Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

COLUNA DO LUCA – 02.09.13- Jornal O Informativo Lajeado - Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 02.09.13- Jornal O Informativo Lajeado
Luiz Carlos Freitag 


O vereador Ernani Luis de Castro (PMDB) esteve reunido na ultima semana com representantes da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Prefeito de Estrela Rafael Mallmann, para apontar pontos problemas no trecho da RST 453 que cortam o bairro Boa União. O primeiro ponto mostrado foi o acesso da RST à Rua João Fell, pois essa via é a ligação entre a Rota do Sol e a BR 386 que em breve será asfaltada (foto). A preocupação é com os caminhões que vem de Teutônia e querem acessar a BR 386 pela João Fell, pois estes tem de cruzar a pista, gerando risco de acidentes. Outro ponto apresentado aos técnicos da EGR foi o trevo de acesso ao bairro, onde o asfalto está em estado calamitoso. Já que o DAER nada faz, vamos ver agora.


Por iniciativa de Marco Wermann, Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico tivemos uma reunião com integrantes do COMTRAN e outros convidados, para discutirmos O Estudo da Mobilidade Urbana de Estrela. Arcelino Madke, diretor do Trânsito de Estrela fez a apresentação. Foi muito proveitosa e deverão ser alteradas as duas rótulos da rua Bruno Scherttner (junto ao Parcão e próximo ao Sindicato da Alimentação) que deverão ter trânsito preferencial. Na imagem criada pelo Vereador Gérson da Silva, dá para ver como vai ficar. E a Rua Tiradentes terá trânsito invertido por duas quadras, até a Rua 13 de Maio - devendo esta também ser invertida até a Coronel Müssnch. Sem dúvida o assunto virá novamente à baila na reunião mensal do Comtran, dia seis de setembro.


Dia 25 participei de um evento que, confesso, mexeu comigo. Foi o lançamento do livro “Erich Schulz 1898-1974 - Vida e Obra de um imigrante alemão”. Foi na Câmara de Vereadores. O autor é seu genro, o Dr Werner Schinke (foto) e a obra já está a disposição em O Paladino. Por que me emocionei? Fui o apresentador no lançamento e citei que após Erich Schulz se aposentar no Ginásio Sinodal Júlio de Castilhos, em Marcelino Ramos, meu pai Arno Freitag assumiu a chefia do internato daquele estabelecimento de ensino. Outro detalhe: Erich Schulz tem foto no livro falando ao microfone na inauguração da Rádio Marcelinense, emissora onde eu iniciei a minha carreira de radialista, encerrada na Rádio Alto Taquari. Durante o lançamento, tivemos também a apresentação do Quinteto de Cordas da OSPA, que arrancou muitos aplausos e teve um elogio especial do Prefeito Rafael Mallmann.

As Secretarias do Planejamento e Saúde de Estrela começaram, junto com a Brigada Militar e Comtran, a debater a programação da Semana do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Está tudo bem encaminhado e o assunto também será debatido na reunião mensal do Comtran, sexta-feira. Deverá ser focada a educação de trânsito para jovens. Por incrível que pareça, Estrela, com 30 mil habitantes, tinha até ano passado 21 mil veículos. Quantos será que tem agora?

A enchente foi um dos assuntos na Câmara de Estrela. Andreas Hamester (PP) elogiou o trabalho da Defesa Civil, “funcionou tudo perfeitamente, foi tudo bem”. José Alves (PTB) também falou dos problemas comuns nas cheias e destacou o trabalho feito por parte da municipalidade. Renato Brandão (PMDB) também disse que a Defesa Civil fez um excelente trabalho, junto com a Secretaria de Obras. “Foi uma perfeição no atendimento”.

FRASE DA SEMANA: “O Hospital Estrela está se tornando referência não só para o Vale do Taquari, mas também no Rio Grande do Sul”. (Elmar Schneider, Secretário da Saúde de Estrela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário