Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 19 de janeiro

Notícias Vale do Taquari - 19 de janeiro

A Secretaria da Educação de Travesseiro está providenciando a limpeza e reforma da Escola Municipal Pedro Pretto. As aulas no educandário reiniciam no dia 27 de fevereiro.  

Inicia nesta quinta-feira, dia 19, a programação da 136ª Festa de São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires. Os festejos prosseguem até domingo, dia 22, com diversas atividades.
           
A Prefeitura de Coronel Pilar abriu inscrições para o Concurso Público, para o cargo de tesoureiro. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 31 de janeiro. Maiores informações no site da Prefeitura.
           
A Faculdade La Salle de Estrela realiza na sexta-feira, dia 20, o vestibular continuado. As inscrições podem ser efetuadas até esta quinta-feira, dia 19, na secretaria da instituição. A taxa de inscrição é de 10 reais.

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) de Lajeado abriu as inscrições para Projovem Adolescente, para jovens com idade entre 15 e 17 anos e pertencentes a famílias beneficiárias dos programas sociais. Os interessados em participar das atividades de oficina e de orientação social, como esporte, música, artesanato e cursos profissionalizantes, no turno oposto ao escolar, devem procurar o Centro de Referênciaem Assistência Social (Cras) até o dia 15 de fevereiro.
           
Está definida a programação oficial da 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa de Roca Sales, eventos que ocorre nos dias 09, 10 e 11 de março, junto ao Centro Social Urbano. Entre as atrações estão shows regionais, bailes, feira, além da gastronomia à base de peixe.
           
Os municípios de Arvorezinha, Ilópolis e Anta Gorda, receberam na semana passada um grupo de cerca de 30 turistas italianos, praticantes do ciclismo e que percorreram diversas regiões gaúchas pedalando. Na região alta do Vale, eles visitaram os principais pontos turísticos, com destaque para os roteiros já estruturados.
           
Com apoio da administração municipal, está sendo criada a Associação de Fruticultores de Putinga.
             
Estão em andamento as obras de pavimentação da estrada entre Sério e Boqueirão do Leão. Pelo menos 8 quilômetros do trajeto a partir da cidade de Sério, estão com as bases traçadas e em fase de construção dos pontilhões. A previsão é de que a metade do ano a obra esteja concluída.
           
Em Canudos do Vale, em função do programa de construção de cisternas, os prejuízos com a estiagem não foram expressivos. Pelo menos em 20 propriedades rurais foram construídas cisternas, e outros projetos neste sentido estão em andamento.
           
O prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, está em campanha interna no PT para assumir a presidência da Famurs. Goergen também vai presidir neste ano a AMVARP (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo).   
Em Estrela, a prefeitura inicia no dia 30 de janeiro o trabalho de levantamento dos talões de produtor.
           
No município de Imigrante a Secretaria de Saúde está programando atividades voltadas à saúde do homem. Para o mês de fevereiro estão previstas palestras, sendo que no dia 02 será na sede comunitária do Bairro Daltro Filho, e, no dia 03 será no centro comunitário da Sede.
                      
A empresária Janete Beppler Gravina foi reeleita presidente da ACIAB (Associação Comercial e Industrial de Bom Retiro do Sul).
           
As instituições financeiras alertam que a partir de fevereiro, serão devolvidos os cheques preenchidos, por erro, com data de 2011. A orientação vem da Febraban. Durante o mês de janeiro os cheques estão sendo compensados normalmente. Conforme a Febraban, no início do ano é comum que alguns clientes, por força do hábito, errem na hora de colocar a data, escrevendo o ano anterior. Para a Federação, a decisão de receber os cheques com data errada em janeiro será benéfica para os clientes e reduzirá os impactos dos transtornos nos serviços de compensação dos bancos.

No dia 14 de março, acontece a posse da nova diretoria da CDL de Lajeado. Assumirá a presidência da entidade Ricardo Luís Diedrich.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou os resultados estatísticos do V Exame de Ordem Unificado da OAB. Em todo o País, o Exame contou com um total de 106.086 candidatos presentes, dos quais 26.010 passaram e vão receber a carteira profissional da OAB, representando um índice de aprovação de 24,5%. O Rio Grande do Sul, com 28,78% de aprovados, pontuou em terceiro lugar no ranking dos Estados que mais aprovaram, ficando atrás da Bahia e de Santa Catarina. A Univates mais uma vez foi destaque no Exame. Dos 107 alunos inscritos, 55 foram aprovados na primeira fase e 38 na segunda, resultando num índice de 35,85% de aprovação.

A Comissão dos Produtores de Tabaco reuniu-se com representantes de quatro indústrias fumageiras para receber as propostas para o reajuste do preço do tabaco da safra 2011/2012. Após as reuniões, nas sedes das fumageiras, o maior percentual ofertado foi de 4,8%, condicionado à assinatura do protocolo. A Comissão entendeu que a proposta está muito distante do índice solicitado pelas entidades, o que não possibilita a negociação. Uma nova reunião está sendo marcada para o dia 27 de janeiro, em Porto Alegre.

O governador Tarso Genro convocou reunião extraordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para o dia 24 de janeiro para tratar da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul. Os conselheiros vão dar sugestões sobre o assunto e apresentar as medidas definidas pelos governos estadual e federal. O Estado já tem 291 municípios gaúchos em situação de emergência. Outros 17 emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede a decretação. A reunião ocorre no Palácio Piratini.

O município de Roca Sales receberá, entre os dias 05 e 08 de março, o Programa Sesi Cozinha Brasil. As aulas serão realizadas em três turnos. Na parte da manhã, das 7h30min às 12h30min, serão 40 vagas. Na parte da tarde, serão 20 vagas para o horário das 13h às 15h45min e 20 para as aulas das 15h45min às 18h10min. À noite, o curso ocorrerá das 18h10min às 21h e será destinado aos colaboradores da Seara Alimentos. O curso, gratuito, ocorrerá na Rua Coberta, em frente à Feira do Produtor. Os interessados poderão se inscrever no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário