Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 27 de janeiro de 2018

Augusto Frederico Markus


Augusto Frederico Markus - O Prefeito do Cascalho

Nome de avenida em Estrela-RS, conforme Lei nº 1.817, de 1983, no Bairro das Indústrias, onde se localiza o Porto Fluvial de Estrela. A inauguração da rua reuniu membros da família e convidados conforme fotos anexadas na página. 

É uma homenagem ao empresário comercial, conselheiro municipal, último intendente, primeiro prefeito, tabelião e coronel da Guarda Nacional em Estrela. Iniciou como comerciante, nas décadas de 1910-1920, com casa comercial na Picada Varanda. 

Conforme conta o professor José Alfredo Schierholt, em 1920, foi eleito conselheiro municipal pelo Partido Republicano Rio-grandense, com mandato 1920 a 1924. Coronel da Guarda Nacional, foi tabelião. Em 1928, foi eleito intendente, administrando Estrela de 1928 a 1930, perdendo este título, mas prosseguindo no governo com o título de prefeito nomeado, até 1934. 

Retornou a ser nomeado prefeito, de julho a novembro de 1945 e, numa terceira administração, de março de 1946 a dezembro de 1947. Tinha a alcunha de "Cascalhe-Markus" por extrair cascalhos do Taquari e tapar os atoleiros nas estradas. 

Em pleno exercício como prefeito, foi nomeado pelo decreto n.º 4.999, de 1932, assinado pelo interventor Flores da Cunha, para o ofício de tabelião do Registro de Imóveis de Estrela. 

Sua filiação e graduação na Maçonaria lhe trouxe vantagens e apoio em suas realizações.

Foi primeiro presidente do Rotary Clube de Estrela, fundado em 1949, e presidente da Soges, em 1940 e 1946. Nasceu em 15 de julho de 1890 e morreu em Estrela no dia 11 de novembro de 1977.

Filho de Geraldo e Cristina Markus, casado com Joana Beckmann, cuja filha Lucy foi casada com o presidente Ernesto Geisel. Os demais filhos do político são: Osmar Bruno, Arno e Ruth

O casal Geisel com a filha Amália estiveram no velório e sepultamento do ex-intendente e ex-prefeito Augusto Frederico Markus.

O governador do Estado Sival Guazzelli e esposa, ministro Trabalho Arnaldo da Costa Prieto, deputados estaduais e federais além de outras autoridade fizeram-se presentes aos funerais. O sepultamento ocorreu no Cemitério Evangélico de Estrela.

O prefeito de Estrela na ápoca, Hélio Musskopf, além de comparecer aos atos fúnebres, decretou luto de três dias no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário