Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 16 de julho de 2011

Calor atípico para o inverno no RS - 16 de julho


Após uma sexta-feira de calor atípico para o inverno, a nebulosidade aumenta neste sábado e a chuva atinge boa parte do Rio Grande do Sul. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens do Centro para o Norte. A precipitação, que começa desde cedo no Sul e no Oeste, toma conta do Estado até o fim do dia. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte e temporais de granizo ou vendavais em pontos isolados no decorrer do sábado. 

Antes de chover, o ar estará abafado com vento Norte, que pode soprar com rajadas fortes em pontos do Centro e do Norte do Estado, como na região de Santa Maria. A frente quente que avançou de Norte para Sul no Estado, trazendo volumes altos de chuva de até 114,5 mm em São Leopoldo e 110,4 mm em Porto Alegre em apenas 30 horas, já causava chuva intensa no Uruguai nesta sexta. Este sistema frontal no Prata retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana, como frente fria, já que será deslocado por massa de ar polar na Argentina. 

Ao avançar pelo Estado neste sábado, pode provocar chuva forte isolada e temporais. O vento Norte, que pode soprar intenso na área de Santa Maria e pontos da Metade Norte por corrente de vento (jato) em baixos níveis da atmosfera, traz risco de queda de árvores e falta de luz.A maior preocupação é com o domingo, quando a frente ganhará força na Metade Norte. A MetSul alerta para chuva intensa do Centro para o Norte do Estado, com potencial de causar alagamentos, deslizamentos de terra, queda de barreiras em rodovias, subida de rios e córregos.

Fonte Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário