Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Notícias Regionais do Vale do Taquari-RS - Brasil - Dia 23 de maio de 2011.

Praça Menna Barreto em Estrela-RS



Abriu hoje o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições podem ser realizadas via site do Exame, até o dia 10 de junho. O valor da inscrição é de R$ 35. Junto com a data da prova – que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro –, o Ministério da Educação confirmou que em 2012 serão realizadas duas edições do exame, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reúne-se amanhã com os cinco governadores petistas, em Brasília. A pauta do encontro é a reforma política e a montagem do segundo escalão do governo federal.

O encerramento das atividades da Clínica Central de recuperação de dependentes químicos, com sede em Lajeado, repercute na região. São mais de 25 anos de história, período em que 16 mil pessoas foram atendidas. O motivo do fechamento seriam exigências de órgãos oficiais, que segundo o criador e diretor Roque Lopes, tornam a Central inviável. Sábado ocorreram manifestações públicas pela continuidade das atividades da clínica.

Abriu hoje o período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2011, da Univates, através do site www.univates.br/vestibular. O custo da inscrição será de R$ 40,00 e serão oferecidos 33 cursos com um total de 1.125 vagas. As provas serão aplicadas no dia 26 de junho, a tarde, nos Campus de Lajeado e de Encantado.

Na próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 09 horas, acontece em Arroio do Meio, a “Feira das Sementes Crioulas”. O evento ocorre no Salão Paroquial e tem a coordenação técnica da Emater. Na oportunidade poderão ser realizadas a troca de sementes.

Na noite de sábado foram eleitas as soberanas de Forquetinha. Seis candidatas estavam concorrendo. Foi eleita Rainha, Élen Dias Feil, tendo como 1ª Princesa, Caline Fernanda Ludwig e 2ª Princesa, Alana Henicka.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão da Câmara de Vereadores de Encantado.


A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela, acontece nesta segunda-feira, a partir das 18 horas e 30 minutos.

Já os poderes legislativos de Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, realizam sessões, às 19 horas.

A composição da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio sofrerá três alterações no mês de junho. Assumirão os suplentes Décio Reckziegel (PP), Valdir Fahl (PT) e Paulo Alécio Weizenmann (PDT). Eles substituem os vereadores titulares, Aldemir Gregory (PP), Nestor Matte (PMDB) e Delmar Kuhn (PDT), que estarão licenciados do cargo.

Na semana aconteceu reunião da Amturvales. O encontro foi realizado na cidade de Encantado, sendo o primeiro comandado pelo novo presidente da entidade Vanildo Roman. O grupo trabalha com dez ações estabelecidas pela nova diretoria visando o desenvolvimento do Turismo no Vale do Taquari.

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockenbach, retornou sábado da viagem de duas semanas à Europa. Rockenbach classificou a viagem como extraordinária em termos de aprendizado, principalmente em questões relacionadas ao agronegócio, e, acredita que os reflexos serão altamente positivos para o município.

A comissão organizadora da Suinofest esteve em Porto Alegre divulgando o evento que acontece no próximo mês na cidade de Encantado. Foram visitados gabinetes de deputados, entre eles o de Adão Vilaverde (PT), presidente da Assembleia Legislativa. A comitiva também esteve na sede da Secretaria Estadual de Turismo, onde fez o convite a secretária Abgail Pereira, para que participe do evento.

Na reunião do Consisa realizada na sexta-feira em Lajeado, foram debatidas questões relacionadas ao serviço Salvar Samu 192. Além de questões relacionadas as chamadas e aos atendimentos, o Consisa precisa resolver situações de inadimplência de cinco prefeituras e os atrasos de repasses de verbas federais.

Os líderes das localidades de Linha Conceição e de Picada Nova, interior de Cruzeiro do Sul, estão organizando um processo de anexação à Mato Leitão. As duas localidades ficaram de fora do processo emancipatório de Mato Leitão, para evitar contestações judiciais na época e de lá para cá tentam se anexar argumentando a proximidade da sede e das afinidades culturais e econômicas com Mato Leitão.

Com direção de Eduardo Richter de Lajeado e produção de Adelar Tieze, de Marques de Souza, será rodado na região, o filme de suspense, “O Livro da Verdade”. Para a formação do elenco, serão contratados dois artistas profissionais e praticamente todos os demais serão definidos em uma oficina de atores, que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de maio, na Casa de Cultura em Lajeado. Outras cidades da região também serão visitadas para seletivas.

A Prefeitura de Progresso recebeu dois veículos novos, destinados às secretarias de Educação e Saúde. O investimento foi de 66 mil reais.

Cerca de duzentos travesseirenses participaram na sexta-feira da audiência pública presidida pelo deputado Luis Fernando Schmidt (PT) para debater os “transtornos decorrentes do desvio do pedágio de caminhões que passam por uma estrada municipal em Travesseiro”. Dados mostram que em torno de trezentos caminhões com mais de três eixos, passam por dia nesta estrada. Por lei municipal, a partir do dia 03 de julho estará proibida a passagem de qualquer tipo de caminhão acima de três eixos.

O governo do Estado protocola na quarta-feira, na Assembleia Legislativa, os quatro projetos que integram o plano de sustentabilidade financeira. O pacote é formado pelos projetos que preveem a criação da inspeção veicular ambiental, a alteração nos pagamentos das requisições de pequeno valor (RPVs), as mudanças na previdência estadual e, ainda, aquele que trata da taxa de controle e fiscalização ambiental. Em no máximo 30 dias as matérias deverão ser votadas.

De 26 a 29 de maio, acontece em Esteio a 7ª Fenasul, Feira Nacional do Agronegócio do Sul e a 34ª Expoleite, Exposição Estadual de Gado Leiteiro. A Secretaria da Agricultura de Travesseiro organiza uma excursão para os eventos, com objetivo de propiciar aos produtores do município o conhecimento de novas tecnologias da produção. A viagem ocorre na quinta-feira e as vagas são limitadas.

O MPA oficializa amanhã a construção de 61 moradias dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”, contemplando famílias rurais de Canudos do Vale, Boqueirão do Leão, Progresso e Travesseiro. Desde 2003, já foram construídas mais de mil casas na região.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) usará a nota do Enem para ingresso de estudantes no segundo semestre deste ano. A UERGS levará em conta o desempenho no exame em 2010. Os candidatos deverão se increver no Sistema de Seleção Unificada, no site do Ministério da Educação. A UERGS vai oferecer 351 vagas em sete cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário