Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 23 de julho de 2011

61 famílias lajeadenses desabrigadas pela cheia do Rio Taquari




LAJEADO - Na tarde desta sexta-feira chegaram mais donativos enviados pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Às 14 horas, o caminhão trouxe de Porto Alegre, conjuntos contendo 300 travesseiros, mosqueteiros, cobertores, lençóis e fronhas às famílias alojadas no Parque do Imigrante. Às 15h30, chegaram da capital 300 colchões, completando o kit de cama, que servirá de alento a quem não teve onde dormir na noite passada. Ontem (21) foram distribuídas 300 cestas básicas e amanhã (23) virão mais 300. Ainda neste sábado chegarão para as famílias 120 kits de higiene e 120 de limpeza. Conforme o coordenador da Defesa Civil do Vale do Taquari, Major Vinícius Renner, Lajeado foi uma das primeiras cidades a receber este auxílio. "Houve agilidade por parte do município, em decretar Estado de Emergência. Esta medida habilitou Lajeado a receber os kits de forma mais rápida", explicou. Conforme dados oficiais, fornecidos pela secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Nara Worm, até o momento são 61 as famílias desabrigadas. "O número de pessoas ultrapassa o estimado, pois muitos estão alojados em casas de parentes e amigos", declarou a secretária.
  

Cadastro
Além das famílias desabrigadas e instaladas no Parque do Imigrante, as pessoas desalojadas também terão direito a benefícios. Na segunda-feira, dia 25, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) realizará cadastro. Para habilitar-se, é preciso ir à sede do Cras (Rua Cel. Júlio May, 496), portando documento de identidade e comprovante de residência. A fim de justificar a falta ao trabalho, o cidadão deverá portar também a carteira de trabalho. O atendimento terá início às 8 horas.



Ruas começam a ser limpas
Conforme o nível das águas ia baixando, as ruas começavam a ser limpas. Na esquina da Rua Cel. Júlio May com a Bento Gonçalves, os trabalhadores removiam galhos, garrafas pet e todo o tipo de lixo trazido pelo rio, além da marca de lama que ele deixou ao ir retornando ao leito.



Fonte - Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário