Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 30 de junho de 2016

Univates:

Foram prorrogadas, até o dia 11 de julho, a submissão de trabalhos e a inscrição de apresentadores de trabalhos para a Semana Integrada - uma iniciativa que engloba o XV Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti), o X Salão de Extensão (SE), a I Mostra de Pós-Graduação e a XVIII Meep, que para o ano de 2016 foi reconfigurada e abrangerá somente a apresentação de trabalhos da área de ensino. A Semana Integrada ocorre de 17 a 21 de outubro.

Faculdade La Salle:

O curso de Logística da Faculdade La Salle de Estrela promove, na quinta-feira (30), uma mesa redonda para discutir a atual situação do Porto de Estrela e suas perspectivas para o futuro. O evento contará com a participação de representantes do Porto, da Cacis, da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) do Vale do Taquari e da Prefeitura de Estrela. “Escolhemos esse tema com o propósito de mostrar tanto para acadêmicos quanto para a comunidade a conjuntura de um importante modal para a região. Vamos trazer à tona um
assunto que faz parte do desenvolvimento econômico de Estrela e gerar uma reflexão sobre a temática”, explica o coordenador do curso de Logística, Marciano Bruch.

O debate será realizado dia 30 de junho, no auditório da Faculdade La Salle, a partir das 19h15 min. É aberto a comunidade.

O Porto Fluvial de Estrela está situado a uma distância de 450 km do Porto do Rio Grande, via hidrovia. A instituição é um importante caminho para a exploração do sistema hidroviário gaúcho escoando produtos para Rio Grande através do modal.

Vale do Taquari:

Lajeado – Presidentes e representantes das 21 entidades empresariais e sociais parceiras apresentaram na noite desta terça-feira (28.06) o projeto do Centro de Eventos Parque do Imigrante na Câmara de Vereadores de Lajeado.

Iniciando a apresentação, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Miguel Arenhart destacou que a primeira parte, composta pelo prédio que abrigará as entidades, será integralmente construída com recursos próprios.

A seguir a arquiteta da Tartan Arquitetura Camila Mirapalhete apresentou o projeto integral esboçado para o parque. O mesmo contempla estruturas de garagem, torre para os escritórios das entidades, salão de eventos, cobertura dos atuais e construção de mais um pavilhão.

No momento, a assessoria jurídica das entidades trabalha na finalização da minuta do contrato de cessão da área que será enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores.

Ao agradecer a oportunidade de novamente apresentar a proposta aos vereadores, os ex-presidente da Acil e coordenador do projeto, Alex Schmitt, enfatizou que a concretização do mesmo contribuirá para potencializar o turismo de eventos e negócios da região, gerando mais empregos, renda e tributos. 

Rio Grande do Sul:

O secretário de Educação do Estado, Luís Alcoba, anunciou nesta quarta-feira o repasse de R$ 40 milhões para investimentos em escolas públicas. O anúncio foi feito durante o Fórum Farol do Futuro. A verba repassada vai beneficiar 350 escolas.

"Nós fizemos hoje este primeiro depósito, de R$ 40 milhões, para obras mais urgentes em 350 escolas. Tivemos a oportunidade de conversar sobre alguns assuntos, como obras escolares, autonomia financeira, alimentação escolar, reposição de professores, entre outros temas, para que os alunos saibam o que estamos fazendo", afirmou o secretário.

Brasil:

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira os projetos de lei que reajustam os salários dos servidores do Judiciário e do Ministério Público Federal. Os servidores do Poder Judiciário Federal deverão, pelo texto, receber um aumento total de 41% dividido em oito parcelas a serem pagas entre junho deste ano e julho de 2019.

Além disso, a gratificação judiciária, hoje correspondente a 90% do vencimento básico, chegará gradualmente a 140%, em janeiro de 2019. O projeto prevê ainda reajustes para cargos em comissão de até 25% e o pagamento de gratificação por qualificação para técnicos do Judiciário que concluam cursos superiores.

Mundo:

Para o presidente francês, François Hollande, uma vitória do virtual candidato republicano, Donald Trump, na eleição americana complicará as relações entre a Europa e os Estados Unidos - de acordo com entrevista que será publicada nesta quinta-feira (30) no jornal Les Echos.

"Seus slogans diferem pouco daqueles da extrema-direita na Europa e na França: medo da onda migratória, estigmatização do Islã, comprometimento da democracia representativa, denúncia das elites... enquanto Donald Trump, por sua fortuna, é sua encarnação mais evidente", declara Hollande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário