Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Informativo de Estrela-RS - 17 DE ABRIL DE 2015



Airton Engster dos Santos e Andreas Hamester

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - com a presença do vereador Andreas Hamester... Falou sobre os 50 Anos do Festival do Chucrute...

Uma das mais tradicionais manifestações culturais do Rio Grande do Sul. O Festival do Chucrute acontece de 16 a 24 de maio no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. O lançamento oficial do evento ocorreu no dia 10 de abril no salão da Oase.

Segundo Andréas Hamester, o festival se modernizou ao longo dos anos, mas sem perder as características da primeira edição. “As cores, enfeites e a cultura estão preservados.”

02 de Maio (Sábado)

Evento: Divulgação do Festival no Pórtico de entrada da cidade de Estrela com entrega de brindes, folders e adesivos.

Início: 09 horas

09 de Maio (Sábado)
Evento: Tradicional Grande Desfile Típico dos grupos folclóricos com carros alegóricos, som e banda pelas ruas das cidades de Estrela e Lajeado.
Início: 15 horas
16 de Maio (Sábado)

Evento: 

1º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.
Animação da Orquestra La Monatanara
Local: Centro Comunitário do Cristo Rei (clique aqui para acessar o mapa do local )
Início: 20 horas

17 de Maio (Domingo)
Evento: Típico Café Colonial alemão (por quilo) com apresentação dos Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 15 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

20 de Maio (Quarta)
Evento: 21º Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 09:00 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

21 de Maio (Quinta)
Evento: 9ª Festa das APAEs, com participação dos Idosos da Vovolândia de Estrela e também do Asilo Pella Betânia de Taquari, Caps e Creche Colméia. Haverá apresentação de danças folclóricas.
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 14 horas

23 de Maio (Sábado)
Evento: 
2º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.
Animação da Super Banda K'necus
Local: Centro Comunitário Cristo Rei (clique aqui para acessar o mapa do local )
Início: 20 horas
Ingressos: 

24 de Maio (Domingo)
Evento: Encontro e apresentação de grupos de danças folclóricas de outras cidades com o Tradicional Café da tarde opcional por quilo.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 16 horas

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação de Darlã Bellini - presidente da Societá Fiori Dei Piani Estrela. Falou do Jantar de Caça 2015 - Cartões à venda na Barbearia do Hermes e Leonardo, Fruteiras Degasperi ou pelo telefone 51 9942-9722. Evento ocorre no dia 17 de abril em Linha Santa Rita, na sede da entidade...

Estrela prepara a Maifest para celebrar 139 anos

De 16 a 24 de maio, a Maifest fará parte da vida dos estrelenses. Música, jogos e Festival do Chucrute marcarão as comemorações 

Estrela estará em festa de 16 a 24 de maio, comemorando os 139 anos do município. Para isso, prepara a Maifest com uma série de atrações. A programação terá atividades esportivas, culturais e gastronomia. A festa promete divertir crianças, adultos e famílias e este ano tem uma novidade: está marcado o primeiro Encontro Nacional de Motorhomes nas imediações do Parque Princesa do Vale (Parcão): 60 desses veículos devem convergir para Estrela para confraternizar e fazer parte das festividades do município. 

A 50ª edição do Festival do Chucrute, que ocorre dentro da Maifest, também já está definida: os bailes serão realizados no Centro Comunitário Cristo Rei nos sábados 16 e 23 de maio, com início às 20h. 

Parkchoppfest

No Parque Princesa do Vale ocorre o Parckchoppfest, que começa no dia 20 com o Dia da Integração Família, das 9h às 17h, e shows da Banda Linck e Anjos do Hangar, também a partir das 17h. Na sexta-feira (22) o Torneio do Boi é a grande atração. É uma disputa de pênaltis entre 128 duplas. A vencedora recebe, em dinheiro, o valor equivalente a um boi. 

No sábado (23), os Jogos Germânicos mobilizam as comunidades do interior. Nas disputas, participam principalmente produtores rurais e seus filhos. Os mais velhos disputam a premiação para serrar lenha rapidamente, por exemplo. O que interessa é a velocidade e a alegria comemorada diante da vitória. São horas de Jogos Germânicos mostrando que a tradição é uma herança viva em Estrela. Ainda no sábado haverá demonstração com cães adestrados da Pousada do Au Au e a tradicional Pernada da Casa da Criança Estrelense, às 16h. 

No domingo (24), a partir das 9h acontecem os Grenais até as 18h. Os jogos movimentam os consulados do Grêmio e do Internacional no município. Os vencedores são puxados em carroças pelos derrotados. Shows de bandas marcarão o encerramento da programação: às 16h apresenta-se a Balaio de Gato, às 17h Os Legionários e às 18h Bidê ou Balde. 

O município de Estrela vai sediar, no próximo dia 23 de abril, encontro de secretários e dirigentes municipais do Meio Ambiente e da Agricultura. O objetivo da reunião, que será realizada na sede da Amvat, das 9h às 15h, é discutir a Resolução n° 288, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que definiu as competências dos municípios para o licenciamento de empreendimentos e atividades que causem ou possam causar impacto ambiental em âmbito local.

Delícias da Colônia chega aos 13 anos
Os festejos de aniversário do roteiro ocorrem hoje sexta (17), às 19h30min na Secultur. Desde que foi aberto, há 13 anos, o trajeto vem impulsionando os passeios em Estrela, Colinas e Imigrante.

Roteiro dos encontros dos Grupos do Gracie:
- sexta-feira, dia 17 de abril, reunião do bairro Auxiliadora.
Obs.: -todos os encontros iniciam às 14 horas.
-esta semana também teremos nos encontros uma palestra sobre Qualidade de Vida na 3ª Idade.
-mais informações podem ser obtidas no telefone 3781-1105

Notícias da Câmara de Vereadores de Estrela

Vanderlei Eidelwein (PR) – Falou sobre problemas de transito no município e relatou sua participação na reunião do Contran e os pedidos que o conselho recebe.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Falou sobre a inauguração da capatazia da comunidade de Costão, reiterando que esta é mais uma promessa de campanha cumprida pela administração.

Adriano “Pida” Scheeren (PSB) – Também falou da viagem à Brasília. Falou sobre a promessa de envio de uma emenda de R$350 mil para este ano do deputado José Stédile do PSB.

Andreas Hamester (PP) – Elogiou a prestação de contas dos colegas que foram a Brasília e falou sobre o inicio dos preparativos da MultiFeira e sobre uma exposição de fotos.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Falou sobre a importância das visitas à Brasília, ressaltando que um projeto que deu entrada que insere um valor de uma emenda do deputado Alceu Moreira que vai permitir o asfaltamento da via que liga os bairros Boa União à São José.

Paulo Roberto Birck (PTB) – Parabenizou o Lions Clube pelo sucesso da promoção Suíno no Rolete, destacando a organização da sociedade em promoções como esta que beneficiam entidades importantes.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Falou sobre a realização do campeonato Estadual de Karatê que acontecerá no município no dia 13 de Junho, no ginásio do Colégio Santo Antônio, o que segundo o edil evidencia a preocupação da administração com o esporte e como isso pode trazer frutos.

Lorena Hauschild (PR) –Falou sobre a inauguração da nova capatazia de costão e celebrou o fato da abertura.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a comunidade evangélica pelo cinquentenário do Festival do chucrute.

Felipe Schossler (PPS) – Parabenizou o Lions pelo sucesso da promoção Suíno no Rolete, principalmente porque a finalidade é beneficiar alguma instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário