Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Ingrid Kist de Moraes realizou seu Estágio Patrimonial no Castelinho - Memorial de Estrela




Estrela-RS junho de 2021

Memorial de Estrela - A acadêmica Ingrid Kist de Moraes, do curso de História da UNIVATES, realizou seu Estágio Patrimonial no Castelinho, concentrado sua pesquisa no período de construção do Porto de Estrela, especialmente no ano de sua inauguração em 1977.

O Porto de Estrela, localizado no Rio Grande do Sul, foi construído entre os anos de 1975 e 1977, no governo do presidente Ernesto Geisel. Sua inauguração ocorreu em 10 de novembro de 1977, pelo então vice-presidente Adalberto Pereira dos Santos, entre outras autoridades e convidados.

A construção do entroncamento rodo-hidro-ferroviário do Rio Taquari foi executada em convênio entre Petrobras, Deprec (Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais) e CESA (Companhia Estadual de Silos e Armazéns). A Petrobrás se responsabilizou pelos encargos financeiros da obra e as demais pela fiscalização e implementação do projeto.

Saiba Mais

Para o diretor do Memorial de Estrela, Airton Engster dos Santos, é importante compreender que na vida diária se está produzindo uma memória sobre o tempo, grupo social e atividades em geral. “Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história.”

Uma das características do Memorial de Estrela é a variedade de objetos, que engloba livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios. “Isso para estimular as pessoas a doarem objetos que de alguma forma estão ligados a suas vidas que recebem um tratamento especial. Mais do que isso, queremos com o espaço estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que possam servir de testemunho para gerações futuras”, detalha.

O acervo do Memorial de Estrela é composto de objetos doados por pessoas que estão realmente interessadas em preservar a história. O material impresso recebido, tanto imagens, livros, livretos, calendários, documentos entre outros, são digitalizados. Tudo é disponibilizado para consulta e pesquisa da comunidade.

Todo acervo recebido é devidamente catalogado, e posteriormente utilizado em exposições internas. O material uma vez doado passa a ser de propriedade intransferível e inalienável do Memorial de Estrela. Os interessados em doar podem ligar para o telefone (051) 9.9520-6323 ou 3981-1089.

Nenhum comentário:

Postar um comentário