Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari 24 de setembro de 2014


REGIONAIS 24-09

O CRAS de Paverama juntamente com o Grupo Viver Melhor da Terceira Idade promovem palestra show, no dia 29 de setembro, às 13h30min, no Centro Cultural Evangélico. O evento ocorre em alusão ao Dia do Idoso, celebrado em dia 1º de outubro.

A Cooperativa Languiru de Teutônia figura no ranking das 500 Maiores do Sul, publicado pela Revista Amanhã e PwC na edição de agosto-setembro. A Languiru passou a ocupar a posição de número 141 entre as empresas de maior destaque da Região Sul do Brasil, melhorando 17 posições com relação à divulgação anterior.

Cerca de oito mil animais devem ser everminados na segunda etapa da Campanha de Everminação de Estrela, que será realizada no período de 29 de setembro a 21 de outubro, pela Secretaria Municipal da Agricultura.

O secretário esdtadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, esteve ontem nas cidades de Anta Gorda e Arvorezinha, para a entrega de veículos do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite, o Dissemina.

A administração municipal de Estrela realiza audiência pública, hoje, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do Município, referente ao 2º quadrimestre de 2014.

Divulgada sem custos para partidos e políticos que disputam as eleições, a chamada propaganda eleitoral gratuita custa milhões de reais aos bolsos dos contribuintes. Neste ano, a estimativa da Receita Federal é de que a União deixe de arrecadar R$ 839 milhões em impostos com as inserções veiculadas entre 19 de agosto e 24 de outubro (1º e 2º turno).

Hoje prosseguem as plenárias do Projeto Encantado Participa da Administração Municipal de Encantado. O projeto tem por finalidade promover a participação da população nas questões das comunidades e na decisão sobre a utilização de parte dos recursos orçamentários municipais. Hoje (24), às 19 horas, será no Salão Comunitário do Lajeadinho, a plenária será para os bairros Lajeadinho e Perolin e Linha Nova.

O Jardim Botânico de Lajeado sediará domingo, dia 28, o 1º Concerto da Primavera. A programação terá início às 14h e contará com apresentação da Banda da Escola Municipal Francisco Oscar Karnal e dos alunos de música da Escola Municipal Porto Novo. Na sequência haverá show da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje).

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) promove reunião-almoço no dia 03 de outubro, no Estrela Palace Hotel. A palestrante será a economista Patrícia Palermo, que abordará o tema “Brasil e suas escolhas”. As vagas são limitadas e devem ser confirmadas até o dia 1º de outubro, no e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br.

A Prefeitura de Paverama prorrogou o edital para contratação emergencial e temporária de farmacêutico. As inscrições podem ser efetuadas até a próxima sexta-feira, dia 26, no setor de Recursos Humanos da Prefeitura.

O município de Teutônia recebe no dia 23 de outubro, o 6º Seminário Regional de Meliponicultura. O evento, que tem entre seus objetivos promover a troca de informações entre criadores de abelhas sem ferrão, ocorre no Colégio Teutônia, a partir das 09 horas.

A Prefeitura de Travesseiro pagou nesta semana dois incentivos a sociedades de água e mais um incentivo a agricultor que investe no município. Foram contempladas: a Associação da Água de Três Saltos Baixo e São João com 30 mil reais; a Associação de Abastecimento de Água de Linha Cairu com 65 mil reais; e, e o agricultor Ricardo Schmidt com 27 mil reais, referente a segunda e última parcela pelo investimento feito na suinocultura.

Em função da Festa Municipal do Idoso de Travesseiro na próxima sexta-feira o recolhimento do lixo sucata em todo interior do município foi antecipado para quinta-feira. A equipe de coleta sairá do parque de máquinas percorrendo todas as localidades.

Entre os dias 28 e 30 de setembro, a comunidade de Lajeado poderá aderir às ações da Semana do Idoso. A programação, realizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Univates e Unimed, contempla caminhada e encontro regional. A caminhada será realizada domingo, dia 28, com saída do Parque do Dick, às 09h30min. Já no dia 30 de setembro, das 9h às 15h30min, acontece o 3º Encontro Regional do Idoso, no Auditório do Prédio 11 da Univates.

Nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 8h30min a APAE de Lajeado irá sediar a 3ª Olimpíada Macrorregional das APAE’s do RS. A abertura do Evento ocorre no Complexo Esportivo do Colégio Evangélico Alberto Torres a partir das 8h30min, onde participam atletas nas modalidades de atletismo, bocha adaptada. Serão mais de 180 pessoas participantes das APAE’s do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Região Carbonífera.

Na próxima segunda-feira, dia 29, acontece audiência pública em Santa Clara do Sul, para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico. A reunião ocorre no Salão Paroquial, a partir das 19h30min.

De hoje até sexta-feira, dia 26, o Colégio Teutônia realiza a Mostra Científica. A programação, aberta ao público, é bastante variada e inicia hoje, às 10 horas e 30 minutos.

O município de Roca Sales receberá dia 03 de outubro o Projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar. A atividade ocorrerá das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, no CRAS. O público-alvo é alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual.

Na próxima sexta-feira, dia 26, a CIC Teutônia promove visita técnica às empresas Tondo – Massas e Biscoitos Orquídea, em Caxias do Sul, e Casa Valduga, em Bento Gonçalves. A saída em frente à entidade empresarial será às 7h30min. Informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

Hoje, dia 24, ocorre o Juramento à Bandeira para os jovens que se alistaram no município de Colinas. A cerimônia será realizada às 09h30min no Centro Comunitário, localizado ao lado do Ginásio Municipal.

A Administração Municipal de Teutônia realiza audiência pública nesta quinta-feira, dia 25, para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2014. O evento ocorre às 16 horas, na Câmara de Vereadores.

A Secretaria da Saúde de Colinas abriu as inscrições para o 1º Grupo de Tabagismo de 2014. As pessoas que tiverem interesse de parar de fumar, podem se inscrever no Posto de Saúde, com a enfermeira Camila Zang.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, acontece no Ginásio Católico Municipal, a II Feira do Livro de Paverama.

Na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, Paverama receberá o Projeto Unidade Móvel Sebrae/RS. A ação que percorre todo o estado, conta com um veículo especialmente adaptado, que atende as demandas das micro e pequenas empresas do município. A atividade será realizada em frente à Prefeitura, das 09h às 12h e das 13h às 17h.

A 26ª Edição da Festa Municipal do Idoso será realizada hoje, dia 24, no ginásio municipal de esportes de Imigrante. A recepção ocorre a partir das 9h, seguida de celebração religiosa.

A programação do 18º aniversário de Fazenda Vilanova está definida. As atividades serão realizadas de 1º a 28 de outubro. Eventos culturais, esportivos e musicais, estão entre as atrações. Durante o mês de festividades, ocorrerá também a interiorização do Executivo, quando a estrutura da Administração Municipal vai se deslocar para as localidades do interior para ouvir a população.

A Administração Municipal de Teutônia entregou para a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Teutônia o veículo Volkwagen Up, zero quilômetro. O carro será o principal prêmio a ser sorteado na campanha nota fiscal dá prêmios 2014 – “Natal, Tempo que Encanta”, que também distribuirá seis televisores LED 32 polegadas até o final do ano.

Os produtores de Fazenda Vilanova que não retiraram o cheque de retorno podem buscá-lo na tesouraria da Prefeitura, até o dia 30 de setembro. O valor do benefício pode ser consultado no Setor de Talões da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ao todo são mais de R$ 78 mil que estão sendo distribuídos a 320 agricultores como incentivo.

As principais tendências da Semana de Moda de Nova York voltadas ao inverno de 2015 serão apresentadas em palestra com a jornalista de moda Mariana Simionato. A programação tem à frente a CDL Lajeado e vai ocorrer na segunda-feira, dia 29, na sede da entidade, a partir das 19h.

A Secretaria de Saúde de Encantado está realizando a segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV, para prevenção do câncer de colo de útero. A imunização ocorre no Posto de Vacinas e nas escolas do município.

Está marcado para domingo, dia 28, o lançamento da 12ª Festa Campeira da Cabanha da Fé, na localidade de Sanga Funda,em Bom Retiro do Sul. Para este evento, a abertura das porteiras está prevista para as 10h e, ao meio dia, será servido almoço. Na parte da tarde, haverá domingueira.

Após dez meses de aulas, com 60 encontros no total e mais de cinco mil quilômetros percorridos, a Escola do Leite da Dália Alimentos encerra as suas atividades nos municípios que compreendem a região de Anta Gorda. A última aula ocorrerá nesta quinta-feira, dia 25, na propriedade de Vilson Cagliari, em Linha Salvação, interior de Relvado, com o tema “Controle de Mastites”, ministrado pela técnica em agropecuária Bruna Nardi. O projeto-piloto reúne produtores de leite desde setembro de 2013.

A mezzo-soprano Ângela Diel e o pianista Fernando Rauber serão as atrações neste mês de setembro no Espaço Cultural Dr. Wilson Dewes, em Lajeado. O evento ocorre domingo, dia 28, às 19h30min. O recital lembra os 190 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

A Secretaria da Saúde de Colinas informa que o Posto de Saúde estará fechado nesta quinta-feira, dia 25, das 12h às 13h30min, para a reunião da equipe de enfermagem.

Os agricultores e Doutor Ricardo que fizeram a encomenda de sementes de milho do programa troca-troca devem fazer a retirada na Secretaria da Agricultura, até o dia 30 de setembro.

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Canto Infantil de Nova Bréscia. Os participantes são alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O evento acontece no dia 09 de outubro e é organizado pela Secretaria de Educação.

No sábado, dia 27, o Hospital Ouro Branco de Teutônia realiza mais um encontro do curso de gestantes. A formação ocorre das 8h às 11h30min, tendo por local o auditório da CIC Teutônia.

Nesta quinta-feira, dia 25, será realizado mais um encontro de gestantes promovido pela Secretaria de Saúde de Roca Sales. Na oportunidade a enfermeira Andresa Nunes falará sobre o aleitamento materno. A atividade ocorre a partir das 08h30min, na Unidade Básica de Saúde.

No último sábado foi realizado o 23º Blumentanzfest – Festa das Flores. O evento foi promovido pelo Centro Cultural Morgenstern em parceria com a Prefeitura de Colinas. A programação contou com desfile, jantar, apresentação de 38 grupos folclóricos visitantes, divulgação dos jardins mais bonitos e baile.

O município de Estrela realiza na próxima sexta-feira, dia 26, a partir das 08 horas, no salão da OASE, o Simpósio Municipal do Leite. Na ocasião, serão realizadas palestras com os temas manejo nutricional de bovinos de leite, ministrada pelo gerente adjunto da Emater de Lajeado, engenheiro agrícola Diego Barden dos Santos; micotoxinas na bovinocultura leiteira, apresentado pelo gerente técnico da Sanphar Saúde Animal, César Bado; e situação atual e perspectivas econômicas da cadeia do leite, proferida pelo presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer. O Simpósio é uma realização da Emater, Prefeitura, STR e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário