Airton Engster dos Santos

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 10 de junho de 2016



Tiveram início as obras de pavimentação da Rua General Osório, no Bairro Boa União, em Estrela. O asfaltamento da via, a partir do fim do trecho já pavimentado da Rua João Lino Braun, totaliza em 3.846 metros quadrados. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Conpasul, vencedora de concorrência. A obra tem um custo de R$ 482,4 mil, oriundos do governo federal, conforme convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério do Turismo. Contempla o asfaltamento, drenagem - com a colocação de bueiros transversais à pista – e a sinalização horizontal (pintura da pista) e vertical (colocação de placas). 

O asfaltamento deste trecho trará benefícios para o município, possibilitando o acesso ao Distrito de Costão e ao município de Colinas através do Bairro Boa União, não havendo mais a necessidade de utilizar a BR-386, como ocorre hoje. Vai contemplar também o roteiro turístico Delícias da Colônia, pois a Rua General Osório dá acesso a um dos empreendimentos que fazem parte do roteiro, levando aos demais pontos localizados em Costão, Colinas e Imigrante. A obra deve estar concluída num prazo de 60 dias.

“Quem sonhava inventar uma estrada, quem queria um destino insubmisso contempla as ovelhas com quase agonia. É como olhar-se no espelho. De um jeito ou de outro, marchamos também. Vamos no passo da vida que vai e que vai sem clemência.Não há direção para ir, a não ser para diante. Rebanho que leva, que força, que empurra, que chega. Sabemos aonde.” O texto, de Ivete Kirst, faz parte da exposição “Arrebanhando – Sem o outro não somos”, que está na Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela, até o próximo dia 17 de junho. 

A exposição – de ovelhas em cerâmica, fotografia e texto - quer sensibilizar para a importância da convivência orgânica, “sem o outro, não somos”. Foi no processo de modelagem seriada, da necessidade de compartilhar com as pessoas, na forma de ovelhas, na macro fotografia, na sensibilidade das palavras escritas, que surgiu o sentido da exposição.

O projeto é de Claudia Jung (ceramista, artesã e instrutora de oficinas de artes), Ivan Pielke (fotógrafo), Ivete Kist (escritora), Heinz Schnack, Marina Helena Müller, Josué Delazari, Angélica Diefenthaler (organizadores e divulgadores). O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Estrela. 

Na quinta-feira (10.06) à tarde, crianças do Jardim B 2 da Creche Colméia visitaram a exposição e o Centro de Cultura e Turismo. A atividade foi a culminância de projeto desenvolvido com as crianças sobre o município, que também conheceram outros pontos turísticos da cidade, como a escadaria de acesso ao Rio Taquari, a Praça Menna Barreto e o Parque Princesa do Vale. Estiveram também na prefeitura, onde foram recebidas pelo vice-prefeito Valmor Griebeler. 

A exposição pode ser visitada no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Livro do Escritor Ricardo Wagner em Estrela..."Um Novo Projeto de Vida"...Veja compacto em vídeo...

Lançamento do Livro do Escritor Ricardo Wagner em Estrela..."Um Novo Projeto de Vida"...Veja compacto em vídeo...