Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari-RS - 24 de dezembro de 2014


As prefeituras de Arvorezinha, Capitão e Progresso atendem normalmente nesta quarta-feira, dia 24.

Atendem em turno único nesta quarta-feira, dia 24, as prefeituras de: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Lajeado, Mato Leitão, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Sério, Teutônia, Travesseiro, Westfália e Venâncio Aires.

As prefeituras de Anta Gorda, Imigrante, Paverama e Taquari tem ponto facultativo, e, não realizam expediente nesta quarta-feira, dia 24.

Na próxima sexta-feira (26), terão expediente somente as prefeituras de Imigrante e Paverama.

A Secretaria de Educação e Cultura de Paverama, no período de 05 de janeiro a 06 de fevereiro, realizará o recadastramento dos alunos para o transporte escolar 2015. 

Mais de 160 pessoas prestigiaram a última edição do Almoço Empresarial de 2014 organizada pela CIC Teutônia. O evento ocorreu no Auditório 03 da entidade empresarial e teve como palestrante o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que abordou o tema “Uma nova Languiru” e lançou oficialmente seu livro “Caminhos da recuperação da Cooperativa Languiru”, onde fala da retomada do crescimento da cooperativa teutoniense, que em 2015 completa 60 anos de fundação.

Nas quartas-feiras, dias 24 e 31 de dezembro, a Prefeitura de Estrela trabalhará até às 11h30min. Nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, não haverá atendimento na prefeitura.

A Administração Municipal de Paverama realiza a partir do dia 29 de dezembro a entrega dos carnês para pagamento do IPTU 2015. Os munícipes poderão retirar o carnê na Prefeitura, junto ao Departamento de Fiscalização entre às 07 e 13 horas.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, a Secretaria de Saúde e o Posto Central de Estrela farão expediente até o meio-dia. Já nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro o atendimento no Posto Central se dará das 6h às 20h, sem fechar ao meio-dia.

Em Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado as lojas estarão abertas nesta terça-feira até às 21 horas. Nos dias 24 e 31 de dezembro os comércios adotam expediente até às 17 horas.

A Univates realiza até o dia 07 de janeiro o processo seletivo para o preenchimento de vagas no Curso de Medicina. As inscrições podem ser feitas pelo site da Univates ou no Setor de Atendimento ao Aluno. Serão validadas as inscrições com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013.

A Administração Municipal de Colinas promoverá nos meses de janeiro e fevereiro, o Torneio de Verão 2015, nas modalidades de futebol de areia masculino (mirim, infantil e força-livre), futebol de areia feminino e voleibol de areia misto. A competição será realizada nas noites de sextas-feiras, na Praça dos Pássaros. No dia 06 de janeiro, às 20 horas, acontece reunião na Câmara de Vereadores de Colinas, para definir os últimos detalhes da competição.

Depois das comemorações natalinas, o município de Doutor Ricardo reviverá a tradição da Festa de Reis. Entre os dias 1º a 05 de janeiro, o grupo Eco da Noite vai cantar o Terno de Reis nas residências.

A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular, passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca. A alteração pode gerar a popular língua presa.

O prédio do novo Fórum Trabalhista de Estrela deverá ser concluído em junho. O custo da obra gira em torno de 6 milhões de reais.

A Secretaria de Educação de Sério está com inscrições abertas para dois concursos fotográficos. Um deles, denominado Viva o Trabalho, pede que fotógrafos amadores e profissionais, de qualquer idade, retratem atividades profissionais realizadas pela população serienese. Outro tem como tema “Olhando nossa fauna”. O objetivo é conhecer as espécies de animais silvestres do município.

As Agências FGTAS/SINE de todo o Estado atenderão ao público, somente no turno da manhã, nesta quarta-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal. As atividades serão retomadas na segunda-feira, 29 de dezembro.

Entre os dias 29 de dezembro e 12 de janeiro as equipes das secretarias de Agricultura e de Obras de Travesseiro estarão de férias coletivas. Neste período somente os serviços de emergência serão atendidos por uma equipe de plantão. Os pedidos devem ser encaminhados na Secretaria da Agricultura.

A coleta do lixo sucata em todo interior do município de Traveseiro será feita nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 07 horas da manhã.

A Câmara de Vereadores de Estrela realizou sessão ordinária na noite desta segunda-feira, sendo aprovado o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo à Faculdade La Salle Estrela, no valor de R$ 7.699,00 mensais, pelo prazo de cinco anos.

Nos dias 24 e 31 de dezembro o ESF e a Secretaria da Saúde de Muçum ficarão abertos até às 14 horas sem fechar ao meio dia. Nestes dias não haverá atendimento com a pediatra.

Em Muçum, as meninas de 14 a 20 anos, interessadas em participar do concurso Garota Verão, devem se inscrever na Casa de Cultura, com a Bruna, até o dia do evento. A etapa municipal do concurso ocorre no dia 10 de janeiro, às 19 horas, no Lonão na Praça.

O Cartório Eleitoral de Encantado não realizará atendimento nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e, no dia 1º de janeiro.

Na sexta-feira, dia 26, o Cartório Eleitoral de Encantado terá expediente das 09 às 15 horas.

A Inspetoria Veterinária de Encantado lembra aos produtores que de janeiro a maio deve ser feita a declaração anual de rebanho. O não cumprimento do prazo implica em bloqueio da propriedade para emissão de Guia de Transito Animal (o GTA) e auto de infração e multa.

Nesta quarta-feira, dia 24, o comércio de Muçum, Encantado e Roca Sales, estará funcionando até às 17 horas.

No dia 30 de dezembro, às 17 horas, em frente ao Centro Administrativo de Colinas, será realizado o sorteio da Campanha “Nota Fiscal dá Prêmios! 2014”. As cautelas podem ser obtidas na Secretaria da Agricultura ou na recepção da Prefeitura. Vinte prêmios serão sorteados.

Nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro não haverá expediente na Prefeitura de Encantado, pois foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Paulo Costi.

A Emater de Vespasiano Corrêa recebe encomendas de alevinos até o dia 09 de janeiro, e a entrega será no dia 15 de janeiro, pela manhã.

No período de 09 a 11 de janeiro acontece o 26º Rodeio Crioulo Estadual de Relvado. A programação será desenvolvida no Parque Municipal de Eventos, e vai distribuir mais de 13 mil reais em prêmios. Entre as atrações, shows com o grupo Tchê Guri e com o padre Alessandro Campos. A promoção é da Administração Municipal com apoio da 24ª Região Tradicionalista e do CTG Porteira da Amizade, de Relvado.

A Prefeitura de Vespasiano Corrêa comunica aos proprietários de imóveis rurais que se encontram disponíveis os recibos para pagamento da taxa cadastral do CCIR-INCRA dos anos 2010-2011-2012-2013-2014.


Em Colinas as cautelas da Campanha “Nota Fiscal dá Prêmios! 2014” podem ser obtidas na Secretaria da Agricultura ou na recepção da Prefeitura. O sorteio será realizado no dia 30 de dezembro, às 17 horas, em frente ao Centro Administrativo. São válidas as notas fiscais obtidas no período de 1º de janeiro até 29 de dezembro deste ano.

Cerca de 75 expositores e 550 plantas fizeram sucesso na 3ª Exposição Regional de Orquídeas de Teutônia, que movimentou o Centro Cívico do Centro Administrativo de Teutônia no último final de semana. A avaliação da comissão organizadora foi muito positiva, com um incremento de 15% a mais de plantas expostas. A Exposição Regional de Orquídeas foi uma promoção da Associação dos Orquidófilos de Teutônia.

A Prefeitura de Travesseiro atenderá em turno único, das 07 às 13h15min, nos dias 24 e 31 de dezembro.

A Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude de Encantado, que abriga a Biblioteca Pública, o Telecentro Comunitário e o Museu Municipal, até o dia 24 de fevreiro, funcionará em turno único, das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia. Visitações à Casa de Cultura e ensaios do Coral permanecem à disposição da comunidade nos demais horários.

A Administração Municipal de Teutônia informa que a partir do dia 29 de Dezembro estarão disponíveis os carnês para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2015. Os munícipes poderão retirar o carnê na Prefeitura, junto ao Departamento de Fiscalização entre as 07h00min as 13h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário