Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Noeli Pacheco da Silva acompanhada do esposo Nilson da Silva e do filho Giovanni Luis da Silva visitaram o Memorial de Estrela





Estrela-RS julho de 2021

A acadêmica Noeli Pacheco da Silva acompanhada do esposo Nilson da Silva e do filho Giovanni Luis da Silva visitaram o Memorial de Estrela, em busca de material sobre o cinema nacional. 

Após verificar o conteúdo do acervo, Noeli, que faz o curso de Pedagogia na Ulbra - Polo de Lajeado, produziu um vídeo no Castelinho sobre a vida e a obra do cineasta estrelense, Alberto Ruschel, para a disciplina de audiovisual.

Alberto Ruschel

O estrelense Alberto Ruschel foi ator, diretor, produtor e roteirista de cinema. Nascido em 21 de fevereiro de 1918 na comunidade de Arroio do Ouro em Estrela, estudou os primeiros anos do primário no Colégio Santo Antônio e após foi para Porto Alegre, onde ficou até o início da década de 40 quando mudou-se para o Rio de Janeiro.

Levado à carreira cinematográfica como cantor (era integrante do conjunto vocal Quitandinha Serenaders) e pela estampa de galã, Alberto Manuel Miranda Ruschel, nunca abriu mão da qualidade nos filmes.

Fixou-se em São Paulo e na produtora de cinema Vera Cruz, deu um grande impulso para a sua carreira, atuando no filme "O Cangaceiro" (1953) que viria a estabelecer definitivamente, ganhando a Palma de Ouro em Cannes.

Quando morreu em 18 de janeiro de 1996, Alberto Ruschel, aos 77 anos, vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Saiba Mais

Para o diretor do Memorial de Estrela, Airton Engster dos Santos, é importante compreender que na vida diária se está produzindo uma memória sobre o tempo, grupo social e atividades em geral. “Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história.”

Uma das características do Memorial de Estrela é a variedade de objetos, que engloba livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios. “Isso para estimular as pessoas a doarem objetos que de alguma forma estão ligados a suas vidas que recebem um tratamento especial. Mais do que isso, queremos com o espaço estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que possam servir de testemunho para gerações futuras”, detalha.

O acervo do Memorial de Estrela é composto de objetos doados por pessoas que estão realmente interessadas em preservar a história. O material impresso recebido, tanto imagens, livros, livretos, calendários, documentos entre outros, são digitalizados. Tudo é disponibilizado para consulta e pesquisa da comunidade.

Todo acervo recebido é devidamente catalogado, e posteriormente utilizado em exposições internas. O material uma vez doado passa a ser de propriedade intransferível e inalienável do Memorial de Estrela. Os interessados em doar podem ligar para o telefone (051) 9.9520-6323 ou 3981-1089.

Nenhum comentário:

Postar um comentário