Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 5 de abril de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 06 de abril de 2016



Em ato a ser realizado nesta quinta-feira (7), às 11h30min, na sede do Geraldense, o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, assinará a ordem de início de serviço para a pavimentação da Estrada Municipal Fredolino Wietholter, em Linha Geraldo. A obra será executada pela empresa Conpasul, vencedora da concorrência. Serão pavimentados quatro quilômetros, trecho que começa na Estrada Otto Osterkamp em direção à ERS-129, com recursos do Pimes Badesul. 

A obra está orçada em R$ 2.994.460,19 e compreende a pavimentação, drenagem e sinalização. Mallmann destaca que esta é mais uma meta do Governo de Estrela que está sendo concretizada e que vem contribuir para o fortalecimento do meio rural. Ressalta a importância do asfaltamento, que vai melhorar as condições para o escoamento da produção de leite, suínos e frangos, e para as agroindústrias localizadas naquela área. 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ruth Markus Huber, do Loteamento Popular, Bairro Boa União, propõe uma ação solidária em benefício do Hospital de Estrela, com o tema: “Ruth na corrente do bem, participe você também.” Ao longo deste ano letivo será desenvolvido o projeto global “Viva com saúde e seja feliz”, quando serão elaboradas diversas ações com o objetivo de envolver os alunos e comunidade escolar.

Entre as ações, está uma campanha em benefício ao Hospital Estrela, visando sensibilizar a comunidade local sobre a importância da promoção da saúde como fruto da responsabilidade e comprometimento de todos. Estão sendo distribuídos folhetos contendo um termo de autorização para contribuição espontânea, onde os interessados poderão preencher com seus dados, assim como o valor da doação mensal, que será debitada automaticamente na fatura da energia elétrica. Os mesmos deverão retornar à escola que fará o repasse ao hospital. 

Um acordo firmado pelo Governo de Estrela e moradores do Jardim das Pedras vai ampliar o número de ruas a serem pavimentadas no loteamento. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta quinta-feira (31), com a presença do prefeito Rafael Mallmann e do secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann. Inicialmente cinco ruas receberiam a melhoria, através do PAC : Topázios, Esmeraldas, Ágatas, Cônego Hillesheim e Josefina Diel. Mallmann explicou que a prefeitura estava aguardando a execução da rede de esgoto pela Corsan, que havia assumido este compromisso quando da renovação da concessão. No entanto, a companhia informou que não tem condições financeiras de implantar a rede. 

Com isto, e tendo em vista que as ruas já foram inclusive licitadas, o Executivo propôs que os moradores assumissem a construção das calçadas – prevista no projeto do PAC - e a colocação de filtros para a ligação do esgoto. Com isto, segundo o prefeito, com a sobra de recursos de outras obras e do passeio, será possível aumentar o número de ruas a serem pavimentadas, o que será definido com a reelaboração do projeto. “Não queremos abrir mão do Loteamento Jardim das Pedras e queremos avançar”, enfatizou o prefeito, informando que as obras vão contemplar também drenagem e sinalização horizontal e vertical. 

Na ocasião, moradores aproveitaram para apresentar reivindicações ao município, que já estão sendo encaminhadas pelo prefeito aos setores competentes para providências. Os pedidos envolvem a maior sinalização; colocação de redutores de velocidade; limpeza de valos e de terrenos baldios e esgoto. Mallmann informou que a intenção do Governo é implantar uma nova estação de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário