Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 22 de setembro de 2013

Lisandro Saldanha – Um Estrelense em Londres



Lisandro Saldanha – Um Estrelense em Londres

Não é comum um estrelense residir e trabalhar na Inglaterra. Mas o que teria motivado Lisandro Saldanha a viver tão longe da terrinha. Como é para um estrangeiro a relação com os ingleses. O dia a dia, a cultura, o trabalho, a educação e muito mais.

Aproveitando a visita de Lisandro a sua mãe que reside em Estrela, mantivemos um bom diálogo com nosso entrevistado da semana.

Lisandro Saldanha, solteiro, hoje com 39 anos de idade nasceu em Estrela. Filho de Lauro Saldanha (falecido) e Varni Saldanha. Tem dois irmãos, Liciane e Fernando.

Estudou na Escola Estadual 20 de Maio, e concluiu o Ensino Médio na Escola Nicolau Mussnich.

A Saúde Pública no Brasil sempre lhe preocupou. Queria fazer algo para mudar a preocupante conjuntura. Formou-se em Administração Hospitalar na FESP em Curitiba – Paraná.

Trabalhou no Hospital de Clinicas de Curitiba e depois voltou para o Rio, grande do Sul, procurando uma colocação em Estrela e porto Alegre. Não logrando êxito foi para São Paulo onde esbarrou na questão dos textos técnicos em inglês. Todos os equipamentos hospitalares possuíam catálogos em inglês que passou a ser um empecilho real para trabalhar com administração hospitalar no Brasil, visto que grande parte dos equipamentos era importada.

Resolveu viajar para Europa. Sabia falar o idioma alemão, chegando inicialmente em Portugal, onde trabalhou numa Pousada. O proprietário da Pousada possuía uma Loja na Alemanha e oportunizou Lisandro a trabalhar naquele País.

Inglaterra:

Em 2001, Lisandro Saldanha resolveu ir morar em Londres na Inglaterra, cujo objetivo continuava sendo trabalhar na área da saúde.

Recebeu um visto de três anos e meio como estudante, quando finalmente fez o curso de inglês e outros aperfeiçoamentos. Ainda trabalhou no departamento de controle de qualidade de numa fábrica de alimentos por um ano e oito meses.

Sempre em Londres, fez um curso de técnico de enfermagem num centro para altistas. Trabalhou como assistente de professor em projetos comunitários.

Fez pós graduação em Saúde e Assistência Social. Em 2006, Lisandro prestou concurso público e finalmente consegue realizar seu sonho, de trabalhar em administração hospitalar

Atualmente é coordenador de leitos de 12 hospitais públicos psiquiátricos de Londres.

Lisandro fala da vida em Londres e da Inglaterra:

Disse que muitos ingleses adoram o Brasil. Se preocupam com as questões sociais não resolvidas por aqui.

Nos últimos tempos, em função da Copa do Mundo e das Olimpíadas o Brasil foi muito comentado na Inglaterra. A violência tem chamado muito a atenção de todos.

Lisandro afirma que a Lei é levada a sério na Inglaterra. Se cuspir ou fizer xixi no chão, paga multa.

Com relação à questão das oportunidades de emprego, disse que mudou um pouco. Hoje já existem alguns imigrantes desempregados na Inglaterra, principalmente depois da instituição do Euro. Mas no caso de desemprego o governo dá casa, comida e roupa lavada. A pessoa é encaminhada para curso de requalificação e orientada para novo posto de trabalho.

Sempre que pode visita igrejas, museus, castelos, bibliotecas e parques. Tudo são muito antigo e bem preservado em Londres. Aprecia tanto castelos que gostaria de construir um em Estrela.

Admira muito os ingleses por seu gosto pela leitura. Em média leem dois livros por mês, a maioria eletrônico. No metrô os jornais são gratuitos.

Lisandro comentou que normalmente os ingleses se alimentam bem, de forma saudável. Apreciam muito cerveja artesanal consumida normalmente em “Pubs”, no final do expediente de trabalho.

Na avaliação de Lisandro o povo inglês é muito patriota e convive bem com a Monarquia. Além disso, tudo que envolve príncipes, princesas, rei e rainha, atraem muitas pessoas do mundo todo. É a indústria do turismo considera.

No inverno por volta das 15 horas já está escuro. O frio é seco em Londres, diferente daqui compara Lisandro. As paredes são mais grossas e a calefação ajuda. A população aproveita para olhar a mesma novela que já tem 50 anos na TV, curtir música de forma bem eclética ou ainda um bom filme que sempre tenha um ator inglês, pelo menos um, que para eles sempre é o melhor, brinca Lisandro.

Eu sou feliz em Londres. Possuo muitos amigos. Mas tenho saudades de Estrela. Ameniza um pouco o faceboock, que diminui a distância e nas redes sociais as notícias são postadas diariamente. Mas amo minha cidade. Anualmente venho para visitar parentes e amigos.

Lisandro Saldanha é um vencedor e serve como exemplo de determinação e coragem. Perseguiu seu sonho, o qual encontrou em Londres onde atua fazendo o que mais gosta: Saúde Pública.

Agradecemos ao amigo Alex de Castro, leitor da Folha de Estrela pela sugestão. Realmente valeu. Lisandro tem uma excelente história que vale ser contada.

Matéria de Airton Engster dos Santos
Publicada no Jornal Folha de Estrela








Nenhum comentário:

Postar um comentário