN Anita Garibaldi, CTG Giuseppe Garibaldi e DTG Guardiões do Rio Grande – a Administração Municipal de Encantado e a Gaita Produtora realizam de 18 a 22 de setembro do 1º Encontro Farroupilha de Encantado, na Praça da Bandeira. A programação cultural contará com diversas atrações, entre elas, teatro, shows, lançamento de livro e apresentações artísticas. Para o feriado do dia 20 de setembro está programado um desfile farroupilha pela Rua Júlio de Castilhos até a Praça, às 16h.

O 11° Seminário de Contabilidade do Vale do Taquari terá diversificada programação. O tema Saúde Emocional é foco de uma das seis palestras do evento que se realiza quinta-feira, dia 19, no Centro Universitário Univates, em Lajeado. O assunto será abordado por dois profissionais do Espaço Vida, da Unimed VTRP, a Terapeuta Ocupacional, Paula Marin, e, o enfermeiro Renan Costa Finamor. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.sincovat.com.br - até esta sexta-feira, dia 13.

Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita “A importância do ensino de música na Escola”, que acontecerá no dia 23 de setembro, em Lajeado. Promovida pelo Arte Sesc - Cultura por toda parte, a atividade será ministrada por Camila Wetternick, às 19h30, no Auditório da Secretaria de Educação. Com vagas limitadas, as inscrições prévias podem ser realizadas junto ao Sesc.

Hoje iniciam os Jogos Interbairros de Estrela. A competição será disputada em diversas modalidades esportivas.

A Administração Municipal do Capitão através do Gabinete da 1ª Dama realiza na quinta-feira, dia 19, no Ginásio Municipal de Esportes, a 20° Festa Municipal do Idoso. A programação inicia às 10h30 min com abertura oficial, tendo na sequência a celebração da Missa com Padre Silvério e ao meio dia almoço. Às 13 horas e 30 min inicia o baile, e, o encerramento acontece às 16 horas.

A Administração Municipal de Capitão realiza na quarta-feira, dia 18, o pagamento do sexto lote de bonificação para os produtores rurais do município. Nesta etapa o incentivo deverá beneficiar 76 produtores. A entrega será realizada às 13h30min na Câmara de Vereadores.

Em função da reforma do Posto de Saúde de Três Saltos Baixo os pacientes das localidades atendidas pela unidade passam a ter preferência no Posto Central, nas segundas-feiras a tarde e quintas-feiras de manhã.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), presidida pelo vereador Leo Mota, de Fazenda Vilanova, realiza no próximo sábado, dia 21, o 6º Encontro de Legislativos. A reunião será no Salão Paroquial de Santa Clara do Sul, com início às 9 horas. Na ocasião haverá palestras sobre “Ética na política”, com o advogado Ney Arruda, e “Fator humano nas organizações”, por Paulo Cezar Kohlrausch. O encontro faz parte da programação oficial da 2ª SantaFlor, que se realiza no município de 19 a 22 deste mês. 

A Câmara de Vereadores de Estrela sedia uma série de exposições intituladas “Resgate da Memória Política de Estrela”. Serão expostos documentos do arquivo histórico da Câmara, do arquivo documental da AEPAN, e dos partidos políticos. A série inicia hoje com a exposição “30 anos de PT no município - A trajetória da Estrela”, e vai até o dia 27.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia oferece o curso “Administração do tempo”. Será nesta segunda e terça-feira, das 19h15min às 22h30min. O curso será ministrado pelo jornalista Fabiano Conte. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

No dia 29 de setembro, acontece no CTG Giuseppe Garibaldi a 1ª Festa das Etnias. A promoção é da administração municipal e do Conselho Municipal de Cultura. Destaque para apresentações artísticas e almoço com pratos típicos. A programação terá início às 9h, com apresentações artísticas e homenagens às etnias do município – afro, lusa, francesa, síria, italiana, alemã, argentina, uruguaia, polonesa, paraguaia, haitiana e espanhola. A gastronomia de diferentes países estará disponível no almoço de confraternização, com ingressos limitados a R$ 20 por pessoa. A partir de hoje a Casa de Cultura e a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo estarão vendendo os ingressos para o evento.

A CDL Lajeado promove o curso Recrutamento com Técnicas de Seleção. O curso inicia no dia 30 de setembro e segue, em outubro, nos dias 1°, 2, 3 e 4. As aulas vão ocorrer das 19h às 22h, na sede da CDL, no Centro de Lajeado. As inscrições devem ser feitas através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br.

Em comemoração à Semana Farroupilha, que ocorre de 14 a 20 de setembro, a Univates realiza o tradicional evento “Arte na Primeira Hora Farroupilha”, com apresentações de grupos de danças tradicionais gaúchas durante o intervalo das aulas, nos turnos da manhã e da noite, e exibição de peça teatral. As atrações ocorrerão no anfiteatro do Prédio 9.
-hoje ocorrerá a apresentação da invernada artística do DTG General Canabarro, de Teutônia;
-Dia 17, do DTG Guardiões do Rio Grande, de Encantado;
-Dia 18, se apresentarão as invernadas da Escola Estadual Otília Corrêa Lima e do CTG Tropilha Farrapa, ambos de Lajeado.
-O encerramento das festividades tradicionalistas será no dia 19 de setembro, às 20h30min, com a apresentação do teatro “O Baile dos Anastácio”, do grupo Oigalê, de Porto Alegre.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Santa Clara do Sul realiza o desfile cívico no dia 20 de setembro, a partir das 14h30min, na Avenida 28 de Maio, durante as festividades da SantaFlor. O tema é "Florescendo Ideias, Cultivando Valores". Em torno de 30 grupos representando escolas, sociedades, entidades culturais e esportivas participarão do evento.

Em Cruzeiro do Sul, jovens, com idades entre 18 e 30 anos, tem até 23 de setembro para oficializar a participação no concurso para escolha das Soberanas da ExpoCruzeiro 2014 e Festa do Aipim. A escolha ocorre no dia 08 de novembro, a partir das 22 horas, no Ginásio Municipal de Esportes.

A Secretaria da Agricultura de Encantado está realizando a distribuição das sementes de milho pelo programa troca-troca de sementes safra 2013/2014. A retirada deve ser feita até o dia 19 de setembro.

A Faculdade La Salle de Estrela realiza nos dias 18 e 19 de setembro, a IV Mostra de Iniciação Científica (MIC). As inscrições de trabalhos podem ser efetuadas até o dia 12 de setembro, através do sitewww.unilasalle.org.br/estrela. A Mostra é um evento acadêmico anual organizado pela Faculdade La Salle com o objetivo de promover a integração dos diversos níveis de ensino, bem como a socialização dos conhecimentos produzidos. Podem participar da MIC os alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade La Salle, alunos de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino e profissionais graduados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário