Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 13 de fevereiro de 2013


Notícias Vale do Taquari - 13 de fevereiro de 2013

O grupo de artesãs de Travesseiro está trabalhando na organização de uma exposição dentro das festividades de aniversário do município, que ocorre em março. Os trabalhos são coordenados pela extencionista da Emater, Mara Segheto.

Hoje, às 19 horas, ocorrem sessões ordinárias das câmaras de vereadores de Capitão e Mato Leitão. 

Hoje inicia a Campanha da Fraternidade 2013. O tema deste ano é “Fraternidade e Juventude”, com destaque para realização da Jornada Mundial da Juventude que ocorre em junho no Rio de Janeiro.

A partir de hoje o Sicredi Região dos Vales realiza as assembleias nucleadas nos 18 municípios de sua abrangência, para a apresentação dos resultados alcançados em 2012. O roteiro inicia às 20 horas e 30 minutos, em União da Serra, e no dia 14 será em Vista Alegre do Prata.

Em Cruzeiro do Sul, o vereador de oposição José Carlos Eckert (PMDB) saiu em defesa da administração anterior, do prefeito Rudimar Müller. Segundo Eckert, nenhuma acusação apresentada até agora tem fundamento e estaria da hora da equipe do atual prefeito Cesar Leandro Marmitt começar a trabalhar.

A Secretaria da Assistência Social de Capitão estrutura um curso com 180 horas para habilitar pessoas a cuidar de idosos. O curso gratuito exige idade mínima de 17 anos do participante, e as inscrições podem ser efetuadas até o dia 07 de março. O curso está sendo oportunizado através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego – Brasil sem Miséria.

A Escola Estadual de Capitão iniciará as atividades escolares do ano de 2013, no dia 18 de fevereiro com os professores, e, no dia 20 com os alunos. As aulas ocorrem nos três turnos, manhã, tarde e noite, sendo que ainda há vagas nos ensinos fundamental e médio. 

A administração municipal de Arroio do Meio está trabalhando na revitalização das áreas de lazer e praças da cidade. 

Imigrante vem se destacando nos últimos anos pela produção de uvas. Segundo dados da Emater, há 50 hectares de parreirais no município.

A Secretaria de Agricultura de Taquari está incentivando os produtores há voltarem a investir na produção de frutas cítricas.

No município de Teutônia, os bairros Teutônia e Canabarro correm o risco de precisarem enfrentar o racionamento de água. Os poços artesianos destes dois bairros apresentam redução na capacidade de vazão e técnicos constataram a redução do volume no lençol freático.

Iniciam neste mês as atividades da Escolinha Municipal de Esportes de Capitão. No dia 19 de fevereiro, às 14 horas, começam os treinos para o feminino. As atividades do masculino iniciam no dia 20 de fevereiro, às 09 horas e 30 minutos, para quem estuda no turno da tarde, e, às 14 horas para quem estuda de manhã. Já no dia 21 de fevereiro serão retomadas as aulas da Escolinha de Vôlei. As atividades ocorrem na sede da Sociedade Esportiva Sete de Setembro.

Para amenizar a situação do trânsito caótico de Lajeado, o vereador Hugo Vanzin (PMDB) sugere a realização de uma campanha incentivando a utilização de bicicletas para os deslocamentos.

O presidente da Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica de Bom Retiro do Sul, Romano Petter, e técnicos da Emater foram recebidos pelo prefeito Pedro Aelton Wermann. Na oportunidade foram definidos detalhes para assinatura de convênios entre a prefeitura e a entidade.

Mais um município se habilita na disputa do projeto de expansão da Indústria de Bebidas Fruki. Uma comissão de Candelária, liderada pelo prefeito Paulo Butzge, visitou a empresa em Lajeado e apresentou aos diretores da empresa um programa de incentivos. O prefeito afirmou que Candelária tem tudo o que a Fruki pede e precisa.

Diversas delegações da região participaram ontem da 36ª Romaria da Terra, realizada em Bento Gonçalves. Com a participação de cerca de 10 mil romeiros, o evento foi prestigiado pelo Governador Tarso Genro e pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas. 

A falta de milho e o alto preço do farelo de soja continuam sendo a preocupação das entidades representativas da cadeia produtiva da carne suína. Valdecir Folador, presidente da ACSURS, participou de um encontro com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, pleiteando medidas eficazes para evitar a repetição da crise ocorrida no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário