Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 23 de julho de 2011

Enchente Rio Taquari - Colinas-RS

Enchente Rio Taquari - Colinas-RS

O município de Colinas viveu uma de suas maiores enchentes de sua história. A cidade amanheceu, na quinta-feira, dia 21, com as águas invadindo residências, ruas, estradas, praças, empresas e deixando a Cidade Jardim sem acesso. No baixar das águas, a surpresa desagradável, a força das águas levou parte da pavimentação asfáltica da RS 129 deixando o município sem seu acesso principal. A Administração Municipal vai decretar situação de emergência.
63 famílias foram atingidas pelas águas do Rio Taquari em suas residências. Os desabrigados ficaram no Ginásio Municipal e os desalojados em residências de familiares ou amigos. Conforme as águas foram baixando, nesta sexta-feira, os moradores foram limpando suas casas e retornando ao lar. Ainda havia em torno de 20 famílias, entre desalojadas e desabrigadas, no final da tarde desta sexta. Os moradores mais atingidos foram da Rua Reinoldo Willrich e da Rua Fernando Ferrari. Também as águas invadiram algumas residências da Rua General Osório e da Rua Parobé.
A Praça dos Pássaros também foi atingida pela cheia. A praça recentemente foi remodelada. Estradas do interior foram danificadas. Parte dos trilhos de trem – na Linha Roncador - foi arrancado pela correnteza.
Lavouras foram atingidas pela enchente. A agricultura é a força econômica de Colinas, correspondendo por 85% da arrecadação. A Administração Municipal está fazendo o levantamento dos prejuízos nas lavouras, nas residências, nas empresas, nas estradas e em todas as situações que foram atingidas por uma das maiores enchentes da história de Colinas.
As aulas foram suspensas na sexta-feira, pois os acessos estavam bloqueados.
No domingo, acontecerá a abertura dos jogos da 10ª Copa Sul Brasileira de Futebol e se estende até dia 30 de julho. A praça de esportes do Rui Barbosa, que será sede da abertura dos eventos, também estava abaixo de água. Agora é trabalho dobrado que a Administração Municipal terá para deixar tudo em dia para receber mais de 90 equipes do RS, SC e PR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário