Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 16 de julho de 2011

Rádio Alto Taquari - 63 Anos - Ex-Comunicadores marcam a data
















Rádio Alto Taquari – 63 Anos

Ex-Comunicadores realizam evento para marcar a data

Para marcar os 63 Anos da Rádio Alto Taquari de Estrela, os ex-funcionários e ex-comunicadores da emissora se reuniram para uma confraternização no sábado dia 16 de julho.

Sob a Coordenação de Alexandre dos Santos, os convidados foram recepcionados  na Sede Campestre da Sociedade Rio Branco.

Momento de homenagens, muitas lembranças, brincadeiras, suculento churrasco e até um bolo para marcar o reencontro dos profissionais que marcaram época na AM 820.


Marcaram presença no evento

Alexandre N. E. dos Santos
Joilson Marcelo Pereira
José Otávio Deves
Milton Fernando Weizenmann
Inácio Schimitt
Clori Borges
Luís Carlos Fell
Marile Pletsch
Paulo Rogério Tavares
Erci Dörr (Sissi)
Marlice Wickert
Mariana Bechert
Bolivar Neto
João Pedro Stacke
Paulo Quevedo
Gerson Teixeira
Jonas Klein
Egídio Caye
Fábio Wickert
Alice Dannebrock
Taís Loewe
Paulo Finck
Fernando Joris
Tiago Cardoso
OBS: Os dois últimos ainda trabalhando na emissora.
Acompanhados de seus familiares.

A História da Rádio Alto Taquari

Em 10 de julho de 1948, na presença de autoridades municipais e estaduais, há 60 anos, inaugurava-se a pioneira emissora Rádio Alto Taquari de Estrela. A primeira no Vale do Taquari.

O projeto foi idealizado por Arnaldo Ballvé, juntamente com empreendedor, Adão Henrique Fett, mesmo sendo pequena a comunidade com poucos receptores de rádio.

Os estúdios da Rádio Alto Taquari, funcionavam inicialmente nos altos do prédio da Importadora Alto Taquari de propriedade de Adão Henrique Fett, transferindo-se na década de 60 para o Abrigo Municipal, localizado na praça Menna Barreto.

Desde 1974, a Rádio opera no 2º andar do Edifício Princesa, na Rua Fernando Abott, no centro do município.

O parque dos transmissores funcionou inicialmente no moro do Colégio Martin Luther. Em 1972 a emissora adquiriu uma área na chacrinha em Arroio do Ouro, onde está instalada a antena. Um prédio no local abriga os transmissores.


A Rádio Alto Taquari, teve ao longo de sua história três prefixos ZYN 9, ZYH 81 e ZYK 241. A potência da emisora também teve uma evolução constante 100 watts, 250 watts, 1.000 watts e 5.000 watts.

Alguns nomes fizeram e fazem parte da história dessa emissora: Paulo Amaro Salgado, que, na condição de Diretor do Grupo Emissoras Reunidas, teve importante participação no momento de decidir pelo Município de Estrela para a instalação da Rádio, da qual veio a ser o primeiro gerente.

Os primeiros locutores esportivos da Rádio foram Afonso Reis e Oscar Chaves Garcia – pai do jornalista da Rede Globo Alexandre Garcia. Foi Oscar Chaves Garcia que recuperou as tradições germânicas dos bailes de kerb na região, das gildas e dos gols espichados. 

Ataíde Ferreira, grande locutor e excelente cantor. Apresentou, em parceria com Antonio Carlos Porto, o primeiro programa de auditório, que se chamava Bazar de Novidades, que ia ao ar após as missas de domingo, lotando as dependências da Rádio. O programa lançou muitos artistas locais, e Ataíde Ferreira ocupou, depois, por longo período, o cargo de gerente da emissora.

Antônio Carlos Porto, grande comunicador, construiu sua sólida reputação com trabalho sério e competente. Fez sucesso na Rádio Alto Taquari, transferindo-se depois para Porto Alegre. Adolfo Ziebell, gerente e músico, deu início às danças tradicionais do Festival do Chucrute na década de 60.

Da equipe do rádio-teatro participaram Eunice Lopes, Miss Estrela e Vale do Taquari; Neli Lenhardt, também produtora de programas da Rádio; e Beatriz Porto, irmã de Antônio Carlos Porto.

Grandes locutores, que abrilhantaram o quadro da emissora, Petrônio Cabral, Sérgio Zambiasi, João Carlos Terlera, Walmor Bergesch, Érico Sauer, Odone Neves, Renato Paz, Adauto Azevedo e Gerson Teixeira.

 Outros nomes que passaram pela emissora e ligados a comunicação no Vale do Taquari: Oswaldo Carlos van Leeuwen, hoje, consagrado empresário, é proprietário do Jornal O Informativo do Vale.

Também o jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, Diretor e Editor do conceituado Jornal Folha de Estrela.

Gerentes com excelente atuação pode-se destacar os Srs. Waldir Sudbrack, Vilmar Borges de Quevedo, Luiz Alberto Vargas, Silva Filho, Luiz Carlos Freitag e Lauro Schmitt, além de Alice Dannebrock, a primeira mulher a ocupar o cargo na emissora.
 
Preservando as tradições dos colonizadores, a Rádio Alto Taquari sempre se destacou por promover, além de uma programação de alto nível, grandes eventos sociais, esportivos e culturais, valorizando os artistas locais e promovendo a integração da comunidade. Programas de auditório, shows, Festa de Maio – Femai, com apoio do Município, grande exposição, feira, com centenas de expositores e atrações especiais, comemorativa ao aniversário de Estrela. Concursos de beleza, como a Rainha das Praias do Taquari e o Baile das Debutantes, mais tarde assumido pela Soges, o Festival da Criança, e ainda, Chegada do Papai Noel, são exemplos de alguns eventos já promovidos pela Rádio.

O apoio às promoções de outras entidades em acontecimentos esportivos, bailes especiais, noite de cultura, comemorações cívicas e exposições, comprova a integração, a harmonia, a sintonia existente entre a emissora e a comunidade do Vale do Taquari. 

Conta com uma equipe de profissionais de altíssimo nível, que atua com entusiasmo e competência, registrando fatos e acontecimentos da Região e levando ao ouvinte musica, esporte e informação. Os profissionais dessa emissora estão sempre atentos aos anseios da comunidade.
 
Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
Estrela-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário