Notícias da Prefeitura de Estrela - 16 de junho de 2016



O prefeito Rafael Mallmann e o vice-prefeito Valmor Griebeler acompanharam, na tarde desta terça-feira (14), os trabalhos para a pavimentação de ruas do Jardim das Pedras, no Bairro Cristo Rei. Vão receber a melhoria, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), as ruas dos Topázios, Esmeraldas, Ágatas, Cônego Hillescheim e Josefina Diel. Máquinas trabalham na preparação das ruas para receber o asfalto. Conforme o prefeito Rafael Mallmann o projeto sofreu ampliação. "Na última reunião que tivemos com os moradores expusemos quais trechos seriam pavimentados, mas, foi possível ampliar e algumas ruas que estavam previstas para serem pavimentadas só duas quadras agora passarão para quatro quadras", frisa. 

Já no Bairro Boa União também seguem, em ritmo acelerado, os trabalhos para o asfaltamento de trecho da Rua General Osório, que receberá a melhoria numa área de 3.846 metros quadrados. Esta obra tem um custo de R$ 482,4 mil, provenientes do Ministério do Turismo, e contempla o asfaltamento, drenagem - com a colocação de bueiros transversais à pista – e a sinalização horizontal (pintura da pista) e vertical (colocação de placas). A pavimentação possibilitará acesso ao Distrito de Costão e ao município de Colinas através do Bairro Boa União, não havendo mais a necessidade de utilizar a BR-386. Vai beneficiar também o roteiro turístico Delícias da Colônia, pois a Rua General Osório dá acesso a um dos empreendimentos que fazem parte do roteiro, levando aos demais pontos localizados em Costão, Colinas e Imigrante.

A Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) de Estrela está divulgando o relatório de atividades do mês de maio, com as ações realizadas em prol do desenvolvimento do setor. Nesse mês os auxílios concedidos pela secretaria totalizaram em mais de R$ 8,3 mil e foram destinados para a aquisição de calcário, beneficiando seis produtores; para a emissão de licença de operação (quatro produtores); custeio para o transporte de casca de arroz (cinco produtores) e para a aquisição de brita (seis produtores).

Além disso, a Smag realizou serviços, com equipamento próprio, em 78 propriedades e efetuou o transporte de 61 cargas de material, das quais 52 foram gratuitas, como forma de incentivo. Entre os serviços realizados estão abertura e limpeza de valas, terraplenagens, limpeza de bueiros e outros. No mês de maio foram feitas ainda sete análises de solo e transportadas 78 toneladas de calcário para cinco produtores.

O relatório destaca ainda a realização de 138 atendimentos veterinários pelos profissionais da secretaria. No período ocorreram também duas feiras do peixe, nos dias 14 e 28, quando foram comercializados cerca de 850 quilos de peixe. Em maio teve início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que se encerra no próximo dia 17 deste mês, e foi aberto o período de encomendas de sementes de milho pelo Programa Troca-Troca, as quais podem ser feitas até o dia 22 de junho. O produtor rural que possuir inscrição estadual pode encomendar até três sacos de sementes, que deverão ser pagas em maio de 2017. Estão disponíveis sementes de milho híbrido convencional e transgênica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário