Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 1º de abril de 2016


Univates:

A Univates, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates), realiza, no dia 13 de abril, o II Seminário de Interação Tecnológica Universidade-Empresa (Situe). O evento, que acontece no auditório do Prédio 7, é destinado a empresários e colaboradores de empresa ligadas ao agronegócio, produtores rurais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e demais interessados.

O Situe é um seminário com debate voltado às tecnologias e inovação para o setor leiteiro, trazendo temas como conforto animal, dieta total, interação universidade-empresa e tendências para o setor. Além disso, o evento, que será realizado das 9h às 22h30min, tratará de questões relativas à propriedade intelectual e apresentará os projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados no Tecnovates.

Vale do Taquari:

As provas do concurso público e seleção específica da Prefeitura de Paverama serão aplicadas neste domingo, dia 3. Ao todo, 110 candidatos se inscreveram para disputar 6 vagas oferecidas em cargos de nível fundamental, médio e superior.

Serão aplicadas as provas para os cargos de monitor educacional, instalador, servente/merendeira e professor de séries finais do ensino fundamental na disciplina de inglês e Seleção Específica para agente de endemias.

Está marcado paras as 8h30 na Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, Rua Emiliano Dias Siqueira, nº 108 - Bairro Centro, Paverama/RS, o início da aplicação das provas.

O candidato deverá apresentar-se no local com meia hora de antecedência do horário de início das provas, munido de documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta.

Rio Grande do Sul:

A 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deferiu, nesta quinta-feira, um agravo de instrumento impetrado pelo município de Porto Alegre e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e cassou, em definitivo, a liminar que suspendeu, em fim de fevereiro, o aumento das passagens de ônibus na Capital.

A decisão, sem efeito prático, reforça a que já havia sido tomada, na segunda-feira passada, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, e que permitiu às empresas retomarem o valor reajustado da passagem, de R$ 3,75 para os ônibus, e de R$ 5,60 para os lotações.

Brasil:

O governo federal autorizou a indústria farmacêutica, a partir desta sexta-feira, a reajustar os preços de cerca de 19 mil medicamentos, em até 12,5%. Pela primeira vez em dez anos o aumento ocorre acima da taxa de inflação que alcançou a marca de 10,36% em 12 meses até fevereiro.

De acordo com o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira, se o consumidor verificar aumentos em valores muito acima dos previstos pode encaminhar denúncia ao órgão municipal, informando o preço pago anteriormente e o valor praticado a partir de amanhã.

Mundo:

A ONU indicou nessa quarta-feira ter recebido novas denúncias de casos de abusos sexuais cometidos por soldados franceses na República Centro-africana.

As autoridades francesas foram informadas que uma equipe da ONU recebeu denúncias de que soldados franceses teriam forçado meninas a realizar atos sexuais em troca de dinheiro, segundo uma fonte das Nações Unidas.

Os casos denunciados sobre violências sexuais teriam ocorrido entre 2013 e 2015 na prefeitura de Kemo, Nordeste de Bangui.

Uma equipe da ONU foi enviada ao local para investigador os fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário