Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Retomadas atividades nas 23 escolas de educação infantil de Lajeado

As 23 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Lajeado retomaram suas atividades na quarta-feira (30), beneficiando cerca de 2.400 crianças. Ao longo do dia, as crianças e seus pais foram recepcionados pela secretária de Educação Eloede Conzatti, servidores da Secretaria e vereadores, que percorreram as escolas para dar as boas-vindas. Inicialmente, foram criadas cerca de 150 novas vagas, porém este número será ampliado gradativamente ao longo de 2013.

Os trabalhos com os professores, monitores e diretores das escolas de educação infantil foram reiniciados no dia 25 de janeiro, em evento na Univates com a presença de mais de 400 pessoas. Na abertura, estiveram presentes o prefeito Luís Fernando Schmidt, o presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Luiz Kniphoff, a secretária de Educação Eloede Maria Conzatti, a coordenadora da 3ª CRE Marisa Bastos e vereadores. Os participantes foram contemplados com a palestra da pedagoga, doutora em educação, Tânia Ramos Fortuna (UFRGS), com o tema: O adulto diante do brincar.
A palestrante salientou assuntos como a mediação do conflito na brincadeira, das brincadeiras simbólicas, o papel do educador diante dos conflitos na brincadeira, entre outros. Para Tânia, “o momento do brincar é como uma bolha de sabão – delicado, frágil – é um momento de evasão temporária do real”. Ela também ressaltou o cuidado para que o adulto não interfira na capacidade de concentração da criança, o encorajamento das brincadeiras como forma de desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e linguísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário