Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 10 de setembro de 2013


A Banda Municipal de Estrela irá realizar apresentações pelos bairros da cidade. A iniciativa faz parte do projeto “Tocando na Rua”. A primeira apresentação ocorre hoje, no Bairro Auxiliadora.

A administração municipal de Arroio do Meio recebe hoje, a Unidade Móvel de Atendimento do Sebrae. O veículo estará instalado na Praça Flores da Cunha, das 13 às 17 horas.

A administração municipal e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul confirmaram para o dia 24 de novembro, o início da programação do evento “Natal nas Águas”. As atrações devem culminar com um show no dia 22 de dezembro na Barragem Eclusa.

O CTG Capitão Ribeiro realiza dia 28 de setembro, fandango com jantar e apresentações das invernadas artísticas pré-mirim e juvenil do CTG. O evento acontece no Ginásio Municipal de Esportes de Capitão com início às 20 horas. A animação será do grupo Madrugada Campeira.

Foi lançada a quarta edição do concurso fotográfico promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Teutônia. As inscrições se estendem até 15 de outubro. O tema para este ano será “Teutônia, cenas que encantam”. A premiação está prevista para 25 de outubro.

Apesar da redução nas tarifas do pedágio, aumentaram as reclamações, em relação à precariedade de serviços. Sem guinchos, ambulância, retroescavadeiras e serviços para garantir o atendimento e a trafegabilidade. Em resposta, a Empresa Gaúcha de Rodovias que administra o pedágio informou que está projetando novos investimentos para a manutenção destes serviços.

O grupo de Idosos La Felicitá do município de Relvado realiza no dia 05 de outubro, o Baile Regional da Terceira Idade. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes. Os grupos devem confirmar presença pelo fone 3776-11-31.

Com o aumento da demanda no atendimento a acidentados nas rodovias na região do Vale do Taquari, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Consisa, propõe a instalação de mais cinco unidades do Samu na região. O projeto foi encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde, por meio da 16ª Coordenadoria Regional.

Em visita do vice-prefeito de Fontoura Xavier, Ilo Finatto, o deputado Ronaldo Santini (PTB) recebeu a solicitação de apoio, junto à Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, de horas máquinas do Estado para recuperar as estradas do município.

A revisão e cadastro biométrico eleitoral no município de Muçum inicia no dia 23 de setembro. Para realizar a atualização, o eleitor deve levar consigo, documento de identidade com foto, título eleitoral e comprovante de residência. O prazo para atualização encerra no dia 18 de dezembro.

A Associação Comercial e Industrial de Nova Bréscia elegeu a nova diretoria. Assumiu como presidente da entidade Mauro Zambiasi.

O CRAS de Paverama recebeu da Defesa Civil do Estado, mais de 1.600 artigos da Campanha do Agasalho deste ano.

Na semana passada foi assinada a ordem de início do asfalto Arroio do Meio/Travesseiro. O ato foi realizado na Superintendência Regional do DAER em Lajeado. A obra corresponde a um trecho de aproximadamente 6 km de extensão e será executada pela empresa Conpasul.

Já está aberto o período de cadastramento das propriedades rurais de Forquetinha. Os proprietários deverão comparecer à Secretaria de Agricultura do município até o dia 30 de outubro.

A Semana Farroupilha de Ilópolis terá como destaque o cinquentenário do município. A programação inicia-se dia 14 e segue até o dia 20 de setembro.

A Associação de Mulheres de Canudos do Vale recebeu uma verba de R$ 5 mil para a aquisição de utensílios de cozinha. O valor foi dividido entre os 13 núcleos de mulheres existentes no município.

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul realiza esta semana o roteiro pelo interior para a entrega das sementes de milho do programa troca-troca. Já a retirada no Centro Administrativo poderá ser feita a partir do dia 12 de setembro.

De 19 a 22 de setembro acontece em Santa Clara do Sul a 2ª SantaFlor. Faltando duas semanas para a abertura do evento, os organizadores finalizam a venda dos estandes. Dos 106 espaços oferecidos neste ano, 97 estão comercializados, o que representa 91,5% do total. Restam quatro vagas no setor de veículos, três no pavilhão instalado no campo e duas na entrada à feira.

Entre os dias 11 e 22 de setembro, acontece em Muçum a 26ª Semana Farroupilha. Os destaques estão por conta dos shows de Daniel Torres, programado para a noite de sexta-feira, 13, “Grupo Rodeio” no sábado, 14, “Os Serranos” no dia 19 e “Os Buenachos” no dia 22. No dia 20 de setembro, quando ocorrerá o tradicional Desfile Farroupilha.

Na tarde de hoje a Univates realiza o Seminário Integrador de Concepções e Práticas sobre Oficinas Terapêuticas. O objetivo do evento é qualificar os profissionais e trocar experiências entre as equipes que vêm realizando oficinas terapêuticas como estratégias de cuidado e promoção da saúde mental em alguns municípios do Vale do Taquari.

Na sessão ordinária desta semana da Câmara de Vereadores de Estrela cinco Projetos de Lei foram aprovados. Entre eles o de autoria do vereador Paulo Scheeren (PPS), que cria o Cadastro Único de doadores de sangue no município

De acordo com as estatísticas do Cartório de Arroio do Meio, Capitão obteve 2.213 eleitores recadastrados pelo sistema biométrico, o que corresponde a 87% do eleitorado. Selecionado como o primeiro município correspondente a Comarca de Arroio do Meio para realizar o recadastramento biométrico, Capitão possuía anteriormente 2.546 eleitores. Quem não compareceu ao Cartório para efetuar o recadastro terá seu título de eleitor cancelado.

A administração municipal de Travesseiro prorrogou até hoje o período de inscrições para preencher a vaga de técnico de enfermagem para atuar na Secretaria da Saúde. Os interessados devem fazer a inscrição na prefeitura.

A Cooperativa Languiru e a Caixa Econômica Federal assinaram novo contrato de crédito rural. Com o novo contrato, a Languiru tem acesso a R$ 4,1 milhões em crédito rural, com prazo de um ano e taxa de juro anual de 5,5%. O recurso será utilizado pela cooperativa na aquisição de bens de custeio (insumos agrícolas) para posterior comercialização aos associados.

Estão abertas, até 13 de setembro, as inscrições para mais um processo seletivo de docentes na Univates. São 25 vagas, além de cadastro reserva, nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições são realizadas pelainternet – www.univates.br, no link Oportunidades, Processos Seletivos Univates, Processo Seletivo de Docentes – Edital 04/2013. O processo seletivo consta de prova de desempenho didático, entrevista e prova de títulos.

Está agendada para ocorrer no dia 10 de outubro, a 3ª Feira de Profissões. O evento ocorre no Ginásio do Parque Poliesportivo de Nova Bréscia, das 8h30min às 16h. O objetivo do evento é preparar o jovem para o mercado de trabalho e orientá-lo na escolha profissional.

Hoje, as gestantes atendidas pela Secretaria de Saúde de Colinas visitarão o Hospital Estrela, para conhecerem o bloco cirúrgico e o centro obstétrico da casa de saúde. A saída de Colinas será às 18 horas, em frente ao posto. Cada gestante poderá estar acompanhada de uma pessoa.

No próximo domingo, dia 15, às 20 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, a apresentação do Quarteto de Sopros do Núcleo de Cultura de Estrela. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. A promoção é da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

Até o dia 14 de dezembro os 2.544 eleitores do município de Imigrante deverão comparecer ao Cartório eleitoral da 125ª Zona, em Teutônia, para fazer o recadastramento biométrico.

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, acontece em Roca Sales a 9ª OktoberFreundFest. Entre as atrações do evento estão: gastronomia e danças alemãs, shows, feira comercial, artesanato e brinquedos. A promoção é da Comunidade Evangélica de Roca Sales

A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) promove, nos dias 13 e 14 de setembro, o curso Fabricação de Polpas e Cobertura. O treinamento, que será ministrado pelo químico industrial de alimentos Geyson Andriolli, vai ocorrer no Centro Universitário Univates, em Lajeado. As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do e-mail agagel@agagel.com.br

Hoje inicia a 14ª Cavalgada Região dos Vales, em alusão a Semana Farroupilha. Os tradicionalistas passarão pelos municípios de Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Muçum, Roca Sales, Encantado, Capitão, Travesseiro, Marques de Souza, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, onde será finalizada a atividade.

A Prefeitura de Estrela, em parceria com o Lions Club, realizará no dia 15 de setembro, das 9h às 12h, a primeira edição do Brechó Solidário. O evento consiste na doação de móveis, eletrodomésticos e utensílios usados, em bom estado, que serão comercializados em um brechó, em frente à Prefeitura. Todas as peças arrecadadas serão vendidas a preços acessíveis e o valor arrecadado será destinado a entidades assistenciais. O material doado será recolhido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário