Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Notícias Vale do Taquari-RS - 4 de dezembro de 2014


Em Doutor Ricardo o Natal da Melhor Idade Felicitá, que encerra as atividades de 2014, ocorre em dois encontros. No dia 09 de dezembro será para os idosos do Centro, Rio Verde, Pompeia, Palacin, Gruta , Rio Branco e Zanella, das voluntárias Dalmina e Chirley. Já no dia 11 de dezembro, o encontro será para os idosos de Bonita Alta, Bonita Baixa, São Paulo, Rio Bonito, Santa Lúcia, Zeferino e Santo Antônio, das voluntárias Gêssi, Salete e Gladis.

O Hospital Bruno Born de Lajeado inaugura em 15 de dezembro, um de seus maiores investimentos de 2015, o Centro Cirúrgico Dr. Luiz Paulo Bisogno. A cerimônia inicia às 19 horas e acontece no 5º andar do prédio do Centro de Tecnologia Avançada (CTA).

O Telecentro de Travesseiro, que atende a comunidade junto a escola Pedro Pretto alterou os horários de atendimento. A partir de agora abre nas segundas-feiras das 13h às 15h. Às terças-feiras das 13h às 15h. Às quartas-feiras das 8h às 10h. Às quintas-feiras das 16h30 às 19h30. E às sextas-feiras das 13h às 16h30.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro informa que todas as terneiras com idade entre 03 e 08 meses devem ser vacinadas contra a brucelose. A vacina é aplicada pelo veterinário da Secretaria e o agricultor não recebe mais GTA se não tiver a comprovação das vacinas.

O DAER concluiu o processo de instalação e operacionalização dos 45 novos controladores de velocidade em 13 rodovias estaduais. Os 11 pardais e as seis câmeras de videomonitoramento que ainda não haviam entrado em funcionamento receberam o aval da autarquia, e entraram em funcionamento nesta quarta-feira.

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro (sexta, sábado e domingo) será realizado em Dois Lajeados a 6ª FEMICA (Feira Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura).

O município de Imigrante recebeu 450 horas máquina da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, para o alargamento, recuperação e manutenção de estradas vicinais. As ações estão sendo executadas na localidade de Linha Herval.

O Tribunal de Contas do Estado divulgou a lista dos municípios gaúchos contemplados com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. Na relação, estão prefeituras e câmaras de vereadores que apresentaram resultados satisfatórios, acesso e organização das informações à disposição dos cidadãos. O município de Estrela está entre os contemplados.

O PDT deve compor o governo de José Ivo Sartori (PMDB). Os nomes dos deputados Enio Bacci e Vieira da Cunha, estão sendo cogitados como prováveis secretários. Bacci pode assumir a Secretaria da Segurança Pública e Vieira da Cunha está cotado para comandar a Secretaria Estadual de Educação. Uma terceira secretaria deve ser destinada ao partido.

O Natal Luz e Vida de Colinas acontece no dia 14 de dezembro, na Praça dos Pássaros. As atividades iniciam às 19h30min com as apresentações locais e às 21h começa o show “Grandes Concertos Vocal em Cena e convidados com Renato Borghetti e Camerata Clássica”. O evento será realizado ao ar livre, por isso as pessoas precisam levar cadeiras.

Na próxima sexta-feira, dia 05, às 13h30min, ocorre o último encontro de 2014 dos beneficiários do programa Bolsa Família de Doutor Ricardo.

A Igreja Evangélica de Colinas sediou no último sábado o XIII Encontro de Corais, promovido pelo Coral Municipal de Colinas, Sete corais se apresentaram: Coral Tirol de Teutônia, Coral São José de Roca Sales, Coral Vozes do Coração de Nova Santa Cruz, de Santa Clara do Sul, Coral Exaltação à Vida de Lajeado, Coral Masculino de Nova Petrópolis, Coral Piá de Nova Petrópolis e o Coral Municipal de Colinas. Após as apresentações ocorreu jantar no Centro Comunitário.

A Univates recebe, até fevereiro de 2015, inscrições de interessados em aprender um novo idioma. O Interlínguas oferece cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano aos acadêmicos, egressos e comunidade.

No dia 16 de dezembro os idosos do Grupo Praticando Saúde de Doutor Ricardo estarão fazendo um passeio à Nova Brescia no Caminho das Pedras.

O Grupo Alcoólicos Anônimos Força e Esperança de Colinas realiza a segunda reunião no dia 10 de dezembro, das 20h às 22h, na sala da Academia de Saúde. Todos os interessados podem participar.

Pelo primeiro ano, a Dália Alimentos realizará o Natal Família Dália. O evento está marcado para o dia 14 de dezembro, na Rua de Eventos do município de Arroio do Meio. A festa, de responsabilidade da Dália Supermercados de Arroio do Meio, terá início às 14h30min, com encerramento previsto para às 18h30min. O encerramento será a chegada do Papai Noel, que fará a entrega de brindes.

O encerramento das atividades de 2014 do grupo de PCD’s de Doutor Ricardo ocorre dia 17 de dezembro, às 13h30min, na sede do CRAS.

No dia 30 de dezembro, às 17 horas, em frente ao Centro Administrativo de Colinas, será realizado o sorteio da Campanha “Nota Fiscal dá Prêmios! 2014”. As cautelas podem ser obtidas na Secretaria da Agricultura ou na recepção da Prefeitura. 20 prêmios serão sorteados. Os consumidores podem trocar todas as notas fiscais obtidas no período de 1º de janeiro até 29 de dezembro deste ano.

A função legislativa será o tema da reunião da Associação de Vereadores do Vale do Taquari que ocorre no próximo sábado, 06 de dezembro, em Dois Lajeados. É o 9° Encontro de Legislativos da AVAT, realizado em conjunto com a Câmara de Vereadores do município. O encontro será no auditório do Salão Paroquial. Às 8h30min ocorre a recepção aos vereadores e assessores das Câmaras da região e às 9h tem início palestra com o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia.

A Secretaria da Saúde de Estrela prorrogou até o dia 12 de dezembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo.

Em assembleia que ocorre na próxima sexta-feira, dia 05 de dezembro, em Dois Lajeados, a AMVAT elege a nova diretoria da entidade para 2015. A presidência, no ano que vem, deve ser ocupada pelo prefeito de Dois Lajeados, Valnei Cover (PDT). O encontro será realizado no Parque Denardi, às 15h30min.

As secretarias municipais da Agricultura e da Educação de Encantado juntamente com a Emater realizam hoje, às 10 horas, uma reunião com os produtores rurais. O evento será realizado no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, com o objetivo de identificar quais são os produtores e potenciais produtores que queiram participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da Feira do Produtor ou ainda fazer a venda de seus produtos em escala comercial.

O Arte Sesc – Cultura por toda parte traz ao Vale do Taquari o espetáculo “Natal Pirata!”, do Grupo Mosaico Cultural. As apresentações têm entrada gratuita. Hoje, dia 03, a apresentação será realizada na Praça Itália, em Ilópolis, a partir das 20 horas.

Nas noites dos dias 13 e 20 de dezembro ocorrem as encenações do Natal no Morro de Arvorezinha.

Mais de R$ 5 mil em dinheiro, além de troféus, serão os prêmios dedicados aos vencedores do 25º Rodeio Crioulo Estadual de Ilópolis, que ocorre nos dias 05, 06 e 07 de dezembro.

No próximo domingo, dia 07, ocorre em Estrela, o Passeio Ciclístico de Natal. A saída acontece no Parque Princesa do Vale, às 09 horas e 30 minutos. Na oportunidade haverá o sorteio de três bicicletas entre os participantes. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela.

A administração municipal de Teutônia realiza o 6º Natal Solidário. A iniciativa prevê a arrecadação de brinquedos, material escolar, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, que posteriormente serão repassados a entidades assistenciais e para pessoas carentes do município. O lema da campanha é “Faça parte, faça o bem”.

A Secretaria do Meio Ambiente de Santa Clara do Sul realiza até sexta-feira, dia 05 de dezembro, mais uma etapa da campanha de descarte de material e resíduos eletrônicos. São 13 pontos de recolhimento espalhados na cidade.

Na próxima sexta-feira, dia 05, às 20 horas, ocorre no Clube Comercial de Encantado, a escolha das soberanas do centenário do município, promoção da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo. As candidatas são:

1. Alana Marquete Delazari;
2. Ana Luiza Vale de Brito;
3. Bárbara Demarchi;
4. Camila Labres;
5. Daniele Fachini Ferla;
6. Francine Tasca;
7. Heloísa Sangalli Beneduzi;
8. Natália Genesini;
9. Pâmela Leal Brauers;
10. Thais Pedersini.

A Praça da Bandeira mais uma vez será palco do Festival do Sorvete e Encantado em Ação. O evento ocorre no sábado e apresenta, nesta edição muitas novidades. Uma delas é o passeio ciclístico, que se inicia às 9h15min. Outra novidade é o Baile da Melhor Idade, às 15h.

A Secretaria da Agricultura e Urbanismo de Lajeado anuncia que seis áreas de lazer serão revitalizadas e haverá instalação de dez academias ao ar livre durante este mês.

Hoje, ocorre em Arvorezinha uma palestra-show com o tema “Se sentir bem”, apresentada pela equipe de atores do Grupo Seu Chico. O espetáculo ocorre no auditório Domingos Dorigoni, na prefeitura, às 20 horas. O valor do ingresso é R$ 40.

A Juventude Cristã Muçunense segue com os ensaios para a encenação do Auto de Natal em Muçum. Atração acontece na Praça da Matriz, dia 21, às 20h30min. O evento, que está na sua primeira edição, vai contar passagens que antecederam a peregrinação de Maria e José em busca de um lugar para dar à luz ao menino Jesus até a chegada dos Reis Magos à gruta em Belém.

No próximo sábado, dia 06, tem show gospel a partir das 20 horas, na Praça da Matriz, em Estrela, na programação do Natal na Praça. As atrações são as bandas das igrejas Cristo Vive e Quadrangular e, a Orquestra Filarmônica Estrela da Manhã. Já no domingo, dia 07, ocorre o tradicional Passeio Ciclístico de Natal, com saída em frente ao Parque Princesa do Vale. Às 21h30min o Coral da Certel apresenta-se na Praça da Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário