Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 7 de janeiro de 2012

Reajuste a aposentados fica abaixo da inflação


Salário dos Aposentados

Ao contrário dos que ganham o salário mínimo, os que recebem acima desse valor na Previdência Social não terão qualquer aumento real. O reajuste para esse grupo de cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas ficará em 6,08% a partir deste mês.

Esse valor corresponde à variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgada ontem pelo IBGE. No mesmo dia, o instituto informou que a alta dos preços calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é considerada a inflação oficial do país, foi de 6,5%.

O aumento de 6,08% custará R$ 7,6 bilhões aos cofres da Previdência. A portaria dos ministérios da Fazenda e da Previdência Social com os índices de reajustes dos benefícios e a nova tabela de contribuição dos segurados deverá ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

O governo federal já havia alertado que não concederia aumento acima da inflação para quem recebe acima do mínimo. Por isso, não autorizou a inclusão no orçamento deste ano recursos nesse sentido. A justificativa é a crise internacional. Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o governo tem sido obrigado a fazer cortes em investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário