Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 1] de junho de 2016


Univates:

Etnomatemática, modelagem matemática e investigação matemática são as três tendências trabalhadas em escolas da região do Vale do Taquari pelo programa Observatório da Educação da Univates. Esse foi o assunto da videoconferência realizada com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na última terça-feira, dia 24, que terá continuidade nesta terça-feira, dia 31. Um grupo de professores e pesquisadores da Univates reuniu-se para compartilhar o trabalho que vem sendo feito no projeto de pesquisa “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no Ensino Fundamental”. O momento também envolveu estudantes de Matemática e Pedagogia da Uema.

Vale do Taquari:

Um público composto predominantemente de estudantes lotou o auditório da Faculdade La Salle em Estrela nesta terça-feira (30) para ouvir a palestra do professor Marcos André de Souza Nunes que abordou a inteligência emocional no ambiente de trabalho. O workshop foi promovido pelo curso de Recursos Humanos e oportunizou o compartilhamento de ideias sobre uma habilidade cada vez mais requisitada nas organizações: saber como agir em termos emocionais. “Durante muito tempo a inteligência estava associada a questões intelectuais e hoje a gente sabe que a emoção interfere até na capacidade intelectual”, salienta o professor. Ele destaca que ser inteligente emocionalmente é fundamental para o profissional que vive num mundo repleto de tensão, competitividade e dificuldades diárias. “Saber lidar com emoções, ter empatia e reconhecer as necessidades do outros, ser humano no mundo do trabalho é importante para se ter sucesso hoje em dia.”

Conforme Nunes, a inteligência emocional não é nata. Ela precisa ser desenvolvida e pode ser adquirida por conhecimento. “Em um curso a pessoa pode ser apresentada aos conceitos e a partir desse saber desenvolve essa capacidade, que é uma habilidade social.”

A palestra provocou uma reflexão na plateia e um olhar mais humano nas relações de trabalho. “Questões emocionais e atitudinais fazem a diferença na capacidade de resolver problemas do cotidiano das organizações, o que faz o diferencial do profissional no mercado de trabalho”, conclui a coordenadora do curso de Recursos Humanos, Ana Solange Braun.

Rio Grande do Sul:

O Governo do Estado deverá utilizar os R$ 1,275 bilhão do Banrisul para o pagamento do 13º salário de 2015 ainda pendente com parte do funcionalismo. O banco encaminhou, nesta terça-feira, a proposta para renovar o direito de operar a folha de pagamento do funcionalismo estadual até 2026. Em parcela única, a instituição propôs controlar as contas dos servidores pelos próximos dez anos. A data para o repasse deve ser definida entre as partes. Hoje, o Banrisul já controla a folha do funcionalismo, mas sem contrapartida ao governo estadual.

Brasil:

Para reforçar o combate à violência contra a mulher, o governo federal em exercício vai "comprar" folgas dos policiais para que eles trabalhem na prevenção e repressão de agressões domésticas e crimes de natureza sexual. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, anunciou a medida nesta terça, após reunião com secretários de segurança dos 26 Estados e do Distrito Federal. À noite, o Senado aprovou projeto de lei que prevê pena de até 30 anos por estupros coletivos, como os casos registrados no Piauí e no Rio.

Mundo:

Um surfista está em estado crítico após um tubarão ter arrancado sua perna em um ataque ocorrido no oeste da Austrália nesta terça-feira. O incidente foi registrado em Falcon Beach, ao sul da cidade de Perth, pouco depois da organização voluntária Surf Life Saving WA publicar no Twitter que um tubarão-branco tinha sido visto na área.

Ben Gerring, de 29 anos, estava com um grupo de surfistas quando foi atacado pelo tubarão, que cortou sua perna direita acima do joelho, segundo o jornal West Australian. A vítima, que perdeu a consciência em decorrência da hemorragia, foi retirada da água pelos companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário