Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 13 de outubro de 2024

Estrela em 1947: Prefeito Oscar Leopoldo Kasper e a Renovação Política Local


Em 1947: Oscar Leopoldo Kasper e a Renovação Política Local

As eleições municipais de 1947 em Estrela, foram um marco importante na política local, destacando-se pelo clima de retomada democrática após o período do Estado Novo no Brasil. O Partido Social Democrático (PSD) lançou Oscar Leopoldo Kasper como candidato à chefia do governo municipal, apresentando um plano de governo focado em três áreas prioritárias: o ensino, o desenvolvimento das estradas e a melhoria da infraestrutura de energia elétrica.

Nas urnas, Kasper obteve uma vitória expressiva, conquistando 3.673 votos, superando seu adversário, Artur Buchmann, que obteve 2.572 votos. Ele assumiu o cargo em 9 de dezembro de 1947, em um momento crucial para o desenvolvimento local, com grandes desafios, como a expansão da rede elétrica e a melhoria das condições de transporte e educação.

Além da eleição para prefeito, também foram escolhidos os nove vereadores que integrariam a Câmara Municipal, conforme previsto na Constituição da época. Os eleitos foram: Alberto Schmitz, Adolfo Lautert, Wilibaldo Wiethölter, Ruben Gerhardt, João José Horn, Ewaldo Ahlert, Fridolino Stapenhorst, João Spies e Irineu Danunzio Rota.

Airton Engster dos Santos - Escritor
Matéria publicada no Jornal Nova Geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário