Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 31 de julho de 2021

Simone Cristina da Silva Füllber, Maria Eduarda Füllber e Stefany Eduarda da Silva Meirelles visitaram o Castelinho - Memorial de Estrela




Memorial de Estrela - Simone Cristina da Silva Füllber acompanhada das estudantes Maria Eduarda Füllber e Stefany Eduarda da Silva Meirelles da EMEF Pinheiros visitaram o Castelinho onde demonstraram especial interesse pela história do fabricante de relógios de torres de igrejas Bruno Schwertner.

Bruno Schwertner nasceu em 12 de novembro de 1873, em Langwasser (Silésia- Pruscia), na Alemanha. Veio para o Brasil em 1884, com 11 anos de idade.

No ano de 1892, Bruno Schwertner foi chamado para estudar uma situação muito difícil. A Paróquia Santo Antônio de Estrela havia recebido um relógio de torre muito antigo e fora de uso. Após três meses de exaustivo trabalho o relógio voltava a funcionar. O mesmo funcionou por mais 47 anos, quando foi construído o outro.

Numa peça alugada abriu sua primeira oficina em 1895. Algum tempo depois ampliou sua oficina e agregou uma loja. Surgia assim a Loja Schwertner.

Foi quando teve a ideia de produzir relógios para edifícios públicos. Surgiu então o Relógio de Torre, cujas batidas são ouvidas em 200 municípios brasileiros.

Bruno Schwertner residiu em Estrela por mais de 50 anos, casado em 22 de junho de 1897, com Florentina Mallmann, com quem teve 13 filhos. Morreu em 1952.


Nenhum comentário:

Postar um comentário