Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de março de 2024

Encontro do CAPEF - Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares no Memorial de Estrela













No último sábado, dia 09 de março, o Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (CAPEF) promoveu um encontro marcante no Memorial de Estrela, celebrando um marco histórico do Brasil: os 200 Anos da Imigração Alemã para o país. Este evento não apenas comemorou um legado cultural e social que moldou a identidade brasileira, mas também homenageou os sócios fundadores do CAPEF, cuja visão e dedicação contribuíram significativamente para a preservação e promoção da história familiar e da diversidade cultural.

Em um ambiente carregado de emoção e reverência, membros da comunidade, historiadores, descendentes de imigrantes e apreciadores da cultura alemã reuniram-se para refletir sobre as raízes profundas que conectam o Brasil à Alemanha. Desde 1824, quando os primeiros colonos alemães desembarcaram em solo brasileiro, até os dias atuais, a influência germânica tem sido fundamental na construção de diversas regiões e aspectos da sociedade brasileira.

Durante o evento, foram apresentadas palestras, exposições de arte e performances culturais que destacaram a riqueza da herança deixada pelos imigrantes alemães, desde a arquitetura e culinária até as tradições religiosas e festividades populares. 

Um dos momentos mais tocantes da celebração foi a homenagem aos sócios fundadores do CAPEF, cujo compromisso e perseverança foram essenciais para a consolidação desta instituição dedicada à preservação da memória familiar e à promoção do diálogo intercultural. Seu legado perdurará como um exemplo inspirador de amor pela história e pela comunidade.

O encontro no Memorial de Estrela foi um tributo à coragem e à resiliência daqueles que, há dois séculos, decidiram construir novos horizontes em terras desconhecidas, deixando um legado de trabalho árduo, integração e contribuição para a diversidade cultural do Brasil.

Que esta comemoração dos 200 Anos da Imigração Alemã para o Brasil e a homenagem aos sócios fundadores do CAPEF sirvam como lembretes poderosos da importância de preservar e valorizar as nossas origens, ao mesmo tempo em que abraçamos a diversidade e construímos um futuro de harmonia e inclusão para as próximas gerações.

Airton Engster dos Santos
Coordenador do Memorial Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário