Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Renato Braga de Azevedo visitou o Castelinho - Memorial de Estrela

Estrela-RS julho de 2021

Memorial de Estrela - O bancário aposentado Renato Braga de Azevedo nasceu em Seberi em 26 de dezembro de 1946. Veio morar em Estrela com 12 anos. Seu pai Jovino Ferreira de Azevedo atuava profissionalmente como barbeiro no antigo abrigo da Praça Menna Barreto e a mãe Áurea Braga de Azevedo era costureira. A família residia no porão do Castelinho (atual Memorial de Estrela), naquela época residência particular.

Em 1965 Braga concluiu sua formação como "professor zona rural" no Colégio Estrela da Manhã, realizando estágio na Escola Estadual Nicolau Müssnich. Fez o curso de Técnico em contabilidade no antigo Ginásio Industrial.

Seu primeiro emprego foi no Banco do Comércio por três anos. Depois passou no concurso do INPS e em 1969, como exímio datilógrafo realizou o concurso para o Banco do Brasil onde iniciou sua trajetória com apenas 22 anos de idade, se aposentando em 1995. Neste período passou ainda pelas agências do BB de Porto Alegre e Lajeado.

Ao encontrar o suplemento especial da inauguração do prédio do BB de Estrela ocorrido em 1971, publicado no Jornal Nova Geração, do acervo do Memorial de Estrela, Braga se emocionou. Lembra que todos os cerca de 100 funcionários na época ficaram muito motivados com a nova agência e com os equipamentos tecnológicos, de última geração, que foram colocados à disposição da equipe.


Saiba Mais

Para o diretor do Memorial de Estrela, Airton Engster dos Santos, é importante compreender que na vida diária se está produzindo uma memória sobre o tempo, grupo social e atividades em geral. “Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história.”

Uma das características do Memorial de Estrela é a variedade de objetos, que engloba livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios. “Isso para estimular as pessoas a doarem objetos que de alguma forma estão ligados a suas vidas que recebem um tratamento especial. Mais do que isso, queremos com o espaço estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que possam servir de testemunho para gerações futuras”, detalha.

O acervo do Memorial de Estrela é composto de objetos doados por pessoas que estão realmente interessadas em preservar a história. O material impresso recebido, tanto imagens, livros, livretos, calendários, documentos entre outros, são digitalizados. Tudo é disponibilizado para consulta e pesquisa da comunidade.

Todo acervo recebido é devidamente catalogado, e posteriormente utilizado em exposições internas. O material uma vez doado passa a ser de propriedade intransferível e inalienável do Memorial de Estrela. Os interessados em doar podem ligar para o telefone (051) 9.9520-6323 ou 3981-1089.

Nenhum comentário:

Postar um comentário