A conquista do primeiro lugar no concurso da ADI-RS pelo Grupo A Hora com a reportagem sobre os 200 anos da imigração alemã é um marco importante para a valorização da história e das contribuições dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul.
A matéria, publicada em 25 de julho de 2024, destaca-se por retratar de maneira detalhada e sensível a saga dos pioneiros que, inicialmente, se estabeleceram na Região Metropolitana e depois seguiram para o Vale do Taquari, onde até hoje seus costumes, arquitetura e cultura são preservados por milhares de descendentes.
A participação do estrelense Airton Engster dos Santos, coordenador do Memorial de Estrela, foi fundamental para enriquecer a narrativa. Airton, com sua vasta experiência em preservar a história local e regional, contribuiu com sua visão sobre a importância de manter vivo o legado dos imigrantes.
Junto a Airton, o historiador Wolfgang Collischonn trouxe à tona uma rica perspectiva histórica, detalhando os desafios enfrentados pelos imigrantes em suas jornadas e assentamentos. Waldemar Richter e Noélia Hammes também tiveram papéis cruciais na construção dessa reportagem premiada, fornecendo detalhes históricos e culturais que complementaram a narrativa, tornando-a uma homenagem completa e emocionante à memória desses pioneiros.
Com autoria de Bibiana Faleiro e Raica Franz Weiss, a reportagem foi escrita com maestria, entrelaçando relatos e informações de maneira a conectar o passado ao presente, mostrando como o legado dos imigrantes alemães ainda se reflete nos dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário