Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 31 de julho de 2021

Estrela-RS - Inauguração do prédio do Banco do Brasil em 1971





No dia 30 de julho de 1971 (há 50 anos), o jornal Nova Geração publicou um suplemento especial sobre a inauguração do atual prédio do Banco do Brasil.

O BB instalou sua primeira agência em Estrela em 20 de maio de 1959, para atender ainda os municípios de Bom Retiro do Sul, Paverama e Roca Sales. O primeiro endereço foi na Rua Floriano Peixoto, prédio onde funcionava a empresa Kilpp - Veículos. Enio Antonio Thimming foi o primeiro gerente que iniciou os trabalhos com sete funcionários.

Em 1º de janeiro de 1960, na gerência de Hélio Guimarães, a agência transferiu-se para o prédio localizado na Rua Borges de Medeiros. Em 30 de julho de 1971 foi inaugurada a atual agência na esquina das ruas Borges de Medeiros e Ernesto Alves, no Centro. Na época o gerente era Nilo Fensterseifer.

Testemunha da História do BB:

O bancário aposentado Renato Braga de Azevedo nasceu em Seberi em 26 de dezembro de 1946. Veio morar em Estrela com 12 anos. Seu pai Jovino Ferreira de Azevedo atuava profissionalmente como barbeiro no antigo abrigo da Praça Menna Barreto e a mãe Áurea Braga de Azevedo era costureira. A família residia no porão do Castelinho (atual Memorial de Estrela), naquela época residência particular.

Em 1964 Braga concluiu sua formação como "professor zona rural" no Colégio Estrela da Manhã, realizando estágio na Escola Estadual Nicolau Müssnich. Fez o curso de Técnico em contabilidade no antigo Ginásio Industrial.

Seu primeiro emprego foi no Banco do Comércio por três anos. Depois passou no concurso do INPS e em 1969, como exímio datilógrafo realizou o concurso para o Banco do Brasil onde iniciou sua trajetória com apenas 22 anos de idade, se aposentando em 1994. Neste período passou ainda pelas agências do BB de Porto Alegre e Lajeado.

Ao encontrar o suplemento especial da inauguração do prédio do BB de Estrela ocorrido em 1971, publicado no Jornal Nova Geração, do acervo do Memorial de Estrela, Braga se emocionou. Lembra que todos os cerca de 100 funcionários na época ficaram muito motivados com a nova agência e com os equipamentos tecnológicos, de última geração, que foram colocados à disposição da equipe.

Texto: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário