Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 20 de julho de 2021

BAU DO AIRTON 09

BAU DO AIRTON 09

Boas Lembranças:

Em agosto de 2002 o município de Estrela viveu a 2ª edição do BrotFest e do Festival do Folclore com a presença de 2 mil pessoas. O café colonial foi uma das principais atrações.

O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo (Smectur), no ginásio da Sociedade Ginástica (Soges).

O BrotFest reuniu padarias, casas especializadas e curiosos na arte de fazer pão, dos mais variados tipos e receitas. O evento proporcionou também um curso de pães para cerca de 100 pessoas.

Já o festival do folclore apresentou diversas culturas e tradições, através do canto e da dança.

Energia Elétrica na Cascata de Santa Rita

No dia 1º de julho de 1914 foi inaugurada a "illuminação electrica na Villa". A municipalidade de Estrela, representada pelo Intendente Manuel Ribeiro Pontes Filho de acordo com edital de concorrência, entregou a firma concessionária Ruschel e Irmãos a Cascata de Santa Rita, do Arroio Estrela, pelo prazo de dez anos para instalação de uma hidroelétrica.

A firma de Ruschel e Irmãos obrigou-se a fazer completa instalação para serviço de iluminação elétrica, pública e particular e fornecimento de energia para força motriz à Vila de Estrela.

A corrente elétrica até a entrada da Villa era de 3.000 volts, transformada em corrente contínua de 220 volts para sua distribuição.

O circuito de distribuição pública era inteiramente independente da particular, feita sem interrupção, quer nas noites escuras, quer nas noites de luar e durava sete horas no mínimo por noite.

A iluminação pública era feita por cem lâmpadas de filamento metálico. A Intendência Municipal pagava à firma de Ruschel e Irmãos, pela iluminação pública a quantia de cinco contos e quinhentos mil réis por ano.

Para iluminação particular a firma de Ruschel e Irmãos cobrava a taxa mínima mensal de seis mil réis por mês e vinte e cinco mil réis para os consumidores de força motriz. Nas taxas mínimas estavam incluídos os aluguéis dos contadores.

Em 1924 a hidroelétrica de Ruschel e Irmãos foi encampada pelo município de Estrela. Em 1957 foi repassada para a CEEE que a desativou. Nos anos seguintes serviu como área de lazer se constituindo no principal ponto turístico do município.

Nos primeiros anos do século XXI ficou estabelecida como área de preservação sendo proibida sua utilização até que uma empresa recebeu a concessão da Cascata da Santa Rita.

Nesta semana o prefeito Elmar Schneider rompeu a concessão e afirmou: "como a empresa depois de anos simplesmente deixou abandonada a Cascata não cumprindo os prazos previstos nos editais, nós através da Procuradoria rompemos a concessão e o patrimônio ambiental volta aos domínios do município".

Do Memorial de Estrela

Fotografia tirada pelo tenente Ignácio Corseuil do Tiro de Guerra 227, após parada realizada em 15 de outubro de 1916 em Estrela e na qual tomaram parte os Tiros 159 de Taquari e 208 de Bom Retiro do Sul. Ao fundo a antiga Casa Paroquial e o edifício do Banco Pelotense na Rua Pinheiro Machado, Centro de Estrela.

Click no Memorial

Maria Regina Volkmer de Estrela e João Felipe Volkmer Fell, Maria Viveiros Volkmer Fell, Letícia Viveiros Volkmer Fell e Fernanda Viveiros Volkmer Fell residentes no Rio de Janeiro, visitaram o Memorial de Estrela.

Comentaram sobre a vida e a obra do Cônego Sereno Hugo Volkmer, que que foi pároco em Estrela, onde também atuou como diretor da Escola Normal Rural Estrela da Manhã. Assumiu como secretário municipal de Educação, Cultura e Ação Social, em Estrela. Nasceu em 18 de janeiro de 1922, na Linha São Jacó, em Estrela. Faleceu em 16 de maio de 1987, em Feliz. Atuou em diversas paróquias no Rio Grande do Sul. Leva o nome da EMEF Cônego Sereno Hugo Volkmer de Estrela.

Um Bombeiro Quaraiense em Estrela

O estrelense Aristy de Oliveira Rodrigues doou ao Memorial de Estrela uma fotografia do seu pai, Aristides Martins Rodrigues, que atuou no Corpo de Bombeiros de Estrela entre 1966 e 1970. Nascido em Quaraí, formado em Santa Maria, se aposentou na Brigada Militar em 1978. Morreu em 2001. Em 1994 recebeu um troféu pela passagem do 30º aniversário do Corpo de Bombeiros de Estrela.

Aristy contou que seu pai sempre lembrava três ações que marcaram sua passagem pelo Corpo de Bombeiros: Afogamento de quatro freiras na ponte do Stangler do Arroio Estrela; Incêndio do Curtume Vier na Avenida Rio Branco; e Afogamento na Pedra Feiticeira no Rio Taquari.

Corpo de Bombeiros Militar - Corporação de combate ao fogo, estabelecida em Estrela, em 15 de dezembro de1964, na Rua Pernambuco n.º 315, no Bairro dos Estados, fone 193.

A Furiosa do Estrela da Manhã

O professor de História aposentado, Leônidas Erthal, em recente visita ao Memorial do município falou sobre a "Banda Furiosa" (foto de 1959), da Escola Estrela da Manhã.

A banda conseguiu os instrumentos musicais através do deputado federal estrelense, João Lino Braun, que destinou os recursos à Sociedade de Cantores Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio.

Segundo o historiador, as primeiras músicas tocadas pela banda foram Lampião de Gás e Marcha do Edi. Tendo como regente Edi Eidelwein as apresentações da Furiosa eram variadas: desfile cívico, hora cívica, Kerb da Paróquia Santo Antônio, Soges e solenidades diversas.

Os integrantes da Furiosa (foto):

1ª fila: Paulo Horn, Armínio Grings, Florindo Ferrari, Rui Inácio Balensifer, José Schmitz, Afonso Milton Mallmann e Alécio Franciosi.

2ª fila: Professor Roque Haussmann, Veríssimo Caumo, Alcide Brugnhera, Miguel Nelson Horn, Armínio Borelli, Luciano Chiarelli, Leônidas Erthal e Oscar Collet.

3ª fila: Geraldo Beneduzi, Ignácio Schneider, Luis Pruvinelli, Valmor Salami, Santo Cantú, Plínio Reche e Ulides Sbardelotto.

Frente: Professor Pedro Afonso Eith, Deputado Federal João Lino Braun e Padre Roberto Roncato

Leônidas Erthal:

Leônidas Erthal é professor estadual aposentado em Estrela e foi delegado adjunto da 3ª CRE, pesquisador, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari. Nascido em Roca Sales em 04 de abril de 1943.

O NG noticiou:

O Jornal Nova Geração noticiou na edição de 17 de julho de 1981 (há 40 anos), que a professora Ledi Schneider tomou posse como Delegada de Educação de 3ª DE de Estrela, quando lhe foram prestadas homenagens na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

Há 50 Anos em Estrela:

No mês de julho de 1971, em sessão especial da Câmara de Vereadores realizada no salão nobre da Sociedade Ginástica, o presidente do Banco do Brasil, Nestor Jost, foi agraciado com o título de Cidadão Estrelense, na presença do Presidente da Petrobrás na época, Ernesto Geisel que mais tarde viria a ser o Presidente do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário