Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 14 de setembro de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari - 15 de setembro de 2014


O novo relatório de operações do Programa Gaúcho de Microcrédito aponta que na região do Vale do Taquari, os pequenos negócios somaram R$ 9,2 milhões em 1.552 financiamentos. O programa contemplou 28 municípios da região.

A Prefeitura de Travesseiro alerta os agricultores que não aproveitaram o dia da entrega do Cheque Incentivo em sua localidade que estes tem até o fim de outubro para fazer a retirada do seu valor junto a prefeitura. Quem perder este prazo perderá também o benefício.

A Secretaria da Saúde de Lajeado anunciou a ampliação do número de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Anteriormente eram 55 atuando no local, agora, 108. Entre eles, estão 31 médicos.

O DAER informa que a empresa responsável pela obra na ERS 482, que liga Arroio do Meio a Capitão, assinou um aditivo de prazo para que as obras iniciem esta semana.

No dia 20 de setembro, a partir das 16 horas, acontece na Rua de Eventos, em Arroio do Meio, a 1ª Mateada da Amizade. Na programação estão previstos shows tradicionalistas e o encerramento com o músico gaúcho Marcello Caminha.

No dia 20 de setembro acontece em Colinas o 23º Blumentanzfest – Festa das Flores. Entre as atrações está previsto: desfile de grupos folclóricos alemãs, às 14h30min; jantar no Centro Comunitário, às 19 horas; apresentações dos grupos folclóricos às 19h30min; peça teatral, às 22h30min; e, baile, às 23 horas. O evento é promovido pelo Centro Cultural Morgenstern em parceria com a Prefeitura.

Os agricultores de Travesseiro tem até o fim do mês para encaminhar o ITR junto a prefeitura.

A Emater realizou a entrega de cem novos veículos para os escritórios Regionais, Municipais e o Central, em cerimônia realizada em Porto Alegre. Os carros foram adquiridos com recursos próprios.

A Semana Farroupilha de Putinga, que começou sábado, tem a participação e o envolvimento de toda a comunidade. O acendimento da Chama Crioula ocorreu às 17h30min, na cruz mestra da entrada do Cemitério da cidade. Às 19h, ocorreu a celebração da Missa Crioula. A Semana Farroupilha de Putinga segue até o dia 20 de setembro.

A Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul adquiriu dois novos veículos. As viaturas serão disponibilizadas para o transporte de pacientes.

Ocorreu em Colinas, o Encontro Municipal de Jardinagem e Paisagismo. O evento foi uma promoção da Emater e do CRAS e contou com a presença de jardineiros, mulheres associadas à Associação de Mulheres Colinenses e usuárias dos serviços do CRAS. 

Interessados em participar do Programa Segundo Tempo, em Encantado, podem se inscrever no Núcleo no Parque João Batista Marchese e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto XV.

Iniciaram as obras de ampliação do Posto de Saúde do Centro de Paverama.
A obra está orçada em 358 mil reais.

Até 20 de setembro ocorre na Praça da Bandeira, Encantado, o 2º Encontro Farroupilha do município. O evento é uma realização da Administração Municipal e Gaita Produtora, com apoio do CTG Giuseppe Garibaldi, do DTG Guardiões do Rio Grande e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi. 

Estrela sedia nos dias 15 e 16 de setembro o Curso de Turismo Rural. Promovido pela Amturvales no Salão da OASE de Comunidade Evangélica, o curso terá participantes de dez municípios: Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Colinas, Imigrante, Cruzeiro do Sul, Progresso, Sério, Santa Clara e Boqueirão do Leão. O evento é gratuito. Inscrições pelo sitewww.amturvales.com.br.

A Prefeitura de Marques de Souza adotou o sistema de turno único nas secretarias de Obras e Agricultura. O expediente será das 7h30min às 13h30min

Após dez meses de aulas, com 60 encontros no total e mais de cinco mil quilômetros percorridos, a Escola do Leite da Dália Alimentos encerra as suas atividades nos municípios que compreendem a região de Anta Gorda. A última aula ocorrerá no dia 25 deste mês, na propriedade de Vilson Cagliari, em Linha Salvação, interior de Relvado, com o tema “Controle de Mastites”, ministrado pela técnica em agropecuária Bruna Nardi. O projeto-piloto reúne produtores de leite desde setembro de 2013.

Em Estrela, a Semana Farroupilha iniciou na noite deste sábado, dia 13, com costelão gaúcho na vala e fandango no Parque Princesa do Vale. No domingo, dia 14, a programação prosseguiu com a alvorada festiva e o encontro dos cavalarianos dos CTG’s do município, Raça Gaudéria e Estrela do Rio Grande.

Hoje segunda-feira, dia 15, das 19h30min às 21h30min, a CIC Teutônia promove a palestra gratuita “O que a mudança na Lei de Prevenção e Proteção Contra Incêndios afeta a sua empresa”. Tendo por local o auditório da entidade, o evento terá como palestrante o 1º Tenente Comandante do Corpo de Bombeiros de Estrela, André Rodrigues de Oliveira. Informações e inscrições pelo e-mail comecial@cicteutonia.com.br.

A administração municipal de Santa Clara do Sul está realizando o programa de interiorização. Na terça-feira, dia 16, será no Centro, no Clube Centro de Reservistas, com a presença do prefeito Fabiano Immich e de secretários municipais.

Em virtude da abertura dos festejos da Semana Farroupilha de Roca Sales a sessão ordinária da Câmara de Vereadores do dia 15 de setembro foi antecipada para as 18 horas e 30 minutos.

Na quinta-feira, dia 18, será realizado mais um encontro de gestantes promovido pela Secretaria de Saúde de Roca Sales. A enfermeira Isolda Sandri falará sobre os cuidados com o recém nascido. A atividade ocorre a partir das 08h30min, na Unidade Básica de Saúde.

A partir de hoje segunda-feira, dia 15, até o dia 31 de dezembro, a Prefeitura de Encantado, trabalhará em turno único, com expediente das 07 às 13 horas. A medida não se aplica às atividades da Casa de Cultura, escolas, postos de saúde, CAPS, limpeza pública e coleta de lixo.

O CRAS de Arroio do Meio encerra na sexta-feira, dia 19, o período de inscrições no Cadastro Municipal de Moradia Popular. Podem se habilitar famílias que recebem até três salários mínimos, têm emprego fixo e residem há mais de cinco anos no município. As moradias serão edificadas no Bairro São Caetano.

Hoje dia 15 de setembro a Secretaria de Saúde de Encantado inicia a segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV, para prevenção do câncer de colo de útero. A imunização ocorre no Posto de Vacinas e nas escolas do município. Receberão a vacina as meninas que tomaram a primeira dose no mês de março e adolescentes que completaram 11 anos de idade e ainda não foram imunizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário