Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 11 de maio de 2011

100 Anos do Nascimento do Dr. Lauro Reinaldo Muller
















Memorial da Aepan-ONG prepara uma homenagem aos 100 Anos do nascimento do Doutor Lauro Reinaldo Muller. Exposição com diversos itens do médico fará parte da mostra.

Médico-cirurgião e clínico geral em Estrela nascido em 02 fevereiro de 1912, em Porto Alegre, e falecido em maio de 1977, em Salvador na Bahia, sepultado em Estrela, no cemitério evangélico.

Foi casado com Edithe Helka Müller. Concluiu o curso secundário, em 1930. Em 1934, matriculou-se na Faculdade de Medicina na Ufrgs, diplomando-se em 1939, como cirurgião, ginecologista e obstetra. Fixou residência em Estrela no ano de 1941, no Hospital Estrela.

Como filatelista, na Exposição de 1944, obteve sua primeira Medalha de Ouro, obtendo vários prêmios, de caráter nacional e internacional.

Em 1949, fundou a Sociedade Filatélica do Alto Taquari, entidade cultural em Estrela, com o objetivo de colecionar e estudar selos de correio. Mantinha coleções especializadas sobre Músicas, Centenário do Selo Postal e Vias de Transporte.

Em 1949, foi sócio fundador do Rotary Internacional de Estrela e seu presidente por muitos anos. Como historiador, foi admitido como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. É autor do Brasão de Armas do Município, em 1953.

Em 1951 foi presidente da Comissão Central dos Festejos dos 75° aniversário de Estrela, ocasião em que foi homenageado com um conjunto de moedas alusivas ao Jubileu de Diamantes do município.

É homenageado em Estrela com o nome de uma rua no bairro Boa União, da antiga Casa de Cultura do município e do Memorial da Aepan-ONG - Dr. Lauro Reinaldo Muller.

Entidades interessadas em receber a mostra Dr. Lauro Reinaldo Muller, devem entrar em contato com a Aepan-ONG – E-mail: aepan@bol.com.br


Saiba mais:

O trabalho dos filatelistas como são chamados os colecionadores de selos – não se resume a recolher selos e guardá-los. Trata-se também de organizá-los, separando-os de acordo com país, época, tema, variedade ou algum outro critério.

Colecionam também carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos, por exemplo.

A Filatelia é um passatempo que mobiliza milhares de pessoas no Brasil. Estes colecionadores, ao reunirem os vestígios do dia-a-dia postal, recolhem também um pouco de história, contribuindo assim para a preservação da memória cultural de um país ou época.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagens Aepan-ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário