Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS - 24 de abril de 2015


Univates - Profissionais atuantes em restaurantes, estudantes da área gastronômica e demais interessados em desenvolver habilidades e técnicas para a elaboração de miniporções podem se inscrever, até dia 28, no curso de extensão “Miniporções”. As aulas ocorrem nos dias 6 e 7 de maio, das 19h15min às 22h30min, no câmpus de Lajeado.

O projeto de extensão “4º Arquitetando: vivenciando a matemática” recebe inscrições de estudantes interessados em atuar como voluntários nas atividades propostas pelo projeto. Na próxima quarta-feira, dia 29, a partir das 13h30min, será realizada uma oficina para aperfeiçoar conhecimentos matemáticos dos estudantes de cursos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec). Os acadêmicos participantes do encontro receberão horas complementares e, em contrapartida, deverão participar como auxiliares das atividades desenvolvidas pelo projeto nas escolas, ensinando os conteúdos aprendidos na oficina.

Por meio da adesão ao programa Univates & Você, a pista atlética do Estádio Olímpico recebeu, nesta quinta-feira, dia 23, um singular novo adepto: o atleta olímpico Fabiano Peçanha. Ele escolheu o local para ser seu novo espaço de treinos, com foco na participação nos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realiza em 30 de abril sua primeira reunião-almoço deste ano. O vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, debate com empresários e executivos o tema “Como amenizar os efeitos da crise e ser parceiro nas soluções”. O evento inicia às 11h45min no salão de eventos da entidade.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado promove nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio, a etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). As escolas podem inscrever as suas equipes até o dia 28 de abril. A disputa ocorre nos naipes masculino e feminino, nas modalidades futsal e voleibol.

A Secretaria da Saúde de Vespasiano Corrêa realiza de 27 de abril até 22 de maio a Campanha de Vacinação da Gripe de 2015. No dia 09 de maio o posto de saúde estará aberto todo o dia e haverá uma unidade móvel com a equipe da Saúde vacinando nas comunidades do interior.

A Secretaria da Agricultura e Produção de Muçum informa que os produtores contemplados pelo programa troca-troca de sementes, safra 2014/2015, deverão retirar seu boleto na prefeitura. Os valores pendentes devem ser quitados até o dia 30 de abril.

No próximo domingo, dia 26, às 08h30min, haverá na Igreja Matriz São Pedro de Encantado Missa em Ação de Graças pelos 100 anos de Encantado.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo realiza roteiro de vacinação contra gripe. No dia 27 de abril será para os trabalhadores da área de saúde.

Nos dias 28 e 29 de abril para os pacientes acamados. No dia 30 de abril a vacinação ocorre em Linha Pompéia (13h30min), Linha Zanella (14h15min) e Linha São Brás – Palacim (15h15min).

O Instituto Brasileiro da Erva-Mate, cuja sede está instalada em Ilópolis, promove o curso Erva-Mate na Culinária e Gastronomia, nesta quinta e sexta-feira (dias 23 e 24), em Venâncio Aires. Os participantes aprenderão a fazer mais de 30 receitas de produtos à base de erva-mate. A capacitação é gratuita.

A Emater de Colinas recebe até sexta-feira, dia 24, as inscrições encomendas de moranguinho da variedade Albion.

A comunidade regional poderá conferir, no dia 29 de abril, a apresentação de “Kronnus – O Ilusionista”. Promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte. O espetáculo será encenado às 20 horas, no Centro Comunitário Evangélico, em Lajeado. Os ingressos já estão sendo comercializados e podem ser retirados no Sesc em Lajeado.

Em Colinas os recibos do milho troca-troca estão disponíveis na Tesouraria da Prefeitura. Para pagamento até sexta-feira, dia 24 de abril, o desconto é de 50%.

A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2015 – chega a sua sétima edição, tendo como slogan “Cidades Criativas”. O lançamento acontece em 15 de maio, às 19h30min, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A feira ocorre de 22 a 27 de setembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.

A Secretaria da Saúde de Colinas comunica que de 27 de abril a 22 de maio, ocorrerá a campanha de vacinação contra a gripe. No dia 09 de maio haverá vacinação nas localidades do interior.

Estado:
O governador José Ivo Sartori (PMDB), após reunião tensa no Palácio Piratini na noite desta quinta-feira, decidiu atrasar o pagamento da dívida do Estado com a União referente ao mês de abril. No valor de R$ 280 milhões, o montante precisa ser quitado até o último dia do mês. O débito, entretanto, será pago em duas parcelas no mês de maio, nos dias 10 e 13, respectivamente. A decisão de adiar o pagamento à União foi tomada como último recurso diante do iminente atraso nos salários dos servidores,

Brasil:
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), insinuou, no início da noite desta quinta-feira, que poderá retaliar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em votações de matéria de interesse dos senadores. Mais cedo, a Agência Estado, revelou que Renan tem discutido com interlocutores próximos a possibilidade de "engavetar" o projeto que regulamenta a terceirização no País.

Mundo:
O ex-jogador argentino Diego Maradona esteve nesta quinta-feira no Vaticano para se reunir com o papa Francisco, com quem falou sobre a organização de uma partida pela paz em Roma, anunciou o Vaticano. Em coletiva de imprensa o lendário jogador da seleção argentina pediu a mobilização de grande nomes "para poder ajudar a todas as crianças que não tem o que comer no mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário