Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 12 de março de 2018

Os Rakowsky em Estrela
























Os Rakowsky em Estrela

Conforme passaporte do Reich Alemão de Gertrud Rakowsky acompanhada do filho Herbert Rakowsky chegaram ao Brasil em 18 de julho de 1925, na Hospedaria dos Imigrantes, Ilha das Flores, Rio de Janeiro. Mãe e filho seguiram para o município de Estrela para unir-se ao marido, Frederico  Rakowsky, que já residia no Rio Grande do Sul. A família Rakowsky oriunda de Königsberg Alemanha.

Königsberg capital e centro cultural e econômico da Prússia e grande cidade mais ao leste e norte do Império Alemão. Severamente destruída após dois grandes bombardeios aéreos britânicos em 1944, a cidade foi invadida em abril de 1945 após luta pesada, caindo no domínio do Exército Vermelho. Num primeiro momento, vindos para o Brasil, os Rakowsky ficaram livres da 2ª Guerra Mundial que iniciou em 1939.


Frederico  Rakowsky era construtor de pontes e empresário industrial em Estrela. Em 1926, fundou uma fábrica de cadeiras. Mas sua especialidade era construir obras em madeira, como casas grandes, salões de baile, cinema e pontes. 

Construiu as pontes sobre os arroios Estrela, Cascata, Corvo, Beija-Flor, apenas para citar obras em Estrela. Nasceu em  13 de fevereiro de 1895, morreu em 09 de novembro de 1970, sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela, ao lado de Gertrud Rakowsky nascida 19 de março de 1901, morreu em 06 de dezembro de 1983.

O comerciante Carlos Frederico Rakowsky, mais conhecido por Fritz, é casado com Geni Rakowsky, possuem dois filhos Carla e Samuel. 

Disse que seu pai imigrante alemão, Herbert Rakowsky, nascido em 02 de novembro de 1923, era carpinteiro em Estrela, casado com Norma Rakowsky. Afirmou que Herbert gostava muito de pescaria atividade herdada por ele. Fritz lembrou ainda da sua tia Lola Rakowsky.

Fritz nos cedeu documentos originais de seus avós e pai onde percebemos que embora longe da 2ª Guerra Mundial, e suas conseqüências na Europa, os Rakowsky tiveram alguns dissabores em Estrela em virtude de sua nacionalidade alemã.

A Secção de Serviço Secreto e Controle de Viagens expediu cartão de "Salvo Conduto", em 1942, para deslocamento e moradia no Brasil.

Foi feito levantamento dos bens dos Rakowsky, mais do que propriedades,  especialmente rádio, máquina fotográfica ou ótica. A paranoia da grande Guerra fazia suas vítimas no Brasil, especialmente nas comunidades de colonização alemã. 


Desde 1939, início do conflito, o Brasil assumiu uma posição neutra na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil na época era Getúlio Vargas.

Porém, esta posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). A partir dai, os excessos cometidos contra os imigrantes alemães foram condenáveis no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário