Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO da Folha de Estrela de 28.02.13


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO da Folha de Estrela de 28.02.13:

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

ADRIANO (PSB):

"Segundo o DAER, para dar certo algo público, hoje em dia tem que passar por Tres Passos".

MARCELO (PSDB):

"Vou botar um tijolinho em baixo (do microfone) para ficar mais alto".

MARCELO (PSDB):

"Enchi muito o saco do DAER devido a ponte".

FRASE: "

Algumas crises de soluço não tem solução" (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Andreas Hamester (PP) elogiou o andamento das obras do Centro de Cultura de Estrela. "O local vai receber inúmeras atrações, a dificuldade é conseguir recursos para finalizar a obra". Mas ele destacou que R$ 500 mil deverão ser liberados em breve pelo Governo Federal. Falando nisso: Ele também apresentou o Calendário de Eventos de 2013, tradição em Estrela.

Vanderlei Eidewlein (PR) lembrou que o abrigo de passageiros de ônibus logo após a Lombada Eletrônica da Boa União foi derrubado em um acidente e os pedidos de recolocação se acumulam. Mas sugeriu a colocação de dois, um em cada lado da Rota do Sol, na altura da Lajestre. Ernane de Castro (PMDB) informou que as paradas já estão sendo confeccionadas e em breve serão instaladas.

Aliás, Ernane também falou das faixas de segurança, um tanto apagadas. Elogiou a iniciativa da Secretaria de Obras em repintá-las, principalmente porque as aulas estão reiniciando. "É muito mais segurança para os alunos" Também comentou a necessidade de bom senso tanto para os pedestres como para os motoristas, junto as faixas de segurança.

Adriano Scheeren (PSB) disse que a RS 129 em Estrela, é uma das estradas mais antigas. "O trecho até Bom Retiro do Sul precisa de melhorias urgentes, até porque poderia ajudar a desafogar um pouco a BR 386 neste trecho". Ele disse que esteve com os prefeitos de Estrela - Rafael Mallmann - e de Bom Retiro do Sul - Pedro Aelton - no DAER de Lajeado, solicitando entre outras coisas, reparos urgentes neste trecho da rodovia.

Assumiu na segunda-feira a nova Coordenadora Adjunta da 3ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação. Trata-se da professora Denise Goulart, de Estrela. Excelente escolha. Sem dúvida ela, juntamente com a titular Maisa Bastos irão fazer um bom trabalho.

Marcelo Braun (PSDB) disse que continua recebendo reclamações sobre telefonia e internet do interior de Estrela. Lembrou que foi comprada nova central , "mas não sei o que está ocorrendo, se ela ja foi instalada ou sua qualidade não é muito boa". Paulo Scheeren (PPS) disse que existe uma central nova que ocupa todas as fibras óticas e que o projeto foi feito e pago, falta só executar a obra este ano.

Falando em Paulão: Ele comentou a situação das lombadas eletrônicas, desligadas atualmente. "A Brigada Militar não tem como cuidar da alta velocidade de alguns motoristas, em todas as ruas da cidade, tem rua virando pista de corrida". Gerson da Silva (PT) lembrou que quando as lombadas não existiam, era muito maior o número de acidentes. "Elas serão retomadas logo, também em outros locais de alta velocidade". José Alves (PTB) informou que foi feito um estudo técnico e agora está sendo trabalhado no sentido de uma nova licitação para instalação do equipamento novo, tão necessário.

Cristiano Nogueira, Secretário de Ação Social e Habitação, junto com sua equipe realmente está agilizando a implantação de atividades da nova pasta. Por exemplo: novos Programas Sociais a partir de 1º de março, convenio com SENAC e SENAI para novos cursos profissionalizantes, efetivação do Conselho Municipal do Idoso e um mutirão do Bolsa Familia - com um breve inicio de cadastramento, recadastramento e programação oficial.

Mas Cristiano comentou o Projovem para adolescentes de 12 a 15 anos inicialmente no CRAS de Imigrante e em breve em Moinhos, com recursos financeiros próprios. "Os jovens serão atendidos no seu bairro, não precisarão de deslocar", informou.

Mas sem dúvida uma inovação é a criação do Banco de Material de Construção. Este Projeto de Lei deverá ser enviado para a Câmara de Vereadores em breve. Este banco servirá para receber - e distribuir - material de construção novo ou usado, facilitando a vida tanto para quem está realizando reformas como para quem quer construir sua casa e tem poucas posses. "O foco da Secretaria é habitacional, queremos construir novas casas para carentes, mas não existe lista antiga nem tem lista aberta. A lista para inscrições será implantada quando o plano abrir", informou Cristiano Nogueira.

Mes de março está aí e as assembléias mensais da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela - estão para reiniciar. A primeira é dia 14 de março, 19h30min na sede da Associação dos Moradores do Bairro Oriental. E falando nisso, semana que vem, sábado dia nove acontece mais uma edição do Jantar-Baile da AMBAPI - Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros. Ainda tem ingressos, a R$ 18,00 por pessoa. Animação do Embalo Musical com Celso Machado, de Sapiranga. Ah, e é claro, o churrasco é servido na mesa, no espeto. Imperdivel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário