Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 29 de junho de 2016



Mais uma obra na área da saúde foi autorizada nesta segunda-feira (27) pelo Governo de Estrela. O vice-prefeito Valmor Griebeler, representando o prefeito Rafael Mallmann, assinou a ordem de início dos trabalhos da construção do andar térreo da Unidade Básica de Saúde do Bairro Oriental. O documento foi firmado também pelo secretário Elmar Schneider e por Giuliano Gheno, que representou a empresa Pinoh Engenharia, vencedora da concorrência. O ato foi realizado na sede da UBS, onde funciona a Secretaria Municipal da Saúde, com a presença de autoridades, servidores e moradores do bairro. 

O secretário Elmar Schneider destacou, na ocasião, o investimento superior a R$ 500 mil, que possibilitará, depois de concluída a obra, que a UBS Central seja transferida para o mesmo prédio. “Vamos unir os serviços, beneficiando nossa população”, ressaltou Schneider, lembrando que isto representará uma economia de mais de R$ 30 mil por ano ao município, valor que hoje despende com o pagamento do aluguel do prédio da unidade Central.

O vice-prefeito Valmor Griebeler frisou que o Governo Municipal de Estrela trabalha e investe em todas as áreas, e existe um compromisso para que o município continue crescendo. “Ainda há muito a ser feito, mas sempre com o apoio da comunidade. Queremos que todos tenham orgulho de Estrela”, enfatizou o vice-prefeito. Também se manifestaram o presidente do Legislativo, Adriano Scheeren, que citou as ações da Câmara em prol da comunidade, e o representante da empresa Pinoh Engenharia.

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal da Saúde, vai realizar uma capacitação para os agentes comunitários de saúde, a fim de qualificar o atendimento à população. Vão ocorrer sete encontros, na sede da Amvat (junto ao prédio da antiga Polar), durante os quais serão abordados temas como estrutura, atribuições dos profissionais, visitas domiciliares, promoção da saúde, vulnerabilidades, entre outros.

A capacitação está sendo organizada pela enfermeira Leandra Maria Baldissarelli e contará com o apoio de diversos profissionais da própria Secretaria da Saúde. “Esta capacitação será para os 16 agentes comunitários de saúde, pois entende-se que a educação continuada contribui para o aprimoramento desses profissionais e facilita o desenvolvimento de suas práticas junto à comunidade e às famílias”, diz Leandra.

O primeiro encontro está marcado para o dia 4 de julho. Pela manhã, a partir das 8h, haverá apresentação dos agentes comunitários de saúde, história da saúde pública no Brasil, conceito e diretrizes do SUS, Conselho Municipal de Saúde e Conferência Municipal de Saúde. À tarde, a partir das 13h30min, o foco será o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), com informações sobre conceito, estrutura, equipe, atribuições, visitas domiciliares e outros. No dia 5 de julho à tarde, a partir das 13h30min, os temas a serem tratados são políticas públicas como saúde da mulher, criança, do homem, do idoso e indígena e vulnerabilidades.

No dia 6 a programação será pela manhã, a partir das 8h. Políticas públicas de saúde, funcionamento do sistema de saúde de Estrela, regulação e rede de atenção à saúde serão os temas desse encontro. A capacitação prossegue no dia 7, às 13h30min, somente para os novos agentes comunitários de saúde. No dia 8 pela manhã, a partir das 8h, serão discutidas outras atividades realizadas numa ESF, como dengue e vigilância em saúde do trabalhador, notificações (violência e acidentes do trabalho).

A programação se encerra no dia 8, à tarde. Grupos de educação em saúde, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas serão os assuntos a serem abordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário