Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estrela-RS e o Zigue-Zague


O Zigue-Zague de Estrela

Seguramente um dos locais mais utilizados pela população de Estrela foi a Escadaria do Zigue-Zague. O caminho mais rápido que os habitantes da “Villa” percorriam para chegar ao Rio Taquari e vice-versa.

Conversamos com o professor e pesquisador Leônidas Erthal sobre o assunto. Falou com nostalgia que o Rio e a população estavam intimamente ligados, e chegar até o Porto era o mesmo como hoje ir ao Supermercado.

Tudo era motivo para ir ao Rio, desde lavar roupas, tomar banho, pescar passear de barco, principalmente viajar. 

O Pesquisador salienta que nos primeiros tempos o Rio Taquari era o único caminho para viagens longas a vapor, e barcaça para travessias locais. Funcionava mais ou menos como um Rio estrada.

O Zigue-Zague foi o caminho para pedestres que ligava a parte alta da “Villa” (Centro) a parte baixa (Rio). Na verdade seria a continuação da Rua 13 de Maio, na época Rua da Direita, até o encontro com a Rua Arnaldo J. Diel (Rua da Praia). Devido ao grande desnível não era possível trafegar com carroças ou calhambeques no local. Segundo Erthal a população encurtava o caminho descendo e subindo ziguezaguenado entre ervas e arbustos. Mais tarde recebeu calçamento, muro com pequenos pilares ornamentais suportando belas floreiras.

É incalculável o número de pacotes, pequenos volumes, malotes, altos valores em dinheiro ou jóias, que devem ter passado pela Zigue-Zague, sendo que as mercadorias de grande peso ou volumosas seguiam pelas ruas laterais, afirma o sábio professor.

Na década dos anos 1970, algumas Ruas e parte da Zigue-Zague foram doadas para ampliar a indústria de cervejas, instalada no local, em contrapartida o município receberia mais impostos e a população mais empregos.

Hoje o Zigue-Zague está desativado como caminho, interrompido pela ex-fábrica, mas parte sua está lá como testemunho de uma época muito diferente de hoje e muito importante, lembrado com saudade pelas pessoas idosas e curiosidade dos jovens que estão chegando.

Em recente reunião entre integrantes do Centro de Cultural 25 de Julho de Estrela com Carine Schwingel, o Zigue-Zague foi apresentado como parte do Patrimônio Histórico de Estrela a ser preservado, pelo menos o que restou dele, no que se mostrou sensível a Primeira Dama.

O professor e pesquisador Leônidas Erthal é membro do IHGVT – Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari, estando no momento em viagem à Alemanha.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário