Desde o início, quando os imigrantes alemães vieram para a região, começaram a criar um sistema organizado de escolas, com ensino gratuito e obrigatório e com baixo índice de analfabetismo. Porém, ainda assim não era um privilégio de muitos. A solução dada por esses imigrantes foi criar em sistema de mutirão, a construção de uma escola junto à igreja de Confissão Luterana, que pudesse proporcionar um ensino de qualidade. Assim, surge a Escola Paroquial, organizada e mantida pela Comunidade Evangélica local.
Muitos foram os percalços e a necessidade de adequação às regras e à legislação que se seguiram durante os anos seguintes, mas a Escola Paroquial seguiu com a tarefa de prover e difundir educação e cultura entre a comunidade. Gradativamente os cursos foram implementados, ajustando-se ao crescimento e ao progresso inerentes ao processo.
Hoje, o Colégio Martin Luther orgulha-se em oferecer desde a formação das séries iniciais, passando pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e pelos cursos técnicos que qualificam profissionais e contribuem para o desenvolvimento regional.
Fotos: Airton Engster dos Santos
Fotos: Airton Engster dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário