Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Últimas Notícias Vale do Taquari - 6 de dezembro de 2013


No período de 21 a 25 de maio do próximo ano acontece a Festa de Maio 2014, evento que ocorre no Centro Administrativo e marca as comemorações pelos 33 anos de Teutônia. A venda de espaços para expositores foi iniciada no dia 18 de novembro, quando empresas associadas à CIC Teutônia e expositoras na Festa de Maio de 2011 tiveram prioridade para escolha dos seus espaços. A Festa de Maio 2014 é uma promoção da Administração Municipal de Teutônia, em parceria com a CIC Teutônia.

Nesta sexta, sábado e domingo, acontece no Ginásio do Colégio santo Antônio, em Estrela, a Feira de Artesanato de Natal. Promoção é da ESTRELART (Associação dos Artesãos de Estrela).

O encantadense Vitor Delazeri Fernandes, 10 anos, venceu o concurso Mini Prodígios Brasil e levará seu canto eencanto no próximo domingo, 8 de dezembro, ao Programa Domingo Legal, do SBT. O garoto concorreu com outras 800 crianças de 300 diferentes cidades brasileiras. Ao todo o concurso movimentou 250 mil votos, que elegeram Vitor e outros dois talentos como os MINI PRODÍGIOS BRASIL. Filho de Rubia Delazeri, Vitor tem seu talento reconhecido regionalmente e a partir de agora, no Brasil! O Mini Prodígio embarca no fim desta semana para São Paulo, onde realizará ensaios e participará do programa do SBT.

Hoje, às 20 horas, ocorre na Associação dos Moradores do Bairro Oriental, em Estrela, a entrega da premiação dos Jogos Interbairros 2013. A competição foi uma promoção da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. 

No dia 21 de dezembro, às 08 horas e 30 minutos, acontece a solenidade de inauguração do Posto de Saúde do Bairro Moinhos, em Estrela. Na oportunidade haverá apresentação da Orquestra Municipal de Estrela e a presença de integrantes da Escola Nacional do Chimarrão, de Venâncio Aires.

O Programa Viver Bem de Encantado organiza para o dia 12 de dezembro um passeio para marcar o encerramento das atividades do ano. Integrantes dos 17 grupos, das 21 comunidades do município, vão participar de uma excursão para o Parque das Araucárias, em Arvorezinha. O momento será de integração e lazer. Após a atividade, o programa fará uma pausa no período de férias, retornando dia 17 de fevereiro.

O Sindilojas Vale do Taquari realiza na próxima segunda-feira, das 12 às 18 horas, a da eleição da nova diretoria da entidade. A chapa única inscrita tem como candidato a presidente o empresário Giraldo Sandri. A gestão é de quatro anos - abril de 2014 a março de 2018.

O Colégio Teutônia oferece um projeto inovador, que irá proporcionar muita diversão às crianças de três a 11 anos de idade incompletos. É a Colônia de Férias 2014, com atividades de lazer, esportivas, de recreação e culturais. A programação será oferecida pelo educandário no período de 13 de janeiro a 07 de fevereiro, no turno da tarde. Mais informações e inscrições na Recepção do Colégio Teutônia ou pelo fone 3762-4040.

Foi realizada a cerimônia de premiação da 16a Olimpíada Matemática da Univates. Na ocasião, foram premiados os 48 estudantes que tiveram o melhor desempenho de cada série, além dos 124 alunos que alcançaram as melhores notas de cada escola, que receberam menção honrosa. A competição foi realizada no dia 19 de setembro e contou com a participação de cerca de 2,2 mil estudantes de 63 escolas do Rio Grande do Sul. A premiação foi composta por livros, jogos e CD’s.

A Banda Municipal de Estrela recebeu na Assembleia Legislativa, o prêmio Vitor Mateus Teixeira, na categoria “Bandinha Típica Alemã”. A indicação foi da deputada Zilá Breitenbach.

O Colégio Teutônia recebeu a visita do professor Oscar Lassalle, do Instituto Intercultural de Mendoza, da Argentina. Na oportunidade o docente conversou com os alunos sobre a situação da Argentina e da América Latina, além de ministrar aula de Língua Espanhola para os grupos do Ensino Médio. Em conversa com professores e equipe diretiva, Lassalle ressaltou a importância do aprendizado de línguas estrangeiras no mundo globalizado atual.

A Associação Vale do Taquari de Voo Livre com o apoio das prefeituras de Encantado e Roca Sales, promoveu no último final de semana a 4ª etapa do Gaúcho de Parapente. Com provas de 22 quilômetros no sábado e 27 quilômetros no domingo, os participantes do evento sobrevoaram as cidades de Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela e Colinas, atingindo mais de mil metros de altitude em vários pontos. Os destaques do Vale foram o lajeadense Carlos Tietze, campeão na categoria Permanência e Precisão de Pouso e o estrelense Marco Bruxel, vice na Sport Lite.

Nesta semana a Secretaria de Agricultura de Capitão realizou a entrega dos alevinos aos produtores que fizeram o pedido das espécies carpa capim, húngara, cabeça grande, prateada e jundiá, totalizando 5.960 alevinos.

O Ministério da Integração Nacional entregou o segundo lote do kit de fortalecimento da Defesa Civil de Estrela. O município recebeu um tablete digital, dois aparelhos de GPS, câmeras fotográficas a prova d’água, trenas eletrônicas, aparelho de fax e computador com impressora. Os equipamentos somam-se à viatura entregue no mês de julho. As 100 cidades com maior risco apontadas em estudo do Ministério foram contempladas, num investimento de cerca de R$ 115 mil por kit. Além disso, a Defesa Civil de Estrela também recebeu esta semana dois pluviômetros semi-automáticos, aparelhos que serão utilizados para acompanhar as precipitações no município.

Foi divulgada a lista dos classificados e excedentes no Vestibular de Verão da Univates, realizado no último domingo. A prova foi aplicada no câmpus de Lajeado e contou com cerca de 2.200 candidatos, que disputaram vagas em 40 cursos. Os aprovados devem efetuar a matrícula de 6 a 12 de dezembro, no Auditório do Prédio 11 do Câmpus Lajeado, das 8h às 11h30min e das 17h às 21h30min (conforme cronograma).

Estão abertas as inscrições para a etapa múltipla do concurso Garota Verão que acontecerá em Muçum, no dia 11 de janeiro em um lonão que será montado junto a Praça Cristóvão Colombo, no centro da cidade. Poderão participar do concurso de beleza, impreterivelmente, candidatas do sexo feminino, solteiras, sem filhos, de 15 a 20 anos de idade, completados até o dia da eleição em sua cidade ou praia e, no máximo, 20 anos até o dia 23 de fevereiro de 2014. Em Muçum, as inscrições podem ser realizadas junto à Secretaria de Cultura.

O Departamento de Esporte e Lazer da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado promove domingo, dia 08, a partir das 9h, no ginásio do Parque João Batista Marchese, a 1ª Taça Encantado de Futsal Feminino. As atletas deverão estar no ginásio a partir das 8h30min para o sorteio das chaves.

A Farmácia-Escola da Univates oferece a oficina gratuita “Pele protegida = pele saudável”. A atividade ocorre em duas datas: na segunda-feira, dia 09, às 13h30min, e na quarta-feira, dia 11, às 8h30min, na Farmácia-Escola, localizada no Centro de Lajeado. Na ocasião, serão abordados os riscos dos raios UVA e UVB, fotoproteção adequada, diferentes tipos de pele e câncer de pele. A atividada é aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas na Farmácia-Escola ou pelo e-mail farmaciaescola@univates.br.

O Departamento de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul desenvolve uma campanha de recolhimento de material eletroeletrônico. A coleta estende-se até o dia 20 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário