Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Aristy de Oliveira Rodrigues doou ao Memorial de Estrela uma fotografia do seu pai, Aristides Martins Rodrigues


Estrela-RS julho de 2021

O estrelense Aristy de Oliveira Rodrigues doou ao Memorial de Estrela uma fotografia do seu pai, Aristides Martins Rodrigues, que atuou no Corpo de Bombeiros de Estrela entre 1966 e 1970. Nascido em Quaraí, formado em Santa Maria, se aposentou na Brigada Militar em 1978. Morreu em 2001. Em 1994 recebeu um troféu pela passagem do 30º aniversário do Corpo de Bombeiros de Estrela.

Aristy contou que seu pai sempre lembrava três ações que marcaram sua passagem pelo Corpo de Bombeiros: Afogamento de quatro freiras na ponte do Stangler do Arroio Estrela; Incêndio do Curtume Vier na Avenida Rio Branco; e Afogamento na Pedra Feiticeira no Rio Taquari.

Saiba Mais

Para o diretor do Memorial de Estrela, Airton Engster dos Santos, é importante compreender que na vida diária se está produzindo uma memória sobre o tempo, grupo social e atividades em geral. “Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história.”

Uma das características do Memorial de Estrela é a variedade de objetos, que engloba livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios. “Isso para estimular as pessoas a doarem objetos que de alguma forma estão ligados a suas vidas que recebem um tratamento especial. Mais do que isso, queremos com o espaço estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que possam servir de testemunho para gerações futuras”, detalha.

O acervo do Memorial de Estrela é composto de objetos doados por pessoas que estão realmente interessadas em preservar a história. O material impresso recebido, tanto imagens, livros, livretos, calendários, documentos entre outros, são digitalizados. Tudo é disponibilizado para consulta e pesquisa da comunidade.

Todo acervo recebido é devidamente catalogado, e posteriormente utilizado em exposições internas. O material uma vez doado passa a ser de propriedade intransferível e inalienável do Memorial de Estrela. Os interessados em doar podem ligar para o telefone (051) 9.9520-6323 ou 3981-1089.

Nenhum comentário:

Postar um comentário