Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 10 de junho de 2016



Tiveram início as obras de pavimentação da Rua General Osório, no Bairro Boa União, em Estrela. O asfaltamento da via, a partir do fim do trecho já pavimentado da Rua João Lino Braun, totaliza em 3.846 metros quadrados. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Conpasul, vencedora de concorrência. A obra tem um custo de R$ 482,4 mil, oriundos do governo federal, conforme convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério do Turismo. Contempla o asfaltamento, drenagem - com a colocação de bueiros transversais à pista – e a sinalização horizontal (pintura da pista) e vertical (colocação de placas). 

O asfaltamento deste trecho trará benefícios para o município, possibilitando o acesso ao Distrito de Costão e ao município de Colinas através do Bairro Boa União, não havendo mais a necessidade de utilizar a BR-386, como ocorre hoje. Vai contemplar também o roteiro turístico Delícias da Colônia, pois a Rua General Osório dá acesso a um dos empreendimentos que fazem parte do roteiro, levando aos demais pontos localizados em Costão, Colinas e Imigrante. A obra deve estar concluída num prazo de 60 dias.

“Quem sonhava inventar uma estrada, quem queria um destino insubmisso contempla as ovelhas com quase agonia. É como olhar-se no espelho. De um jeito ou de outro, marchamos também. Vamos no passo da vida que vai e que vai sem clemência.Não há direção para ir, a não ser para diante. Rebanho que leva, que força, que empurra, que chega. Sabemos aonde.” O texto, de Ivete Kirst, faz parte da exposição “Arrebanhando – Sem o outro não somos”, que está na Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela, até o próximo dia 17 de junho. 

A exposição – de ovelhas em cerâmica, fotografia e texto - quer sensibilizar para a importância da convivência orgânica, “sem o outro, não somos”. Foi no processo de modelagem seriada, da necessidade de compartilhar com as pessoas, na forma de ovelhas, na macro fotografia, na sensibilidade das palavras escritas, que surgiu o sentido da exposição.

O projeto é de Claudia Jung (ceramista, artesã e instrutora de oficinas de artes), Ivan Pielke (fotógrafo), Ivete Kist (escritora), Heinz Schnack, Marina Helena Müller, Josué Delazari, Angélica Diefenthaler (organizadores e divulgadores). O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Estrela. 

Na quinta-feira (10.06) à tarde, crianças do Jardim B 2 da Creche Colméia visitaram a exposição e o Centro de Cultura e Turismo. A atividade foi a culminância de projeto desenvolvido com as crianças sobre o município, que também conheceram outros pontos turísticos da cidade, como a escadaria de acesso ao Rio Taquari, a Praça Menna Barreto e o Parque Princesa do Vale. Estiveram também na prefeitura, onde foram recebidas pelo vice-prefeito Valmor Griebeler. 

A exposição pode ser visitada no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário