Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vale do Taquari Notícias - 6 de fevereiro de 2013


Vale do Taquari Notícias - 6 de fevereiro de 2013

O Conselho Municipal do Idoso de Arroio do Meio realiza hoje a eleição da nova diretoria. Os 20 grupos assistidos pelo conselho devem enviar representante para este encontro que ocorre às 14 horas desta quarta-feira na Secretaria de Educação e Cultura.

A Famurs realiza hoje, quinta e sexta-feira o Seminário dos Novos Gestores de 2013 à 2016. O encontro será no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. Diversos prefeitos davregião participam do evento.

Em sessão extraordinária realizada ontem, os vereadores de Estrela aprovaram 19 projetos oriundos do executivo, entre eles o que prevê a criação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

No próximo final de semana, ocorrem diversas festas religiosas na região. No sábado e domingo acontece a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Navegantes – Encantado. Em Roca Sales a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece domingo, dia 10, na localidade de Picão.

No domingo também ocorre festa em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes na Linha Alegre, divisa de Capitão com Encantado; em Forqueta Alta - Pouso Novo; em Rui Barbosa, município de Canudos do Vale; e ainda em Itapuca, interior de Anta Gorda.
        
O Cartório Eleitoral de Encantado, que atende os municípios de Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Anta Gorda, Relvado e Doutor Ricardo, anuncia horários diferenciados de atendimento. Na próxima sexta-feira dia 08, o expediente ocorre das 08 às 13 horas. Nos dias 11 e 12 o cartório estará fechado, e no dia 13, quarta-feira de cinzas, o horário de atendimento será das 14 ás 19 horas.
       
As secretarias de Agricultura e de Obras de Muçum, com apoio do STR e orientação da Emater, programam a Feira do Peixe Vivo para a Semana Santa. Os piscicultores com interesse em participar, podem contatar  com os organizadores. 
        
A administração municipal de Santa Clara do Sul já trabalha visando a etruturação da segunda edição da "Santa Flor", feira que acontece no mês de setembro. A primeira atividade será a escolha da rainha e princesas da feira, evento programado para dia 23 de março, na Sociedade Centro de Reservistas. As jovens interessadas em participar devem se inscrever até o dia 23 de março.
       
A secretária de Saúde e Assistência Social de Travesseiro, Elís Rempel esteve em Brasília, no “Acolhimento Nacional” aos novos gestores de Saúde, iniciativa do Ministério da Saúde. Ela participou de oficinas, debates e tomou conhecimento dos programas que podem ser estruturados no município.

A Câmara de Vereadores de Marques de Souza aprovou o projeto de lei oriundo do poder executivo, que prevê a implantação do transporte escolar para estudantes do Ensino Médio, EJA, cursos técnicos e de graduação. O cadastro dos estudantes deve ser realizado na Secretaria de Educação. 
        
O Sicredi Região dos Vales inicia neste mês a realização das assembleias nucleadas nos 18 municípios de sua abrangência, para apresentação dos resultados alcançados em 2012. O roteiro inicia dia 13, às 20 horas e 30 minutos, em União da Serra. No dia 14 a assembleia será realizada em Vista Alegre do Prata.  
       
Na última sexta-feira ocorreu uma "Tarde de Campo" em Linha Boa Vista 37, em Imigrante, organizada pela Emater. Na oportunidade os técnicos mostraram aos produtores rurais os resultados de lavouras com diferentes variedades e cultivares de milho.
       
A prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, nomeou a fisioterapeuta Miriam Heinen Marques para ocupar o cargo de secretária municipal da Saúde.
        
Nos dias 02 e 03 de março ocorre em Linha Cabriúva - Paverama, a terceira edição da "Carreteada de Bois". Estão sendo preparadas cerca de trezentas carretas puxadas por bois, num desfile de 12 quilômetros de estradas de chão. O evento é complementado por um festival de música sertaneja raiz.
               
Dirigentes de cooperativas e de sindicatos rurais estão sendo alertados sobre os graves problemas internos da Companhia  Estadual de Silos e Armazéns (CESA). Todo o complexo pode ficar fechado e sem receber a safra de grãos, se continuar o impasse judicial e demora nas apurações de possíveis irregularidades.
       
Os municípios de Taquari, Tabaí, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova formam uma microrregião para em conjunto resolver a destinação correta dos dejetos sólidos. As reuniões técnicas já acontecem para o encaminhamento de um projeto global e como orientação contam com a Emater. O próximo encontro acontece dia 13 de março às 14h na câmara de Tabaí.
  
Em Doutor Ricardo os agricultores devem apresentar o Talão de Produtor até a próxima sexta-feira, na prefeitura, evitando que desta forma seja dado baixa na Receita Estadual. Mesmo quem não efetuou vendas no ano passado deve realizar a apresentação.
               
Nesta quinta-feira, dia 07, às 15 horas, acontece na sede da CDL de Lajeado, a assembléia da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari.  No encontro serão debatidas questões como a duplicação da BR 386 e a duplicação das rodovias entre Venâncio Aires e Muçum.
  
Uma tabela do Tribunal de Contas do Estado, apresenta os gastos das câmaras municipais no exercício de 2012. Entre os pequenos municípios, despontam como mais gastadores em diárias de vereadores, Canudos do Vale, onde os vereadores cobraram mais de R$30 mil e Fazenda Vilanova com mais de R$ 29 mil. Ainda entre os pequenos municípios, as câmaras de Itapuca, Coqueiro Baixo e Doutor Ricardo, gastaram pouco mais de mil reais em diárias, enquanto Relvado e Paverama não alcançaram mil reais em diárias. Em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Pouso Novo e Travesseiro, não foram  pagas diárias aos vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário