Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Aloysio Valentim Schwertner Assume a Prefeitura para mandato entre 1956 e 1959

Eleições de 1955 em Estrela: Aloysio Valentim Schwertner Assume a Prefeitura em Disputa Acirrada

Em 3 de outubro de 1955, os eleitores de Estrela voltaram às urnas para eleger um novo prefeito e nove vereadores para o mandato de 1956 a 1959. O pleito foi marcado pela vitória de Aloysio Valentim Schwertner, que obteve 2.952 votos, o equivalente a 52% dos votos válidos. Schwertner derrotou o candidato Fredolino Stapenhorst, que concorreu novamente após ser vice-prefeito, mas recebeu 2.633 votos, não conseguindo garantir a vitória.

Na disputa pela Câmara de Vereadores, foram eleitos nomes de destaque na política local, como Ito João Snel, Renato Alves de Oliveira, Evaldo Velho Osório, Guillibaldo Ahlert e Aloysio Pedro Knecht. Também integraram o legislativo municipal figuras importantes como Oscar Leopoldo Kasper, Oscar Willy Schwambach, Wilibaldo Wiethölter e Ivo José Hoss, que, juntos, desempenharam papéis fundamentais no debate e na definição das políticas públicas de Estrela durante aquele período.

Um fator importante que influenciou o número de eleitores nessa eleição foi a emancipação do distrito de Roca Sales, ocorrida em 1954, o que reduziu significativamente o número de eleitoras em Estrela.

Artigo: Airton Engster dos Santos - Publicado no Jornal Nova Geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário