Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Notícias Vale do Taquari - 28 de julho

Visite o Vale do Taquari

No início desta semana o prefeito de Encantado, Paulo Costi, e o vice José Callvi, estiveram em Porto Alegre, solicitando ajuda do Governo do Estado, em função dos prejuízos causados pela enchente da semana passada, que atingiu 12 bairros, deixando 450 famílias desalojadas. Costi e Calvi, que contaram com apoio de asssessores do deputado Ronaldo Santini (PTB), foram recebidos em diversas secretarias onde encaminharam diversos pleitos.
           
A administração municipal de Progresso inicia nesta sexta-feira o projeto de descentralização das atividades. Todas as localidades serão prestigiadas, contando por um dia com a presença do prefeito, vice, secretários e assessores. A atividade será coordenada pelo prefeito Edegar Cerbaro.
           
Promover o resgate histórico das comunidades, a partir de relatos, documentos, objetos e fotografias antigas é o objetivo do projeto “Retratando o Município e Contando Histórias das Comunidades”, desenvolvido pela administração municipal de Encantado. O lançamento do projeto ocorreu dentro da programação da 19ª Semana da Imigração Italiana. Os encontros com as comunidades já iniciaram e devem se estender até o mês de setembro.
        
Realizada no final de semana mais uma etapa da campanha de doação de sangue, na Unidade de Saúde em Capitão. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde contando com a parceria do Hemovale. Foram feitas 34 coletas e o material foi encaminhado ao Banco de Sangue em Lajeado.
        
A Secretaria da Agricultura de Capitão realizou ontem mais uma etapa da campanha de vacinação contra a brucelose. Foram imunizados 29 animais.        

As ruas e estradas de Roca Sales, foram bastante danificadas com a enchente da semana passada. Quanto à área rural, foram destruídos cerca de 500 hectares de lavouras nas várzeas do Rio Taquari. Segundo o prefeito Antônio Valesan, os recursos para amenizar esta situação, serão buscados junto aos governos Estadual e Federal.
           
A Prefeitura de Marques de Souza confirmou o empenho de 619 mil reais para construção de mais uma escola municipal de Educação Infantil em Marques de Souza. O recurso vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do programa Pró-Infância. A assinatura do convênio deve ocorrer nos próximos dias.
        
De 08 a 11 de setembro acontece em Estrela, no Centro Comunitário Cristo Rei, a 2ª Multifeira. Todos os espaços para expositores já foram reservados. São 87 estandes na área interna e 40 na área externa. Na programação constam eventos técnicos, atrações artísticas e culturais. 
           
Encerram nesta sexta-feira as férias escolares. O ano letivo será retomado na próxima segunda-feira. Durante os dias de férias, foi cumprido um programa de aperfeiçoamento de professores e promovidos ajustes no calendário de atividades nas escolas, para o segundo semestre.  
            
Os 350 funcionários da BR Foods, em Bom Retiro do Sul, ainda não sabem o seu destino com a decisão anunciada pela empresa, de colocar a venda esta unidade. O temor maior é de que não apareçam interessados na compra do parque industrial, desta forma gerando o fechamento da fábrica.
           
No próximo final de semana ocorrem diversas festividades na região para celebrar o  Dia do Colono e do Motorista.
=Em Monte Belo do Sul, a festa acontece nesta sexta e sábado, com diversas atrações, entre elas o Concurso da Polenta.
=Na localidade de Arroio Augusta – Roca Sales, o translado da imagem dos santos homenageados ocorre no final da tarde de sábado até a Igreja Matriz, retornando na manhã de domingo com missa e festa.
=Em Santa Teresa a Festa do Colono e Motorista acontece no domingo. 
=Na cidade de Santa Clara do Sul o Dia do Colono e do Motorista será comemorado com programação especial na localidade de Nova Santa Cruz.  
=Em Doutor Ricardo, a homenagem simultânea ao colono italiano e ao motorista será domingo, com uma programação que terá missa em Vêneto, gastronomia italiana e shows musicais.

A Secretaria Estadual de Saúde realiza até esta sexta-feira, dia 29, a campanha de vacinação contra o sarampo. Estão sendo imunizadas crianças de 01 a 07 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário