Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 9 de março de 2018

Roca Sales está em festa -7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa




Roca Sales está em festa

Roca Sales – Na noite desta sexta-feira (09), a cidade da Amizade abriu oficialmente a 7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa. O evento, que segue até o próximo domingo (11), no Centro Social Urbano, quer divulgar o potencial de Roca Sales, fomentar a economia local e regional, a piscicultura, e, além disso, proporcionar momentos de lazer, diversão e integração.

Conforme a coordenadora de cultura, turismo e eventos de Roca Sales e presidente do evento, Marlisa Sartori Bratti, este é o maior evento do município. “Foram meses de planejamento, muito trabalho, com pessoas empenhadas para que tudo isso acontecesse. As parcerias foram fundamentais, por isso agradeço a todos que se envolveram, os patrocinadores, os apoiadores e as empresas que estão expondo. Esta é uma oportunidade para mostrar a hospitalidade e a pujança do comércio, indústria e serviços e, com isso ampliar os clientes e alavancar as vendas. É uma oportunidade de conhecimento, encontro, lazer, gastronomia e shows variados”.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Gilvani Bronca, destacou que a feira iniciou no final da década de 80, como feira do peixe, e foi se expandindo. Parabenizou os envolvidos e ressaltou que a Câmara é parceira por acreditar no potencial de Roca Sales e apostar em cada cidadão.

O Deputado Estadual Edson Brum parabenizou todas as mulheres pela passagem do dia e também a comissão organizadora pelo evento. Falou da importância da feira e se colocou à disposição de Roca Sales e da Região. No mesmo sentido, o Deputado Federal, Cajar Nardes, destacou o capricho e a boa vontade das pessoas que moram na cidade e na região.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS, o Deputado Estadual, Maurício Dziedricki elogiou a organização. “Todos estão reunidos para mostrar o melhor produto e a melhor produção. Esta integração ocorre num período em que os municípios passam por dificuldades. A ExpoRoca não pode parar, e, além disso, é muito importante a gestão participar da execução de um espaço como esse. Roca Sales está vestida para festa, com prefeitos da região irmanados trocando ideias e mostrando que o gaúcho pode mais”.

O Prefeito Amilton Fontana, destacou que não é fácil fazer eventos na situação em que o país está vivendo. “É um evento para se dar as mãos. Nós não podemos deixar de mostrar o potencial do município e fazer muito mais e melhor. Com certeza o evento vai ser um sucesso, preparado com muito carinho”.

Feira do peixe

Conforme o extensionista da Emater de Roca Sales, Deoclesio Piccoli, em torno de 18 mil quilos de peixes, entre venda e utilização no restaurante, estão sendo colocados para a comercialização. “As carpas podem ser adquiridas vivas ou abatidas. A aquisição poderá ser feita das 10h à 17h no sábado e domingo”, explica Piccoli.

O piscicultor Sigmar Scheer tem frigorífico há sete anos. Na feira ele está comercializando peixe inteiro, cortes, filés e peixes desfiados. “É uma forma de ajudar no desenvolvimento de Roca Sales e, além disso, a feira também é um momento para divulgar o nosso trabalho”, comenta Scheer. 

Gastronomia

A praça de alimentação está localizada próxima do palco de shows. O evento conta com nove pontos de venda que oferecem crepes, churros, hambúrgueres, espetinhos, sorvetes, picolés, batata chips, morangos, e lanches em geral (xis, cachorro-quente, pastel) e ainda lanches à base de peixe (bolinho, pastel, peixe frito em vários cortes). A grande novidade desta edição é o Buffet Zanatta que comandará o restaurante. Nele haverá vários pratos à base de peixe.

Espetáculo Teatral abriu as atividades do primeiro dia

O primeiro dia do evento iniciou com o Espetáculo Teatral “Viagem à Cidade da Amizade”. A programação seguiu com o Encontro de Primeiras-Damas e Soberanas; reunião AMVAT; visitação à feira; apresentação do Coral Municipal de Roca Sales e do grupo de Dança Alemã Freundtauzgruppe; da OCLAJE e da Banda Karma.

O teatro, que foi encenado por crianças que frequentam o Cras, abordou a história de Roca Sales e do moinho, uma das primeiras construções do município. Conforme a secretária de educação e cultura, Liane Werner Capalonga, três escolas da rede municipal, uma escola particular e uma estadual prestigiaram a apresentação, o que totalizou cerca de 250 crianças acompanhadas de seus professores. 

A senhora Isolde Alebrandt (66) aproveitou a oportunidade para assistir a neta que se apresentou. “Foi muito bonito. Uma boa iniciativa para envolver as crianças”. A neta, Camila Alebrandt (11), ficou muito contente com a presença da avó na plateia. “Foi emocionante contar um pouco da história de Roca Sales. Fiquei muito nervosa. Nós tivemos mais de um mês de ensaio, mas deu tudo certo”.

A programação segue com as seguintes atrações:

10/03/18 | sábado

8h30min Reunião AVAT | Local: Câmara de Vereadores

9h Abertura da visitação à Feira

11h Tenda Cultural – Dança Alemã Freundtanzgruppe

13h Tenda Cultural – Grupo Bandoneóns ao vivo

14h Resgatando amizades através da cultura com a Banda Choppão

16h Celebration Band com desfile de moda

19h Tenda Cultural – Grupo Bandoneóns ao vivo

20h Luan Ludwig

21h DJ Natan

22h Encerramento da visitação à Feira

23h Show Nacional GUILHERME & SANTIAGO

11/03/18 | domingo

8h30min Missa

9h Abertura da visitação à Feira

10h Show com Padre Ezequiel Dal Pozzo

11h Dança Alemã Freundtanzgruppe

13h Festival Kids – atração infantil

14h Metamorfose Multishow

15h Banda Brilha Som

16h30min Coral Municipal de Roca Sales

17h Tchê Guri

18h Encerramento da visitação à Feira

A 7ª ExpoRoca e 10ª Fecarpa ocorre de 09 a 11 de março. O evento é uma realização da Administração Municipal de Roca Sales juntamente com a CIC Roca Sales. A organização é da Lume Eventos e conta com o patrocínio de Lojas Benoit, Ervateira Rei Verde, Sicredi, Banrisul, BRDE e apoio da Fecundo, Transportes Koste, Pretto Veículos, Supra Insumos e Qualipel.

Legenda das fotos:

Marlisa destacou a importância das parcerias

Prefeito ressaltou que a feira é uma oportunidade para Roca Sales mostrar o seu potencial

Coral Municipal cantou o Hino Nacional e o Hino à Roca Sales

Crédito: Joice Freisleben



Nenhum comentário:

Postar um comentário