Airton Engster dos Santos

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 16 de junho de 2016



O prefeito Rafael Mallmann e o vice-prefeito Valmor Griebeler acompanharam, na tarde desta terça-feira (14), os trabalhos para a pavimentação de ruas do Jardim das Pedras, no Bairro Cristo Rei. Vão receber a melhoria, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), as ruas dos Topázios, Esmeraldas, Ágatas, Cônego Hillescheim e Josefina Diel. Máquinas trabalham na preparação das ruas para receber o asfalto. Conforme o prefeito Rafael Mallmann o projeto sofreu ampliação. "Na última reunião que tivemos com os moradores expusemos quais trechos seriam pavimentados, mas, foi possível ampliar e algumas ruas que estavam previstas para serem pavimentadas só duas quadras agora passarão para quatro quadras", frisa. 

Já no Bairro Boa União também seguem, em ritmo acelerado, os trabalhos para o asfaltamento de trecho da Rua General Osório, que receberá a melhoria numa área de 3.846 metros quadrados. Esta obra tem um custo de R$ 482,4 mil, provenientes do Ministério do Turismo, e contempla o asfaltamento, drenagem - com a colocação de bueiros transversais à pista – e a sinalização horizontal (pintura da pista) e vertical (colocação de placas). A pavimentação possibilitará acesso ao Distrito de Costão e ao município de Colinas através do Bairro Boa União, não havendo mais a necessidade de utilizar a BR-386. Vai beneficiar também o roteiro turístico Delícias da Colônia, pois a Rua General Osório dá acesso a um dos empreendimentos que fazem parte do roteiro, levando aos demais pontos localizados em Costão, Colinas e Imigrante.

A Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) de Estrela está divulgando o relatório de atividades do mês de maio, com as ações realizadas em prol do desenvolvimento do setor. Nesse mês os auxílios concedidos pela secretaria totalizaram em mais de R$ 8,3 mil e foram destinados para a aquisição de calcário, beneficiando seis produtores; para a emissão de licença de operação (quatro produtores); custeio para o transporte de casca de arroz (cinco produtores) e para a aquisição de brita (seis produtores).

Além disso, a Smag realizou serviços, com equipamento próprio, em 78 propriedades e efetuou o transporte de 61 cargas de material, das quais 52 foram gratuitas, como forma de incentivo. Entre os serviços realizados estão abertura e limpeza de valas, terraplenagens, limpeza de bueiros e outros. No mês de maio foram feitas ainda sete análises de solo e transportadas 78 toneladas de calcário para cinco produtores.

O relatório destaca ainda a realização de 138 atendimentos veterinários pelos profissionais da secretaria. No período ocorreram também duas feiras do peixe, nos dias 14 e 28, quando foram comercializados cerca de 850 quilos de peixe. Em maio teve início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que se encerra no próximo dia 17 deste mês, e foi aberto o período de encomendas de sementes de milho pelo Programa Troca-Troca, as quais podem ser feitas até o dia 22 de junho. O produtor rural que possuir inscrição estadual pode encomendar até três sacos de sementes, que deverão ser pagas em maio de 2017. Estão disponíveis sementes de milho híbrido convencional e transgênica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Livro do Escritor Ricardo Wagner em Estrela..."Um Novo Projeto de Vida"...Veja compacto em vídeo...

Lançamento do Livro do Escritor Ricardo Wagner em Estrela..."Um Novo Projeto de Vida"...Veja compacto em vídeo...